O que é um sistema operacional livre?
Perguntado por: Luana Rebeca Leite | Última atualização: 20. Februar 2025Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)
O software livre é um tipo de software desenvolvido e mantido de maneira colaborativa, onde o código-fonte está disponível para todos que quiserem usar, investigar, alterar e redistribuir. O open source beneficia diferentes iniciativas, pois não está focado em obter lucros relacionados à propriedade intelectual.
Quais são os sistemas operacionais livres?
- sistema operacional Linux;
- linguagens Java e PHP;
- banco de dados MySQL;
- programa de escritório LibreOffice (alternativa gratuita do pacote Office da Microsoft);
- e-mail gratuito Thunderbird.
O que são sistemas livres?
Segundo o site www.softwarelivre.gov.br: "Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo.
O que é um sistema de software livre?
Alguns mitos precisam ser desvendados quando falamos em Software Livre. Segundo a Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre), é considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário.
Qual a diferença entre software livre e comercial?
A diferença entre software livre e comercial está na relação jurídica estabelecida entre a fabricante e usuário. Isso interfere diretamente na experiência do cliente e pode ser determinante para definir as vantagens e desvantagens de cada.
O que é Software Livre
O que é um software livre e quais suas vantagens?
O software livre é um programa de código aberto que dá ao usuário total liberdade de uso. Isso implica em modificar, redistribuir e utilizar como bem entender. Ele é protegido por uma licença que dá a liberdade para as pessoas poderem manipulá-lo. Isso traz inúmeras vantagens aos usuários que serão discutidas adiante.
Como saber se um software é livre?
Software livre é software que vem com permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço. Em particular, isso significa que o código-fonte deve estar disponível. “Se não é fonte, não é software”.
Quais são as características de um software livre?
Pré-requisitos de um software livre
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros usuários; A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie, sendo o acesso ao código-fonte um pré-requisito para esta liberdade.
Quais são os 4 propósitos do software livre?
Ela se baseia em 4 liberdades: (1) a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; (3) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; e (4) a liberdade de aperfeiçoar o programa, e ...
Porque software livre?
Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
Pode vender software livre?
É permitido vender software livre, entretanto as mesmas liberdades são válidas para o comprador. Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, há distinções entre os termos software livre e software de código aberto.
Qual é a diferença entre software livre e software gratuito?
Há diferenças importantes entre esses dois termos. Freeware é um software protegido por direitos autorais, mas disponível para download sem nenhum tipo de custo. Alguns recursos extras podem até ser pagos, mas sua função principal é gratuita. Por outro lado, um software livre consegue ser modificado e alterado.
É ético cobrar por um software livre?
Vender uma cópia de um programa livre é válido e nós incentivamos tal prática. Entretanto, quando as pessoas pensam em “vender software”, elas comumente pensam em fazer isso como a maioria das empresas o fazem: tornando-o software privativo ao invés de livre.
Quais são os 4 tipos de sistemas operacionais?
- Microsoft Windows. A empresa Microsoft desenvolveu o sistema operacional Windows em meados da década de 80. ...
- Mac OS X. Este é o sistema operacional desenvolvido pela Apple Inc. ...
- Linux Ubuntu.
Quais são os 4 sistemas operacionais?
O que é um sistema operacional? Fundamentalmente, um sistema operacional é um software, que pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX, entre outros.
Qual foi o primeiro software livre?
Considerado o principal projeto de software livre existente, o GNU/Linux é a junção do núcleo Linux (Linux kernel), desenvolvido por Linus Torvalds em outubro de 1991 e o pacote de serviços e ferramentas originados do projeto GNU, liderado por Richard Stallman e iniciado em 1984.
São exemplos de software livre?
Com livre acesso ao código fonte e a ajuda de desenvolvedores do mundo todo, o objetivo é aperfeiçoar programas de acordo com as necessidades de seus usuários. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar o Linux, Firefox, LibreOffice, Audacity e o WordPress.
Quanto ao software livre é correto afirmar?
desenvolvedor pode revogar uma licença desde que ela tenha sido distribuída gratuitamente. Programas e serviços derivados de um código livre, quando associados aos conceitos de copyleft, podem ser convertidos em licença não-livre pelo usuário ou distribuidor.
Por que o Linux é considerado um software livre?
O desenvolvimento do Linux é um dos mais proeminentes exemplos de software livre (open source), desenvolvido a partir do conceito de colaboração que pode ser utilizado por qualquer pessoa sob licenças como a GNU General Public License.
Quais são os softwares livres mais usados?
Os mais utilizados são: Linux Ubuntu, Linux Mint, LibreOffice, Zabix, Gimp, Inksacape, firefox entre outros… Cada um tem sua finalidade especifica, sistema operacional, suíte de escritório, monitoramento de servidores, editor de imagens, navegador de internet entre outros…
O que é software 5 Exemplos?
Todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, console de videogame, set-top box e etc. é um software, seja ele um editor de textos, um navegador, um editor de áudio ou vídeo, um jogo, um app de streaming e por aí vai.
Quando foi criado o software livre?
Livre, 2003). O conceito de software livre foi desenvolvido, inicialmente, por Richard Stallman no início dos anos 80. Tudo começou quando Richard trabalhava no Laboratório de Inteligência Artificial do MTI e a impressora que ele utilizava quebrou, sendo necessário adquirir uma nova impressora (Hauben, 2003).
O que é freeware exemplos?
Software freeware: Programas de código fechado que são distribuidos gratuitamente pelo autor do software. Normalmente o usuário pode fazer cópias e distribuí-las gratuitamente, porém não pode alterar o programa. Um exemplo de freeware é o Internet Explorer.
O que significa um software ser aberto?
Software de código aberto é um software com código-fonte que qualquer pessoa pode inspecionar, modificar e aprimorar. O código-fonte é a parte do software que os programadores de computador manipulam para alterar o funcionamento de uma aplicação ou para adicionar novos recursos.
O que é um software livre e quais são as suas vantagens e desvantagens?
O que é Software Livre ou Open Source? O Open Source se refere a uma ampla categoria de sistemas que podem ser utilizados, copiados, alterados e distribuídos por qualquer um que deseje. Uma das vantagens de adotar o Software Livre é que eles podem ser utilizados sem a necessidade de adquirir licenças de uso.
Por que os bebês solucam?
Qual a altura do Nezuko?