O que é um processo de mediação?
Perguntado por: Daniel Vicente Cruz | Última atualização: 19. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (44 avaliações)
A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos.
O que é o processo de mediação?
A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito.
Como funciona o procedimento de mediação?
Os mediadores falarão com as partes em conjunto ou separadamente, solicitando que cada parte anote por escrito todas as questões que queiram debater. As sessões têm normalmente duas horas de duração, e um caso, em média, carece de três a quatro sessões para que se alcance uma solução.
Quanto tempo dura um processo de mediação?
O procedimento da mediação será concluído em até sessenta dias, contados da primeira sessão, salvo, quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação.
Quais são as principais características da mediação?
A mediação é um método adequado para tratamento e resolução de confli- tos. Baseia-se na comunicação, facilitada por um terceiro imparcial (o media- dor) e na autocomposição entre as partes diretamente envolvidas, as quais devem, de forma colaborativa, identificar as soluções mais satisfatórias para suas demandas.
CPC/15 - Audiência de Conciliação ou Mediação l Tá Tudo Mapeado
O que é mediação exemplos?
A mediação é um meio de gestão de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, ou seja, convida todos(as) os(as) envolvidos(as) a fazerem parte da decisão e da mudança. É um espaço de diálogo e de confiança em que não há julgamentos, acusações ou análise de documentos.
Quais são as formas de mediação?
Diversos são os métodos utilizados pelos mediadores para chegar a um resultado satisfatório, porém, os principais modelos são os seguintes: modelo facilitativo, modelo transformativo, modelo circular-narrativo e modelo avaliativo.
O que acontece quando não há acordo na mediação?
Logo, se uma das partes não cumprir o acordo, existem dois caminhos para resolver: as partes podem participar de uma nova audiência de mediação e fazer um novo acordo ou a parte prejudicada pelo não cumprimento poderá ingressar com ação de execução referente ao acordo firmado.
O que acontece em uma audiência de mediação?
Audiência de Conciliação ou Mediação é o ato no qual as partes se reúnem com um conciliador ou mediador para, juntos, acharem uma solução ou acordo que ponha fim ao conflito.
O que acontece depois da audiência de mediação?
Alcançando as partes o acordo parcial ou total do litígio, será lavrado termo, contendo suas condições, que será encaminhado ao juiz da causa para homologação.
Quem inicia a mediação?
O mediador inicia o procedimento com uma fase de abertura relembrando os princípios da mediação, como funcionará e se organizará o procedimento, de forma a garantir igual atenção das partes e zelar pela isonomia e imparcialidade do procedimento.
Que tipo de conflito pode ser resolvido com a mediação?
Conflitos familiares
Tanto a arbitragem quanto a mediação podem ser ferramentas utilizadas na resolução desse tipo de conflito de uma maneira mais rápida e amigável. Casos como divórcios, disputas de guardas e disputas de herança e patrimônio são alguns que se enquadram neste tipo de solução.
O que o mediador deve falar?
Por meio de perguntas, resumos e redefinições, o mediador vai esclarecer as principais preocupações e objetivos de cada participante, explorar os pontos em comum e promover a reflexão, oferecendo uma nova perspectiva do conflito, que passa a ser expresso em termos de interesses, necessidades e valores de cada um.
Quais são as etapas do processo de mediação?
- Abertura: o mediador explica o processo. ...
- Descrição do problema pelas partes. ...
- Identificação das questões a debater e fixação do conteúdo das negociações. ...
- Procurar opções/soluções. ...
- Ponderar as opções e selecionar a solução mais viável/aceitável. ...
- Fim da mediação.
O que acontece quando não há acordo na audiência de conciliação?
Não havendo acordo, a audiência prossegue de imediato na sala das audiências, com a defesa oral ou escrita, com a decretação ou não de revelia, juntada de documentos, manifestação das partes, resolução de preliminares e incidentes, por ventura arguidos, depoimentos pessoais e testemunhais, quando necessários.
Qual a diferença entre audiência de conciliação e mediação?
Na conciliação, o terceiro facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito (art. 165, § 2º). Já na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas proponham as próprias soluções (art. 165, § 3º).
Precisa de advogado na mediação?
Na transação extrajudicial, seja por conciliação ou mediação, não existe impedimento para a realização sem a presença dos advogados, segundo art. 334, § 9º, CPC e art.
Pode só o advogado comparecer na audiência de mediação?
Diante disso, é inafastável a conclusão de que a parte não precisa comparecer à audiência de conciliação ou mediação a que se refere o art. 334 do CPC, desde que esteja neste ato representada por alguém com poderes para negociar e transigir, sendo que tal pessoa poderá ser, inclusive, seu próprio advogado.
Quem pode usar a mediação?
Para atuar como mediador judicial é preciso ser graduado há pelo menos dois anos, em qualquer área de formação, conforme dispõe o art. 11 da Lei n. 13.140, de 26 de junho de 2015 (Lei de Mediação).
Qual é o objetivo da mediação?
A mediação serve para facilitar o diálogo e promover o entendimento entre indivíduos que estão em situação de conflito.
Qual é o principal objetivo da mediação?
A mediação é um procedimento de resolução de disputas no qual uma terceira pessoa atua de forma imparcial, auxiliando na construção de uma solução pelas partes mutuamente para pôr um fim ao conflito. É um processo, judicial ou extrajudicial, que prioriza o diálogo e proporciona total autonomia do resultado.
O que acontece se as partes chegarem a um acordo durante a audiência de mediação no novo CPC?
Chegando a acordo, o juiz mandará tomá-lo por termo. Art. 449. O termo de conciliação, assinado pelas partes e homologado pelo juiz, terá valor de sentença.
Quais são as 12 ferramentas da mediação?
- Escuta ativa.
- Rapport.
- Caucus.
- Silêncio.
- Inversão de papéis.
- Recontextualização ou Parafraseamento.
- Validação de sentimentos.
- Audição de propostas implícitas.
Quais são os quatro modelos de mediação mais conhecidos?
- Mediação facilitadora ou satisfativa.
- Mediação transformativa - modelo transformativo de Bush e Folger.
- Mediação avaliativa.
- Mediação narrativa - modelo circular narrativo de Sara Cobb.
Quais os tipos mais comuns de mediação de conflitos?
- Mediação Tradicional ou facilitadora:
- Mediação no âmbito judicial:
- Mediação Avaliativa:
- Mediação Transformativa:
- Med-Arb.
- Arb-Med.
- E-mediation.
Para que as tribos indígenas costumam usar a música?
Pode colocar gelo no olho inchado?