O que é um projeto de formação?

Perguntado por: Edgar Cristiano Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

Análogo ao projeto institucional, elaborado pelo diretor escolar, o projeto de formação é um roteiro para o trabalho do coordenador pedagógico na formação dos professores sobre um tema ou um aspecto determinado.

Como elaborar um plano de formação?

4 Passos para um plano de formação de sucesso na sua empresa
  1. Diagnóstico. No primeiro passo, são analisadas as reais necessidades da organização. ...
  2. Estruturação. Uma vez efetuada a análise, utiliza-se a informação obtida para dar início à estruturação da formação. ...
  3. Implementação. ...
  4. Avaliação.

O que é um projeto de formação continuada?

A formação continuada é uma estratégia de melhoria da qualidade de ensino. Consiste em estabelecer propostas que contribuam para que o conhecimento seja socializado, da melhor forma possível, num processo de humanização.

Como fazer um projeto de formação continuada?

Confira as dicas para fazer uma formação continuada para professores eficiente!
  1. Entender as necessidades da equipe. ...
  2. Aplicar pesquisas de autoavaliação. ...
  3. Estimular a postura de professor-pesquisador. ...
  4. Promover seminários com profissionais sobre o tema. ...
  5. Alinhar a capacitação com o objetivo da escola.

O que é um plano de formação de professores?

O Plano de Formação constitui-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as.

Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 1)

24 questões relacionadas encontradas

Como fazer um plano de formação de professores?

Para facilitar o planejamento e execução do plano, organizamos um documento por trimestre, em que constam os objetivos, conteúdos, metodologias, formas de avaliação e justificativas do estudo planejado. Separamos o que estava voltado à Educação Infantil e o que era do Ensino Fundamental.

Como elaborar um plano de formação para os professores?

  1. Critérios gerais de elaboração de um plano. ...
  2. Concepção de formação profissional. ...
  3. Concepção de sujeito. ...
  4. Concepção de aprendizagem. ...
  5. Concepção de competência profissional. ...
  6. Perfil profissional. ...
  7. Funções do professor. ...
  8. Objetivos da formação.

Como deve ser uma formação continuada?

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

Como o processo de formação continuada de professores se concretiza na prática escolar?

E através da leitura dos livros e as aulas dessas disciplinas que o docente vai adquirindo mais conhecimento. O processo de formação continuada, trata-se efetivamente de um processo continuo que toma como partida o saber experiencial dos professores, os problemas e desafios da prática escolar.

O que é formação continuada na educação infantil?

A formação continuada no paradigma inovador acompanha a necessidade que o professor tem de buscar qualificação ao longo de toda a sua vida profissional, que pode acontecer na própria escola, nas universidades ou nos centros de formação a fim de discutir e encontrar, em grupo ou individualmente, os caminhos para ...

Qual a importância da formação continuada?

A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

Como a escola pode desenvolver a formação continuada?

Outra possibilidade da parceria com um Sistema de Ensino para a formação continuada das equipes é a oferta de material de estudo relevante para os profissionais das mais diversas áreas, desde os envolvidos com a gestão escolar até aqueles envolvidos diretamente com a prática em sala de aula.

O que a Bncc fala sobre a formação continuada?

Na prática

A BNC-Formação Continuada parte do princípio que o docente já desenvolveu experiências práticas que precisam ser aperfeiçoadas e ampliadas para seu desenvolvimento profissional. Estados e municípios possuem autonomia para definir suas estratégias formativas.

Quais os principais conteúdos que devem compor um Plano de formação de professores?

10 conteúdos indispensáveis à formação do coordenador pedagógico
  1. IDENTIDADE PROFISSIONAL. Para acertar o foco, ele precisa entender sua função na escola. ...
  2. CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO. ...
  3. RELAÇÕES INTERPESSOAIS. ...
  4. LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE GRUPO. ...
  5. PLANEJAMENTO. ...
  6. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO. ...
  7. INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS. ...
  8. CONHECIMENTOS DIDÁTICOS.

Qual o principal desafio para a formação continuada no ambiente escolar?

Atualmente, um dos principais desafios para os pesquisadores da área educacional é romper a falta de diálogo e a insatisfação que permeiam as relações entre professores que atuam em sala de aula do ensino médio e fundamental e os profissionais responsáveis pelo planejamento, elaboração e coordenação dos processos de ...

Qual sua importância no processo de formação de professores?

Com a formação de professores sendo levada em consideração, o educador poderá melhorar sua prática docente e seu conhecimento profissional e despertar a consciência para o seu papel social dentro e fora da sala de aula — o que lhe confere melhores chances para gerar transformação e impactar positivamente o contexto ...

Porque é importante a formação continuada de professores?

Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”.

O que é formação continuada exemplos?

Segundo Gatti (2008) muitas ações estão interligadas ao termo “formação continuada” como: cursos estruturados, as horas de trabalho coletivo na escola, reuniões pedagógicas, congressos, seminários, relações profissionais virtuais, dentre outros.

Qual é a importância da formação?

Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

O que é formação continuada em serviço?

FORMAÇÃO CONTINUADA E FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO

Uma é encará-la como extensão e complementação da formação inicial, ao longo da vida profissional do docente, e outra como “reflexão da reflexão da prática” como salienta Garrido (2000:5), apoiando-se nas teorias do profissional reflexivo de D. A. Schon.

Como fazer uma formação?

Começar a formação depois da hora, encurtar intervalos e terminar depois da hora definida são padrões a evitar. Fuja deles. Organize e planeie de forma a que o tempo seja o que necessita para cumprir os seus objetivos. Dê sempre folga para imprevistos, interrupções ou delongas.

Quais são os passos para construção do plano de ação?

Como fazer um Plano de Ação?
  1. Iniciar um projeto, elencando, de forma clara, os principais objetivos e metas. ...
  2. Planejar, estabelecendo as ações e os recursos necessários, considerando o curto, médio e longo prazo. ...
  3. Executar, tomando as medidas acordadas no passo 2. ...
  4. Monitorar, acompanhando os resultados alcançados.

Qual o objetivo da BNCC e formação docente?

O objetivo é incentivar a pesquisa na educação básica e o uso e a produção de evidências para buscar a melhoria da aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O foco serão as áreas de conhecimento de língua portuguesa, matemática, ciências e dos itinerários formativos.

Qual é a quinta competência geral da Base Nacional Comum para a formação continuada de professores da Educação Básica?

V - Coerência sistêmica - a formação de professores é mais efetiva quando articulada e coerente com as demais políticas das redes escolares e com as demandas formativas dos professores, os projetos pedagógicos, os currículos, os materiais de suporte pedagógico, o sistema de avaliação, o plano de carreira e a progressão ...

Quais os efeitos da BNCC na formação do professor?

O discurso da BNCC avança na articulação discursiva em defesa da qualidade da educação em torno da definição curricular para a educação básica, significada como oportunidade de também definir o currículo da formação docente apontando para a centralidade da docência, como discurso presente ao longo das últimas décadas ...

Artigo anterior
Como tirar todas as senhas do PC?
Artigo seguinte
O que é RMI e Dib no direito previdenciário?