O que é um pronome reflexo?

Perguntado por: André Cardoso de Amaral  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Traduzido de inglês-

O que é o pronome reflexivo?

São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto).

São exemplos de pronomes reflexivos?

Os Pronomes Reflexivos são: se, si e consigo.
...
Exemplos:
  • Levantou-se, vestiu-se e correu para pegar o ônibus.
  • Eles banharam-se e voltaram para a toalha para apanhar sol.
  • Odiei-me pela atitude que tive ontem.
  • Aconchegamo-nos no sofá e assistimos um filme.
  • Levantai-vos!

Como saber se é pronome reflexivo?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quando usar pronomes reflexivos?

Os reflexive pronouns (pronomes reflexivos) são termos utilizados nas frases em inglês quando o sujeito da oração pratica uma ação sobre si. Quando o sujeito é o ativo e sofredor da ação, fica implícito que trata-se de um caso reflexivo, assim como na frase “The dog is licking itself”. (O cachorro está se lambendo).

Pronomes Reflexivos - Inglês

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as três situações específicas em que se usa reflexive pronouns?

Eles retomam o sujeito, na posição de objeto, quando ambos são os mesmos. Os pronomes reflexivos também são utilizados para dar ênfase|2|. Quando acompanhados da preposição by (de, por), eles indicam que alguém fez algo sozinho.

Qual a diferença entre pronomes reflexivos e Reciprocos?

Os pronomes recíprocos são pronomes reflexivos que, nas pessoas do plural (nos, vos, se) exprimem a reciprocidade da acção; podem ser redobrados através das expressões: um ao outro, uns aos outros, entre si.

Como saber se o se e piv?

Partícula “se” como parte ingrante do verbo (PIV)

O pronome “se” será classificado como parte integrante do verbo quando esse for pronominal, ou seja, for, necessariamente, acompanhado de um pronome oblíquo átono.. Pronome como parte integrante do verbo (PIV) constrói a voz ativa.

Como diferenciar o se?

Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

O que são pronomes reflexivos recíprocos Cite exemplos?

Como já vimos, diz-se que um pronome é reflexivo quando ele ocupa a posição de objeto direto ou indireto e se refere à mesma pessoa que ocupa a posição de sujeito. Por outro lado, o pronome é recíproco quando a ação do verbo é mútua entre duas ou mais pessoas. Veja o exemplo: (3) Júlia e eu nos beijamos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar a conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

Como classificar o pronome se?

Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.

Onde usar se?

O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.

Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.

Quando o se é conjunção integrante?

A conjunção integrante SE se ocorre em período composto, dado que ela completará a oração principal. Para saber se realmente há conjunção integrante, basta fazer a troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade.

Quando ocorre a mesóclise?

A mesóclise deve ser usada em duas situações: Orações em que o verbo esteja no futuro do presente. Exemplo: Ouvir-te-ei sempre que quiseres. Orações em que o verbo esteja no futuro do pretérito.

Quando o pronome se é Apassivador?

O pronome se será chamado de partícula apassivadora quando estiver junto de verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto, que se tornará o sujeito paciente. Compram-se carros usados. = Carros usados são comprados. Esperou-se o tempo necessário.

Como os pronomes recíprocos são utilizados?

São utilizados para expressar uma ação mútua entre duas ou mais pessoas ou objetos. Aqui encontrarás alguns exemplos traduzidos ao Português.

O que é pronome reflexivo em espanhol?

Os pronomes reflexivos são os seguintes: ME, TE, SE, NOS, OS, SE. Falamos de uma das particularidades dele que é estar anexo ao verbo, mas isso só ocorre quando se trata de verbos reflexivos no infinitivo, gerúndio e imperativo.

O que é um pronome oblíquo reflexivo?

São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.

Quais são os object Pronouns?

Os object pronouns fazem parte do predicado da frase. Assim, eles são sempre empregados após os verbos e as preposições. Como podemos observar na tabela acima, eles são utilizados no singular (me, you, him, her, it) e no plural (us, you, them).

Artigo anterior
Quem pode fazer laudo de vistoria?
Artigo seguinte
Quem era Jerusalém na Bíblia?