O que é um protoboard?

Perguntado por: Artur Filipe Lopes de Matos  |  Última atualização: 28. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Uma placa de ensaio ou matriz de contato é uma placa com furos e conexões condutoras ultilizada para a montagem de protótipos e projetos em estado inicial. A grande vantagem da placa de ensaio na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, uma vez que não necessita soldagem.

O que é protoboard e para que serve?

A protoboard é uma ferramenta muito útil para os profissionais da área de utilização porque possibilita conectar diversos componentes, como capacitores, resistores, circuitos integrados, diodos, transistores, entre outros, permitindo uma precisão maior na montagem de circuitos – que está presente no dia a dia do ...

Para que serve a placa de ensaio?

A placa de ensaio é uma base para construção de protótipos de circuitos eletrônicos. Originalmente a prototipagem de circuitos era realizada sobre um pedaço polido de madeira utilizado para cortar pão, daí surgiu o nome breadboard (placa de pão).

Para que serve a protoboard utilizada nas aulas práticas?

A placa protoboard é bastante utilizada para experimentos diversos em circuitos elétricos, inclusive para fins didáticos. Ela é constituída por uma base plástica com orifícios destinados ao encaixe de componentes eletrônicos.

Como usar breadboard?

Uma breadboard é uma placa de plástico retangular com pequenos orifícios que permite construir circuitos eletrônicos sem solda. É uma ótima maneira de experimentar rápida e facilmente componentes eletrônicos, como resistores, LEDs, interruptores e muito mais.

#PROTOBOARD : O que é? Como usar?

26 questões relacionadas encontradas

Como se usa lá protoboard?

Uma protoboard funciona como uma plataforma para montagem temporária de circuitos eletrônicos. Ela consiste em uma matriz de furos condutores dispostos em linhas e colunas, onde os componentes eletrônicos podem ser inseridos e conectados sem a necessidade de soldagem.

Como é feito um protoboard?

Cada coluna consiste em cinco pontos que estão conectados internamente por meio de um condutor metálico acessado por meio das furações da estrutura plástica da protoboard, desta forma todo terminal de componente, ou condutor, que estiver presente em uma faixa estará conectado aos demais nela presentes.

Quais são os tipos de protoboard?

Principais tipos de Protoboard
  • Protoboard com Base de fixação | BB-2T1D (matriz de 1360 pontos) ...
  • Protoboard com Base de fixação | BB-2T4D-01 (matriz de 1680 pontos) ...
  • Protoboard com Base de fixação | BB-4T7D-01 (matriz de 3260 pontos) ...
  • Protoboard em barra BB-102-1.
  • Protoboard sem Base | BB-01 (matriz de 840 Pontos)

Qual a vantagem que o uso da protoboard traz?

A grande vantagem do protoboard na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, por não haver a necessidade de soldagem. As placas variam de 170 furos até 3000 furos (ou mais, dependendo do modelo), tendo conexões verticais e horizontais.

Como funciona uma mini protoboard?

A Mini Protoboard 170 pontos é uma opção perfeita sobretudo em aplicações que demandem portabilidade. Essa Protoboard é pequena pois possui 170 pontos de contato. É resistente e possui um adesivo na parte posterior. Suas pequenas dimensões o torna útil e viabiliza a confecção em projetos pequenos e portáteis.

Quantos volts uma protoboard aguenta?

Essa protoboard suporta até 5 Amperes e 36V em 25ºC ou seja, se houver um sobre aquecimento no produto em cima da Proboard, o plástico da protoboard vai derreter.

Quantas linhas existem na protoboard Quais são elas?

A Protoboard 830 Pontos, como o nome sugere, possui 830 pontos de conexão ou furos para inserção de Componentes Eletrônicos, Conectores e Cabos Jumper. A mesma possui 630 pontos distribuídos nas colunas A, B, C, D, E, F, G, H, I e J e linhas de 1 à 63, no qual cada linha possui ligação nas colunas de A à E e F à J.

Como ligar o LED com o protoboard?

Circuito para piscar um LED

Você deve se atentar ao colocar o LED na protoboard pois ele, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, característica essa também conhecida como polaridade. Se você ligar esse tipo de componente de forma invertida, pode até danificá-lo.

Como montar um circuito na placa protoboard?

Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:
  1. Primeiro colocaremos o LED com o anodo (positivo) virado para o lado que conectaremos os 5V; Para identificar o anodo do LED, basta verificar o maior terminal do componente.
  2. Na mesma coluna do catodo (negativo) do LED ligaremos um dos terminais do resistor;

Como funciona uma placa de circuito eletrônico?

Uma Placa Eletrônica ou uma Placa de Circuito Impresso é uma placa feita de camadas de condutores elétricos, interconexões de metal, isoladores e outros componentes, que serve como base para suporte e cabeamento dos componentes montados na sua superfície.

Qual é a função de um resistor?

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica.

Como chama a placa de circuito?

São também chamadas de PCB's, termo derivado do inglês, que significa Printed Circuit Board, sendo mais conhecidas no Brasil como PCI's, sigla que significa Placas de Circuito Impresso.

Quais são os tipos de circuitos que existem?

Tipos de circuitos. Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.

Quais são os tipos de placas eletrônicas?

Tipos de Placas Eletrônicas
  1. Placas de Circuito Simples (Single-Sided PCBs) Contêm componentes de um lado da placa. ...
  2. Placas de Circuito Dupla Face (Double-Sided PCBs) ...
  3. Placas de Circuito Multicamadas (Multilayer PCBs) ...
  4. Placas Rígidas e Flexíveis.

Quando um LED e conectado a uma protoboard qual é a perna que deve ser conectada ao GND?

Lembre-se que o resistor deve ser conectado ao GND da protoboard. Já a outra perna do LDR deve ser alimentada pela linha do VCC da protoboard.

O que é o Arduino é para que serve?

O que é Arduino e para que serve? Arduino é uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Em outras palavras, é uma plataforma de prototipagem eletrônica. O Arduino é constituído de hardware e software, tornando assim possível a realização de diversos projetos tecnológicos.

Como ligar um botão na protoboard?

O botão deve ser montado com dois terminais abaixo da cavidade central da protoboard e os outros dois acima; Vamos conectar o push button com um resistor de 10 kΩ pull-down (resistor conectado no GND). Desta forma, quando o botão estiver pressionado a placa UNO retornará nível lógico alto (HIGH).

Qual resistor usar para LED Arduino?

Como a porta digital do Arduino, à qual ligaremos o LED, opera com uma corrente de 40mA e saída 5V (valor mais alto que o das baterias de 3V das aulas de circuito de papel e circuito elétrico), utilizaremos o resistor de 220 Ω (Ohms), que acaba sendo o padrão para a conexão de LEDs no Ar- duino.

Como ligar e desligar um LED com Arduino?

Utilizando o Arduino uno Button (botão)

No modo pull-up a placa vai estar mandando o sinal lógico HIGH (1) e irá mandar LOW (0) somente enquanto pressionado, e dessa forma iremos ligar e desligar o LED. Lista de materiais: Arduino qualquer modelo ( Eu utilizei o Arduino Uno neste exemplo)

Como ligar um LED RGB na protoboard?

ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES

Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos: O primeiro terminal do LED RGB corresponde ao LED interno vermelho; O segundo terminal, de maior tamanho, do LED RGB é o cátodo (negativo) e deve ser conectado ao terra (GND);

Artigo anterior
Como mandar fotos por mensaje de texto?
Artigo seguinte
Que ideal de corpo é valorizado?