O que é um sistema de custos?

Perguntado por: Daniela Kyara Vicente de Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

O sistema de custos, no ponto de vista de Perez Júnior (2001), é uma ferramenta que fornece informações sobre a estrutura de custos das organizações. Trata-se de uma ferramenta que pode ser utilizada no âmbito interno de uma organização nos níveis: estratégico, tático e operacional.

O que são sistema de custos?

O que é sistema de custos: conceito

O sistema de custos é, dessa maneira, a coleta, classificação e organização de dados no que se refere aos custos de serviços e produtos da organização, de forma a transformar tais informações em relatórios de dados estatísticos e padronizados.

Quais são os sistemas de custos?

Métodos de Custeio: ABC, Absorção e Custeio Variável
  • Método de custeio variável (ou de custeio direto)
  • Método de custeio por absorção (ou ainda custeio integral ou custo integral)
  • Custeio ABC (Baseado em Atividades)

Qual a importância de um sistema de custos?

As decisões, utilizando informações de custo, são fundamentais para a obtenção de um nível adequado de rentabilidade. ... A ausência de informação de custo ameaça a estabilidade econômica - financeira e o crescimento da empresa, conforme mostra o quadro a seguir.

Quantos e quais são os sistemas de custeio?

Custeio significa método de Apropriação de Custos. Assim, existe Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, Marginal, ABC, RKW e etc. A) Custeio por absorção: É aquele que utiliza todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis diretas ou indiretas, para apuração do custo dos produtos.

Gestão de Custos - Aula 04 - Sistema de Custos e Métodos de Custeio

30 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de custeio e quais as suas características?

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

Quais são os princípios de custeio?

A maior importância dos princípios de custeio encontra-se na natureza da informação que eles fornecem. A literatura referencia três destes princípios: (i) custeio por absorção total; (ii) custeio por absorção ideal; e (iii) custeio variável (ORNSTEIN, 1983; KLIEMANN NETO, 1990).

Qual a importância da implantação de um sistema de custos nas empresas?

O controle de custos permite que a formação do preço de venda seja feito com mais exatidão, garantindo a lucratividade, também auxilia na tomada de decisão de manter ou não uma linha de produção, evitando assim, que a empresa mantenha a produção de um produto ou serviço, operando com prejuízo.

Qual a importância de um sistema de custeio adequado para cada tipo de empresa?

Sua importância está em auxiliar o gestor no controle e planejamento do total dos custos e despesas, bem como facilita a minimização dos gastos totais de uma empresa num determinado período.

Qual a importância da análise de custos para as empresas?

Uma boa análise de custo pode gerar maior lucratividade a longo prazo, mudando a forma como os gestores veem o negócio, pois viabiliza as mudanças necessárias para garantir maior competividade para empresa, além de maior participação do mercado onde atua.

Quais são os componentes de custos?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

O que é o método ABC?

Custeio ABC, do inglês Activity Based Costing, ou Custeio Baseado em Atividades, trata-se de uma metodologia aplicada em diversos negócios, auxiliando gestores a entenderem e definirem valores exatos sobre o quanto é gasto com a fabricação e a distribuição de um produto, ou, em outros casos, a prestação de um serviço.

Quais são os custos indiretos?

O que são custos indiretos? Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.

Qual o objetivo do SIC?

O principal escopo do sistema de informação contábil consiste em gerar informação útil na tomada de decisão. Note que o objetivo do sistema de informação contábil se alinha ao próprio objetivo da Contabilidade, que consiste em fornecer informações úteis a seus usuários, auxiliando-os na tomada de decisão!

O que é sistema de custeio direto?

O Conceito do Custeio Direto

Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.

O que é o sistema de informações de custos do Governo Federal?

O Sistema de Informação de Custos do Governo Federal permite a efetiva mensuração de custos sob a ótica administrativa e programática, a partir dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças, com vistas a atender de uniformemente a todos os órgãos e entidades da estrutura federal.

Qual o melhor sistema de custeio para a empresa?

O custeio variável também é conhecido por método de custeio direto, é um dos métodos de custeio mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente pela sua simplicidade e objetividade.

Qual a importância da análise de variação de custos para uma indústria?

De acordo com Neto (2008), a análise de custos é imprescindível para a determinação de lucro da organização, no controle de suas operações, pois se tem a necessidade de saber o que de fato se está fazendo e na tomada de decisões, para que a partir de então, as ações de produção e prestação de serviços sejam realizadas.

Qual a importância do custeio por absorção?

O custeio por absorção serve para calcular o custo total de um produto, considerando todos os custos diretos, como matéria-prima e tributações, até custos compartilhados, como o aluguel do pavilhão, manutenção de equipamentos, etc. Ele também serve para entender como a produtividade da empresa afeta nos custos.

Qual o impacto dos custos para as empresas?

A gestão de custos pode ajudar a precificar corretamente os seus produtos considerando melhor a margem de lucro. Através desse diagnóstico é possível entender quanto custa manter a sua empresa aberta e quais são as possibilidades de lucro.

Por que é importante que as empresas controlem e otimizem seus custos?

Para operar de modo sustentável, a empresa precisa otimizar os próprios custos, os quais precisam ser menores que as receitas. Por esse motivo, torna-se impossível buscar uma redução de custos de maneira retroativa, sendo necessário o planejamento e o controle para que isso ocorra no futuro.

Quais os principais objetivos da gestão de custos?

O objetivo por trás de uma boa gestão de custos é entender como adequar melhor os investimentos para que a margem de lucro seja a maior possível. Por isso, evitar gastos desnecessários e tarefas sem valor agregado é obrigatório.

Quais são os principais métodos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

Quais as formas de classificação dos custos?

Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis. Os custos fixos e variáveis, como os próprios nomes dão a entender, referem-se à alteração que eles podem sofrer. Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo.

Quais são os métodos de custeio tradicionais?

Método de custeio tradicional (Absorção)

O método de custeio por absorção é o método mais tradicional e também o mais utilizado por atender as exigências do fisco e da contabilidade financeira. Este método tem por característica apropriar todos os custos ao produto (fixo ou variável, direito ou indireto).

Artigo anterior
O que fazer se tocar no mercúrio?
Artigo seguinte
O que é beta Criptomoeda?