O que é um raciocínio?

Perguntado por: Marcos Davi Pinheiro Oliveira  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

Qual é o conceito de raciocínio?

Raciocínio significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. Um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.

O que é um raciocínio filosofia?

O raciocínio é um processo lógico que mostra a coerência interna de um discurso. A lógica é um tema da filosofia que valoriza a lógica interna de um raciocínio filosófico, ou seja, mede o critério de verdade e certeza em um discurso.

Quais são os tipos de raciocínio?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra. ...
  • Abdução significa determinar a premissa.

O que é raciocínio para a psicologia?

Em Psicologia, o termo raciocínio tem o mesmo sentido de pensar, portanto, raciocínio = pensamento. Segundo Magalhães Vilhena, aos objetivos da Psicologia interessa, principalmente, o estudo do "processo efetivo, real, do ato do pensar, das operações psíquicas do pensar consideradas sob o prisma descritivo e genético.

Como funciona o raciocínio lógico

44 questões relacionadas encontradas

Como funciona o raciocínio humano?

Segundo Solange Jacob, o raciocínio lógico é um processo mental baseado em normas que organizam as conclusões do nosso pensar, determinando em que condições certas coisas são consequência, ou não, de outras. Pensar logicamente não é pensar certo ou errado.

Quais são os processos do pensamento?

O processo de pensamento é uma “ação interiorizada”. Ou também é chamado de “ensaios para a ação”. Os quais incluem os denominados “processos racionais de pensamento” e são típicos do sistema pré-consciente. Isso porque eles precisam levar em conta o mundo externo ao equacionar os seus objetivos.

O que é raciocínio lógico indução?

Indução. No caso do raciocínio lógico indutivo, o indivíduo determina uma regra. Para isso, ele utiliza um raciocínio analítico e crítico observando os diversos exemplos de como uma determinada situação sempre leva a outra. Ou seja, a conclusão segue a premissa.

O que é raciocínio indutivo exemplos?

O método indutivo, raciocínio indutivo ou simplesmente indução, é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria.

O que é um argumento dedutivo e indutivo?

Diferença entre Método Dedutivo e Método Indutivo

Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

Como surge o raciocínio filosófico?

A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

Como raciocinar de maneira filosofica?

O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.

Qual a diferença entre pensamento e raciocínio?

Raciocínio é também um processo mental, mas pode ser entendido como um subprocesso do pensamento. No entanto, a principal diferença é que, ao contrário do pensamento que pode ser consciente ou um processo inconsciente, o raciocínio é definitivamente um processo consciente.

Quais conceitos estão ligados ao raciocínio lógico?

O raciocínio lógico está ligado a conceitos de filosofia, como o da lógica aristotélica e também a conceitos da matemática. Esses conceitos existem para organizar e clarear situações cotidianas. Ajudam a preparar nossa mente para enfrentar problemas de forma mais rápida.

O que é um raciocínio ou argumento?

O raciocínio, em geral, é a operação pela qual o espírito, de duas ou mais relações conhecidas, concluí uma outra relação que desta decorre logicamente. ... O encadeamento lógico das proposições que compõem o argumento se chama forma ou conseqüência do argumento. As próprias proposições formam a matéria do argumento.

Qual o sinônimo de raciocínio?

1 silogismo, argumentação, argumento, arrazoado, discurso. Juízo: 2 critério, senso, juízo, discernimento, lógica, racionalidade, razão.

O que é a lógica indutiva?

A lógica indutiva é aquela em que se parte de alguns exemplos para se formular uma teoria. Por exemplo, se eu nunca vejo um avião caindo, eu concluo que avião não cai. Se um ataque terrorista nunca aconteceu contra as torres gêmeas, eu concluo que é impossível haver um ataque terrorista contra as torres gêmeas.

O que é método dedutivo exemplo?

Um dos principais modelos aos quais o método dedutivo é aplicado é o silogismo, que funciona como um exemplo simples de raciocínio dedutivo. O clássico exemplo que conclui acerca da mortalidade de Sócrates, baseando-se nas premissas que afirmam que ele é mortal e que todos os homens são mortais: Todo homem é mortal.

O que são perguntas indutivas?

São perguntas, por exemplo, que visam a identificação da testemunha para os jurados ou que se referem a fatos que estão devidamente descritos nos autos, às vezes até repetidamente.

O que é indução e dedução em lógica?

A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).

Como se realiza a indução de um exemplo?

5. Como se realiza a indução? Dê um exemplo novo. Na indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que os explica e os subordina.

Qual a diferença de método indutivo e indução?

A indução se baseia, portanto, na generalização e na probabilidade. Ao se basear em um salto para a generalização, o método indutivo, portanto, só pode garantir a verdade até certo grau. Ou seja, a sua conclusão tem apenas um grau de probabilidade de ser verdadeira.

Quais são os 8 processos psicológicos básicos?

Processos Psicológicos Básicos

Dentre as funções mentais báscias, podemos destacar: (1) sensação; (2) percepção; (3) atenção; (4) memória; (5) afetividade; (6) sentimento; (7) consciência; (8) pensamento; (9) linguagem e (10) inteligência.

Quais são os processos básicos do comportamento humano?

Os 8 processos psicológicos básicos são: (a) Percepção, (b) Aprendizagem, (c) Linguagem, (d) Pensamento, (e) Atenção, (f) Memória, (g) Motivação e (h) Emoção.

Quais são os alicerces do pensamento?

ALICERCES DO PENSAMENTO PENSAMENTO é um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. PENSAMENTO é a manifestação de representações mentais das informações que recebemos.

Artigo anterior
Como se chama a pessoa que recebe algo?
Artigo seguinte
Qual a importância da comunicação na educação infantil?