O que é um solo colapsível e quais as causas do colapso do solo?

Perguntado por: Kelly Bárbara Coelho  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (9 avaliações)

Segundo Cintra (1998) alguns solos apresentam redução brusca do volume do solo, representada pela diminuição do índice de vazios, geralmente devido ao aumento do teor de umidade sem que haja necessariamente o aumento de sobrecarga, e este fenômeno é chamado de colapso, solos sujeitos a colapso são denominados solos ...

O que significa solo Colapsível?

A estrutura do solo colapsível consiste basicamente de grãos não lixiviados, separados por espaços vazios, com as menores distâncias entre os grãos sendo normalmente preenchidas por pontes de argila floculada, que freqüentemente incluem pequenas partículas não lixiviadas (EMBRAPA, 1997).

O que é um solo expansivo?

Solos expansivos são solos não-saturados, que contêm argilominerais que na estação chuvosa aumentam de volume e no período seco contraem em sua superfície. ... Para reduzir ou anular a expansão do solo, utiliza-se métodos de estabilização com o uso de aditivos estabilizantes.

Como pode ser quantificado o potencial de colapso do solo?

O potencial de colapso é quantificado em termos da mudança volumétrica ocorrida quando um solo é inundado. Em que: -Δe = variação do índice de vazios (natural – saturado); -enatural = índice de vazios natural numa determinada tensão.

Como saber se o solo e Colapsivel?

CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS POTENCIALMENTE COLAPSÍVEIS
  1. Estrutura macroporosa: fofa;
  2. Baixo grau de saturação: não saturados;
  3. Partículas maiores mantidas por cimentação ou por tensão capilar;

Você sabe o que é solo colapsível?

22 questões relacionadas encontradas

Quais informações conseguimos na realização do ensaio SPT?

Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro. É coletado então amostras de metro a metro, permitindo a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo em suas respectivas profundidades.

O que são minerais expansivos?

Solos Expansivos. Solos coesivos que aumentam de volume quando umedecidos e se contraem quando ressecam. Solos não saturados; ... Solos derivados de rochas ígneas (basaltos, diabásios e gabros) e rochas sedimentares (folhelhos e calcários).

O que são argilas expansivas?

Argilas expansivas são consideradas como depósitos problemáticos para obras de infraestrutura porque podem causar danos socioeconômicos e ambientais, uma vez que são susceptíveis à mudança de volume devido à variação sazonal da umidade e temperatura.

O que é expansibilidade das argilas?

A expansibilidade é uma caraterística geotécnica importante de alguns solos e depende diretamente da natureza e teor dos minerais argilosos que os constituem.

Como tratar um solo expansivo?

A maneira mais eficiente de neutralizar solos colapsíveis e expansivos é atuando no solo, utilizando técnicas de grouting utilizando soluções aquosas com aglomerantes ou quimicamente ativos.

O que é um solo não saturado?

Um solo não saturado é considerado uma mistura de várias fases que influenciam diretamente seu estado de tensão. ... Segundo Lambe e Whitman (1969), um solo não saturado é considerado como um sistema trifásico, isto é, é constituído de três fases: líquida (água), gasosa (ar) e sólida (partículas de minerais).

O que é um solo compressível?

Os solos compressíveis possuem baixa resistência ao cisalhamento, normalmente associada à baixa resistência à penetração estática (SPT < 2 golpes/30 cm). Geralmente, são constituídos por argilas orgânicas e solos turfosos, comumente saturados.

O que é material expansivo?

Solos expansivos são solos não-saturados, que contêm argilominerais que na estação chuvosa aumentam de volume e no período seco contraem em sua superfície. A partir de ensaios de laboratório é possível avaliar a tensão de expansão, grau de expansividade e tipo de argilomineral constituinte.

Como ocorre o processo de expansibilidade na argila Montmorilonita?

Os minerais argilosos pertencentes ao grupo das montmorilonitas, mais especificamente as esmectitas [2] e vermiculitas, possuem uma área superficial grande, assim as partículas de argilominerais tendem a ter uma capacidade elétrica elevada que provoca a atração de moléculas de água e cátions hidratados.

O que você entende por solo expansivo e quais os principais fatores que influenciam na expansão contração de um solo?

É o caso, por exemplo, dos solos expansivos, que se caracterizam pela mudança volumétrica (expansão e retração) causada por alterações em sua umidade. São solos responsáveis, muitas vezes, por diversas patologias, tais como fissuras, trincas e tombamentos, devido ao seu movimento expansivo.

Qual argila Montmorilonita ou caulinita e mais expansiva por quê?

Que argila é mais expansiva? Montmorilonita ou caulinita ? ... Montmorilonita tb. Devido a expansão das lâminas ela apresenta uma alta sup.

Quais os tipos de argilo minerais?

Os argilominerais são os minerais característicos das argilas; quimicamente são silicatos de alumínio ou magnésio hidratados, contendo em certos tipos outros elementos como ferro, potássio, lítio e outros. ... Os principais grupos de argilominerais são caulinita, ilita e esmectitas ou montmorilonita.

Qual a estrutura da Montmorilonita?

A montmorilonita (MMT) é um argilomineral composto por camadas estruturais constituídas por duas folhas tetraédricas de sílica e uma folha central octaédrica de alumina, unidas entre si por átomos de oxigênio comum a ambas as folhas. A MMT possui 80 % dos cátions trocáveis nas galerias e 20 % nas superfícies laterais.

Como é formada a ilita?

A ilite é um produto da alteração ou meteorização da moscovite e dos feldspatos em ambiente de meteorização hídrica e térmica. Ocorre com elevada frequência em sedimentos, solos, rochas argilosas sedimentares e em algumas rochas metamórficas.

O que são os minerais primários?

Os minerais primários são herdados do material originário; mantém-se praticamente inalterado na sua composição. Como exemplos de minerais primários que se podem encontrar nos solos, referem-se: quartzo, feldspatos, plagioclases, micas, piroxenas, anfíbolas, olivinas, etc.

O que são os minerais?

São compostos inorgânicos, com uma ou mais substâncias químicas, chamadas de átomos; apresentam-se na forma sólida na temperatura ambiente (exceto o mercúrio) e pertencem à classe gramatical como substantivo masculino e adjetivo. Ocorrem dentro das rochas e são formados a partir da crosta da Terra.

Quais informações eu obtenho com a sondagem do terreno?

Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista. “A análise pode ser comparada com uma radiografia médica”, diz o engenheiro.

O que é o ensaio SPT e quais as suas aplicações?

O SPT é o ensaio mais utilizado na prática de Engenharia de Fundações. Para cravar o barrilete, é usado o impacto de uma massa metálica de 65 Kg, denominada martelo, caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto situado na parte superior do hasteamento a ele conectado.

O que é um ensaio SPT e quais suas principais vantagens?

O ensaio de sondagem spt coleta amostras do solo com facilidade e agilidade de metro a metro para que em laboratório sua caracterização táctil-visual seja bem analisada com cada detalhe do solo.

O que é um mineral 2-1?

Dentre os minerais 2:1 temos o grupo das esmectitas (montmorilonitas) e das micas. A estrutura destes minerais consiste de uma superposição contínua de duas lâminas tetraédricas para cada lâmina octaédrica.

Artigo anterior
É normal ter batimentos abaixo de 50?
Artigo seguinte
Qual é o primeiro segundo maior bioma brasileiro?