O que é um recibo em contabilidade?

Perguntado por: Joaquim Rocha de Assunção  |  Última atualização: 19. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Um recibo é um comprovativo de pagamento com validade fiscal. Quando se emite um recibo comprova-se que se recebeu o valor total do produto ou serviço adquirido.

O que é recibo contábil?

O documento chamado de “recibo” é um comprovante, por escrito, de que houve a quitação de uma dívida ou parte dela. Normalmente este tipo de informação vem assinada por quem recebeu o valor, de forma a validar que a transação foi aceita justamente por quem tinha direito ao pagamento.

O que é um recibo e para que serve?

Ouça o texto abaixo! O recibo é um documento muito importante, pois é a prova de que uma transação financeira foi realizada. É uma declaração por escrito, na qual alguém (pessoa física ou jurídica) declara ter recebido de outrem o que está especificado.

Qual diferença entre nota e recibo?

O recibo fiscal visa comprovar o pagamento de uma dívida, enquanto a nota fiscal é utilizada para transferir a posse de um bem para o comprador. Inclusive, esse documento é o único aceito na realização de transporte de mercadorias, afinal, ele comprova que o destinatário adquiriu o produto.

Para que é utilizado um recibo?

O modelo de recibo serve como parâmetro para emitir um dos documentos fiscais mais utilizados nas empresas. No caso, o recibo de pagamento é usado para comprovar a realização de uma transação financeira, atestando que um determinado valor foi pago por um produto ou serviço.

Diferença entre Factura, Recibo e factura-recibo

43 questões relacionadas encontradas

O que deve constar no recibo?

Descreva o recebimento

“Eu, __________ (insira o nome da pessoa que recebeu o pagamento), recebi de ___________ (nome da sua empresa ou da pessoa que realizou o pagamento) a importância de _________ (valor pago), pelos serviços de ___________________ (descreva o fato ou serviço que está sendo pago).”

Quais são os tipos de recibo?

Quais São os Tipos Mais Comuns?
  • Recibo De Prestação De Serviços Simples. ...
  • Recibo De Pagamento Complementar. ...
  • Recibo De Pagamento De Mão De Obra. ...
  • Recibo De Pagamento De Locação. ...
  • Recibo De Quitação Antecipada. ...
  • Recibo De Pagamento De Entrada. ...
  • Recibo De Pagamento Autônomo (RPA) ...
  • Recibo De Pagamento De Parte Da Dívida.

Pode contabilizar recibos?

Isso significa que se você possui notas fiscais e recibos (documentos externos) ou relatórios e controles (documentos internos) já está amparado para fazer a contabilização. Mas, na falta desses documentos, se houver outra forma de comprovar os fatos contábeis você também pode contabilizar.

Quando emitir recibo ou nota fiscal?

O recibo serve para demonstrar o pagamento de uma dívida. A Nota Fiscal, por sua vez, transfere a posse do bem comercializado para o comprador. Não é à toa que a NF é o único documento aceito para transporte de mercadorias: ele atesta que o destinatário estará adquirindo a propriedade daquele produto.

Quando um recibo é válido?

Nome e endereço: Um recibo válido deve incluir o nome completo e o endereço tanto do pagador quanto do recebedor. Essas informações são importantes para identificar as partes envolvidas na transação. Data: A data em que o pagamento foi efetuado deve ser claramente indicada no recibo.

O que significa recibo do pagador?

O recibo do pagador pode estar em qualquer formato, desde que contenha dados básicos como o valor, o vencimento, o beneficiário e o pagador. É importante ressaltar que o beneficiário é aquele que recebe o pagamento e o pagador, como o próprio nome sugere, quem vai pagá-lo.

Como provar que fiz um pagamento?

É possível, ainda, contactar a instituição financeira para obter uma segunda via do comprovante ou uma declaração que ateste a realização do pagamento. Em casos de pagamentos eletrônicos, como transferências ou boletos, a plataforma utilizada para efetuar o pagamento pode também emitir a segunda via de um comprovante.

