O que é um SSD e para que serve?

Perguntado por: César Sousa  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

Para que serve o SSD? O SSD (unidade de estado sólido) é um dispositivo de armazenamento que tem a mesma função de um HD (disco rígido): guardar arquivos do sistema operacional, apps, documentos e jogos.

O que é um SSD e como funciona?

SSD é uma sigla em inglês que significa Solid State Drive ou “unidade de estado sólido”. É um componente de hardware que funciona em conjunto ou em substituição ao conhecido HD, como unidade de armazenamento de dados em um computador.

Qual a vantagem de ter um SSD?

A principal vantagem do SSD sobre os HDs tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em sua memória Flash, o que ocorre de forma praticamente instantânea. As taxas de leitura e transferências ficam em torno de 500 MB/s em SSDs mais básicos, mas podem ultrapassar 7.000 MB/s em modelos mais modernos.

Qual a função de um SSD?

Os SSDs substituem os discos rígidos mecânicos tradicionais (SSD) usando memória baseada em flash, ou seja, muito mais rápida, otimizando sua performance. As tecnologias mais antigas de armazenamento em disco rígido são executadas mais lentamente, comprometendo a experiência do usuário e a produtividade no trabalho.

O que é melhor HD ou SSD?

Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operacional, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o HD atenderá melhor.

Comprei um SSD - o que é SSD? Para que serve um SSD?

26 questões relacionadas encontradas

Quem dura mais o HD ou SSD?

Quando os SSDs foram lançados, muita gente ficou receosa de obter a nova tecnologia devido a um rumor que eles teriam pouco tempo de vida útil. Na verdade, o SSD possui uma vida útil menor que um HD convencional, mas isto não significa que ele durará pouco.

Em que melhora um SSD?

Nos modelos mais simples de SSD essa taxa facilmente ultrapassa os 500 MB/s para leitura e 300 MB/s para gravação. Em resumo: um computador equipado com o componente vai ler os dados três vezes mais rápido do que um HD comum e, pelo menos, armazenar informações duas vezes mais rápido.

Qual a diferença entre um HD e um SSD?

Uma unidade de disco rígido (HDD) é um dispositivo de armazenamento antigo que usa pratos mecânicos e um cabeçote móvel de leitura/gravação para acessar dados. Uma unidade de estado sólido (SSD) é um tipo de dispositivo mais novo e rápido que armazena dados em chips de memória que podem ser acessados imediatamente.

Quanto de SSD é suficiente?

Assim como se sua necessidade for mais voltada para escrita e leitura, um drive SSD de 120 GB é uma opção suficiente. Lembre-se sempre que o sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB.

Porque colocar um SSD no notebook?

Um SSD é menor que um HD convencional, então graças a eles é possível fabricar notebooks cada vez mais leves e compactos. Você também não terá problemas com temperatura, e de bônus eles gastam menos energia que o HD, então a bateria do seu notebook agradece!

Como funciona um PC com SSD?

O SSD usa memórias flash para armazenamento digital dos seus arquivos, o que faz ele ser muito mais rápido. O HDD tradicional ainda usa uma solução analógica, tem um disco de verdade aqui dentro armazenando seus dados, o que torna o processo mais lento, só que bem mais barato.

O que significa 128 SSD?

O SSD (Unidade de Estado Sólido, em português) é um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso que os HDD (Unidade de Disco Rígido, em português) convencionais de computadores e notebooks. O componente é essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar programas e jogos.

Qual o tempo de vida de um SSD?

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Quanto equivale 256 SSD?

Os HDs tradicionais são relativamente baratos se comparados aos SSDs: pelo valor de um SSD de 256 GB é possível conseguir 4 TB ou mais em discos rígidos. No quesito preço, uma dica é dividir o preço de varejo da unidade por sua capacidade de armazenamento para obter um preço por gigabyte.

Qual a diferença de 1tb para SSD?

Preço: o preço por gigabyte de um SSD é bem maior do que o de um HD; em média, pelo mesmo valor de um HD de 1 TB, é possível comprar um SSD de no máximo 250 GB; Vida útil: com o tempo, o floating gate vai perdendo sua capacidade de reter cargas, e por isso, a vida útil de um SSD tende a ser bem menor que a de um HD.

Quanto maior o SSD maior a velocidade?

Não, é o contrário disso. Quanto maior é a capacidade, menor é a diferença de aumento de velocidade. Um segundo SSD de 100 Gb teria uma velocidade de 470 Mb/s.

Por que SSD é mais rápido?

Falar em velocidade em outras palavras é falar SSD rápido, pois por ter memória flash, os SSDs são: mais resistentes, mais velozes na troca de dados. e com vida mais longa.

O que é mais rápido SSD ou HD?

HDs contra

Seu tempo de leitura e escrita é menor – Devido a um funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar um arquivo é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 à 120 MB/s. Os HDs ainda utilizam uma tecnologia relativamente antiga.

Qual é o tempo de vida útil de um HD?

Qual a vida útil de um HD? Os HDs duram, em média, de 5 a 10 anos.

O que diminui a vida útil do SSD?

Desfragmentar: não há nenhum ganho com a desfragmentação de um SSD. Além disso, as informações podem se mover durante a desfragmentação, fazendo com que gravações desnecessárias aconteçam e diminuindo a vida útil do SSD; Usar todo o espaço disponível: deixe pelo menos 25% de espaço livre no seu SSD.

O que estraga um SSD?

O principal motivo para nunca desfragmentar o seu SSD é simples: não há nenhum ganho nisso. Diferente dos HDs que com a desfragmentação levam os dados para mais perto do leitor para que ele se movimente menos e acesse mais rápido às informações, no SSD não há movimento mecânico, logo o processo não tem esse efeito.

Como saber se o SSD está bom?

Uma pane durante a inicialização ou durante o uso do sistema indica um problema potencial do SSD, ou corrupção de arquivos do sistema operacional. No entanto, se o seu sistema inicializar com sucesso após algumas reinicializações, é um sinal claro de um SSD está "indo pro saco".

Quanto dura um SSD NVME?

A estimativa é de 300 anos de vida útil.

O que é SSD 120?

O SSD 120GB nada mais é do uma dessas unidades de armazenamento com 120GB de espaço. Não é muito para quem quer guardar muitos arquivos, mas é mais barato do que opções maiores.

Artigo anterior
Como o Sanji criou o Diable Jambe?
Artigo seguinte
Quais os tipos de energia limpa no Brasil?