O que é um processo de estampagem basicamente?

Perguntado por: Micael Silva de Neves  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

Estampagem (algumas vezes, também referida como Estamparia) é um processo de fabricação de peças através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Basicamente a Estampagem se resume a Corte, Dobramento & encurvamento e Estampagem profunda ou repuxo.

O que é o processo de estampagem?

Estampagem consiste em todas as operações de corte e conformação de materiais metálicos planos, a fim de lhe conferir a forma e a precisão desejada, sem a presença de defeitos superficiais (Ex: rugosidades ou riscos) ou estruturais (Ex: trincas).

Quais são os processos de estampagem?

Basicamente, a estampagem compreende as seguintes operações: corte, dobramento e encurvamento, estampagem profunda e prensagem. A prensagem pode ser plena ou compacta, quando o material é levado à fluência (prensagem entre moldes, como acabamento de peças já prensadas); ou prensagem côncava de peças em chapas (placas).

São características do processo de estampagem?

Processo. Entende-se que estampagem, é o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem geralmente a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para se fabricar peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas.

Qual o objetivo da estampagem?

O PROCESSO DE ESTAMPAGEM DE METAIS. O processo de estampagem de metais tem como principal objetivo desenvolver um grande volume de produtos e peças com exatidão e de maneira ordenada, otimizando tempo.

Semana Profissão Cuteleiro - Aula 1

41 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens do processo de estampagem?

Estampagem Principais vantagens:  Alta produção;  Baixo custo para confecção de cada peça;  Acabamento mais refinado, não havendo necessidade de tratamento posterior na peça;  Peças com maior resistência, devido ao encruamento do material;  Uniformidade da produção, reduzindo os custos de controle de qualidade.

Qual o principal setor a utilizar a estampagem?

A estampagem de chapas pode ser definida como a passagem de uma forma qualquer de um plano semi-acabado em uma forma diferente, esse processo é especialmente importante na fabricação de componentes da indústria eletro-eletrônica e também na produção de peças para carrocerias automotivas e motocicletas.

Quais são as máquinas na estampagem?

As prensas hidráulicas são mais usadas na estampagem profunda. Podem distinguir-se dois tipos de equipamentos para alimentação de prensas: - Equipamentos de alimentação a partir de bobines; - Manipuladores ou robots que transportam as peças de um posto para outro, dentro da mesma prensa, ou de uma prensa para outra.

Quais características o punção e a matriz utilizados no processo de estampagem profunda devem apresentar?

O punção deve apresentar secção conforme o contorno desejado da peça a ser extraída da chapa; do mesmo modo, a cavidade da matriz. É muito importante o estabelecimento da folga entre o punção e a matriz. Essa folga depende da espessura da chapa e do tipo de material, que pode ser duro ou mole.

Quais os principais processos de conformação mecânica?

Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão e conformação de chapas.

Quais são os processos de conformação de chapas?

Confira, a seguir, os principais tipos de processos utilizados na conformação de chapas de aço e as principais diferenças entre cada um deles.
...
Conheça os processos mais usados na conformação de chapas de aço
  1. Processo de forjamento. ...
  2. Processo de estampagem. ...
  3. Laminação a quente ou a frio. ...
  4. Processo de corte e dobra.

Quais são os tipos de extrusão?

  • - Extrusão Direta/Indireta.
  • - Extrusão Forward/Backward.
  • -a frio.
  • -a quente.
  • -Extrusão horizontal e Vertical.

Quais os tipos de estampos de corte?

O que são os estampos de corte?
  • espiga.
  • placa superior.
  • placa inferior.
  • placa de choque.
  • réguas guias.
  • placa guia.
  • parafusos.
  • pinos guia.

O que é o processo de forjamento?

Em suma, o forjamento é um processo de transformação de metais. Antes de se tornar útil, o metal precisa ser trabalhado até obter uma forma que seja adequada para o objeto no qual será convertido. O forjamento mais conhecido é o chamado forjamento quente.

O que é estampagem profunda ou embutimento?

A estampagem ou embutimento é um processo de conformação que envolve uma contínua intervenção entre ferramenta, lubrificante, material de conformação e equipamento.

Como funciona o processo de repuxo?

Repuxo é um processo de fabricação, pelo qual uma chapa metálica adquire forma volumétrica, oca, previamente definida. As ferramentas que executam esse trabalho têm as mesmas características dos estampos de corte e dobra. São formadas basicamente por um punção e uma matriz.

O que é punção e matriz?

As punções e matrizes são ferramentas intrínsecas do estampo, necessárias tanto para o processo de corte, como de dobra e repuxo.

São características do lubrificante normalmente utilizado na estampagem?

Por isso, um bom óleo de estampagem é capaz de prolongar a vida útil das ferramentas, ter excelente capacidade de refrigeração e secagem rápida, além de evitar manchas ou corrosão das peças metálicas.

Qual a função das guias da matriz de estampagem?

A função do pino guia é guiar as partes superiores e inferiores do estampo, para que com o movimento de subida e descida, não ocorra o deslocamento das partes. Normalmente se utiliza o aço SAE 1010/1020 Cementado – Temperado e Revenido 60-62 HRC, ou Aço SAE 8620 Cementado – Temperado e Revenido 60-62 HRC.

Quais máquinas e equipamentos são utilizados para estampar têxtil?

No entanto, as máquinas de estampar camisetas mais utilizadas são:
  • Transfer;
  • Silk screen (ou Serigrafia);
  • Sublimação;
  • Transfer digital.

Quais são as ferramentas básicas utilizadas em uma prensa de conformação?

As ferramentas básicas utilizadas em uma prensa de conformação de peças metálicas são o punção e a matriz. O punção, normalmente o elemento móvel, é a ferramenta convexa que se acopla com a matriz côncava.

O que são prensas de duplo efeito?

Desta maneira, a prensa de simples efeito permite a produção de geometrias mais complexas (ALTAN, 2012). Diferente das outras prensas, a de duplo efeito possui dois movimentos na parte superior e o punção que movimenta em relação a matriz.

Qual propriedade dos materiais que possibilita a estampagem?

Estampabilidade é a capacidade que a chapa metálica tem de adquirir à forma de uma matriz, pelo processo de estampagem sem se romper ou apresentar qualquer outro tipo de defeito de superfície ou de forma.

Quais os principais defeitos na estampagem?

De qualquer modo, os defeitos episódicos na operação de estampagem profunda são os mostrados a seguir: Rugosidade (wrinkling), no flange ou parede do copo, que se parece como ondulações. Rasgamento (tearing), que consiste em uma trinca próxima à base no copo devida às altas tensões desenvolvidas no afinamento do metal.

Quais máquinas e ferramentas são usadas nos processos de estampagem e suas classificações?

Outras classificações de ferramentas de estamparia são:
  • -Módulos para estampagem Unistamp;
  • -Punções e matrizes para ferramentas;
  • -Punções e matrizes para máquinas metaleiras e puncionadeiras;
  • -Puncões e prismas de dobra para máquinas dobradeira.

Artigo anterior
O que é flagrante comprovado?
Artigo seguinte
Como colocar sublinhado no WhatsApp web?