O que é um platô fisiologia?

Perguntado por: Samuel Sérgio de Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

No coração o platô é o período de breve equilíbrio entre o influxo de cálcio e o efluxo de potássio. Esse período acaba quando a permeabilidade das células para potássio aumentam.

O que é o platô no potencial de ação?

Ao final do platô do potencial de ação, o influxo de íons cálcio para o músculo cardíaco é bruscamente interrompido, e os íons cálcio no sarcoplasma são rapidamente bombeados de volta para fora das fibras musculares.

Como ocorre o platô?

O potencial de ação cardíaco apresenta um platô, uma despolarização mantida, por pelo menos 100 vezes o tempo de um potencial de ação em um nervo ou músculo estriado esquelético. A presença do platô no potencial de ação do miocárdio se deve a abertura específica de canais de cálcio voltagem-dependentes.

Quais são as causas do platô do potencial de ação?

Causas: 1) Lenta entrada dos íons sódio e cálcio nas células musculares cardíacas, onde através dos canais lentos, esses íons fluem pro interior da célula após o pico inical do potencial de ação, o que mantêm o platô.

Como acontece a ritmicidade do coração?

Esta ritmicidade ocorre porque as membranas das fibras do nó SA são muito permeáveis ao sódio, que passa para o interior das fibras, fazendo com que o potencial da membrana em repouso passe para o valor positivo até atingir seu limiar transformando em potencial de ação.

Potencial de Ação Cardíaco, Animação. Alila Medical Media Português

35 questões relacionadas encontradas

O que ocorre na fase de contração Isovolumétrica do coração?

Contração isovolumétrica: é o momento inicial da contração ventricular, resultando no aumento da pressão atrial e no fechamento das válvulas atrioventriculares. O volume ventricular é constante nesta fase pois as válvulas semilunares ainda estão fechadas.

Quais são as vias Internodais?

Vias internodais e transmissão do impulso cardíaco pelos átrios. As extremidades do nodo sinoatrial constituem as vias internodais e conectam-se diretamente ao tecido muscular atrial circundante. Estas vias apresentam três bandas: anterior, media e posterior.

Por que o potencial de repouso e negativo?

O valor do potencial de repouso é da ordem de -70mV (miliVolts). O sinal negativo indica que o interior da célula é negativo em relação ao exterior. A existência do potencial de repouso deve-se principalmente a diferença de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+) dentro e fora da célula.

O que é Hiperpolarização e despolarização?

Toda oscilação que tira a célula do seu repouso e leva ela a um valor mais positivo, chamamos de despolarização (consequência da abertura de canais de Na+). Voltar a polaridade inicial depois de despolarizado é chamado de repolarização (o K+ faz isso). Potencial eletroquímico do K+: - 94 mV; Hiperpolarização.

Quais as etapas do potencial de ação no músculo cardíaco?

O potencial de acção de um ciclo cardíaco inclui duas etapas principais: a despolarização e a repolarização.

Quando o átrio se contrai?

os átrios direito e esquerdo se contraem forçando a passagem do sangue para os ventrículos, que ainda estão relaxados. Cada um destes períodos subdividem-se em diversas fases. O período sistólico apresenta as fases de: Contração Isovolumétrica, Ejeção Ventricular Rápida e Ejeção Ventricular Lenta.

Como ocorre o processo de despolarização?

A despolarização de uma célula se refere à saída de repouso (que é de -70 mV na célula de músculo estriado, por exemplo) pela entrada de íons de Na+ na célula. Isso faz com que a célula fique mais positiva e chegue ao umbral (+40 mV na célula de músculo estriado).

Como é gerado o potencial de ação?

O potencial de ação é gerado em um ponto da membrana celular e se propaga ao longo da sua superfície, despolarizando sequencialmente a próxima parte da membrana. Isso significa que o potencial de ação não se move, mas na verdade cria um novo potencial de ação no segmento adjacente da membrana neuronal.

O que é pré e pós carga?

Pré-carga. É a pressão que o sangue faz no ventrículo quando está cheio antes da contração, ou seja, antes da sístole. Quanto maior ou menor a tensão, maior ou menor é a pré-carga.

Por que é dito que o coração funciona como um sincício?

As fibras musculares cardíacas são atravessadas por discos intercalares (membranas celulares que separam as células individualmente) que conectam as células cardíacas em série. ... o músculo cardíaco é tido como um sincício funcional pois comporta-se como uma única célula.

Para que serve o disco intercalar?

As células musculares são unidas entre si através das suas extremidades por meio de junções especializadas dominadas discos intercalares, cuja função é dar uma propagação rápida e sincronizada às contrações do músculo cardíaco.

O que é despolarização do coração?

As células cardíacas podem perder a sua negatividade interna em um processo chamado despolarização. A despolarização é o evento elétrico fundamental do coração. Em algumas células, conhecidas como célu- las marca-passos, ela ocorre espontaneamente.

Como ocorre a despolarização do neurônio?

O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.

O que é o período refratário?

No período refratário relativo os canais sódios estão fechados, mas podem ser aberto por um estimulo que ultrapassa o limiar. Nesse período, porem, os canais potássio dependentes da voltagem estão abertos, portanto a membrana está iperpolarizada e precisa de um estimulo maior para despolarizar até o limiar.

Quais são os fatores que determinam o potencial de repouso?

O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.

Por que o meio intracelular é negativo?

Por estar saindo, pelo gradiente de concentração, o meio intracelular vai se tornando cada vez mais negativo, e então o gradiente elétrico impede a saída de potássio K+, que é uma carga positiva, pois possui alta permeabilidade por canais de vazamento que permitem sua livre movimentação entre o meio intra e ...

Porque a célula é negativa?

Potencial de Repouso ( Potencial de Membrana)

. Entende-se que, dentro da célula, o K+ – cátion do potássio – é o principal íon, e o íon do sódio, Na+ , domina o meio extracelular. ... Logo, com a saída dos cátions intracelulares, a célula permanecerá negativa e o seu exterior positivo.

O que são feixes Internodais?

Ele contém miócitos que são especializados para a geração de impulsos elétricos e constituem o marcapasso cardíaco. O feixe das vias internodais anterior continua com o feixe de Bachman, que faz a condução do impulso do átrio direito para o esquerdo, atravessando o septo interatrial.

Onde está localizado o nó sinoatrial?

O nó sinoatrial (NSA), descrito por Keith e Flack em 1907, localizado entre o átrio direito e a desembocadura da veia cava cranial, é considerado o "marca-passo" do coração, porquanto coordena o seu sistema excito-condutor.

Onde se encontra o nódulo sinusal?

O estímulo elétrico nasce no próprio coração, na região chamada de nodo sinusal ou nó sinusal, localizado na parte superior do coração – átrio direito. É ali que são produzidos de forma contínua e regular os impulsos elétricos que se propagam por todo o coração, realizando a contração dos músculos cardíacos.

Artigo anterior
Como surgiu o Grupo Globo?
Artigo seguinte
Como apagar fogo na rede elétrica?