Quem deve emitir o recibo?

Depois que o trabalho é concluído e você realiza o pagamento pelo serviço, o eletricista emite um recibo. Este recibo é uma comprovação de que o serviço foi realizado e que o pagamento foi feito. No recibo, constam informações como o valor pago, a descrição do serviço realizado e a data.

O que é um recibo de uma empresa?

O recibo de prestação de serviços é um documento muito utilizado por profissionais ao receber um pagamento devido. Amplamente utilizado, o recibo pode ser emitido por empresas que ainda não possuem CNPJ ativo e funciona como um comprovante de que o cliente pagou o valor devido à empresa que prestou o serviço.

Como se faz um recibo?

Veja quais dados são fundamentais para montar o seu recibo de pagamento:
  1. data em que foi realizado o pagamento ou a transação;
  2. dados de quem recebeu o valor: nome, endereço, CPF etc.;
  3. dados de quem realizou o pagamento;
  4. descrição do pagamento (a que o dinheiro foi destinado, descrição da tarefa que foi realizada);

O que significa recibo sem valor fiscal?

É aí que entra o conceito de Recibo Provisório de Serviços (RPS): trata-se de um documento que não tem o mesmo valor fiscal da Nota, mas que permite ao emissor cumprir o requisito de emissão logo na hora da transação mesmo se o serviço oficial não estiver funcionando corretamente.

O que é emitir recibo?

Comprovação de pagamento

O recibo atua como uma evidência tangível de que um pagamento foi realizado. Isso é especialmente importante em transações entre particulares, empresas ou prestadores de serviços, ajudando a evitar mal-entendidos ou disputas futuras.

Quem tem MEI pode emitir recibo?

O microempreendedor individual só é obrigado a emitir nota fiscal quando a venda ou o serviço for realizado para uma empresa (consumidor pessoa jurídica). O MEI está dispensado de emitir a nota fiscal para consumidor pessoa física (PF) de forma obrigatória.

Quem tem CNPJ pode emitir recibo?

Além disso, apenas empresas com CNPJ ativo podem emitir nota fiscal, enquanto o recibo pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas.

O que substitui a nota fiscal de serviço?

Atualmente a legislação nacional permite que a NF-e substitua apenas a chamada nota fiscal modelo 1 / 1A, que é utilizada, em regra, para documentar transações comerciais com mercadorias entre pessoas jurídicas.

Quais são os documentos fiscais aceitos para o registro contábil?

Quais documentos são válidos para a contabilidade?
  • 2.Nota Fiscal x Cupom Fiscal.
  • 3.Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)
  • NFS-e (Nota fiscal de serviço eletrônica)
  • DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

Quais documentos têm valor fiscal?

Nota fiscal (NF-e, e NFS-e), Recibo, RPA (recibo de pagamento de autônomo), conhecimento de transporte (CTe), cupom fiscal, fatura ou conforme explicito na Lei no 8.846, de 21 de janeiro de 1994.

Qual via do recibo fica com o cliente?

É importante lembrar que os recibos de pagamento impressos ou manuscritos devem ter duas vias: o emissor fica com uma e o cliente recebe a segunda. Além disso, devem ser guardados por um período de 5 a 7 anos.

Como é um recibo de pagamento?

O recibo de pagamento é um documento que ajuda no controle financeiro. Ele comprova pagamentos e recebimentos entre pessoas físicas ou jurídicas e faz toda a diferença para quem tem um negócio e precisa fazer uma planilha de controle interno. Por isso, o recibo simples precisa ser guardado em segurança.

Quem assina o recibo quem paga ou quem recebe?

É fundamental emitir ou imprimir duas vias do documento: uma para ser entregue ao pagador e outra que fica em posse do recebedor. Para evitar dor de cabeça no futuro, recomenda-se que tanto quem paga quanto quem recebe arquive os recibos durante um período de pelo menos cinco anos.

Artigo anterior
Quanto tempo o peixe cascudo fica fora da água?
Artigo seguinte
O que significa Artigo 3?