O que é um período misto?

Perguntado por: Tomás Sandro Soares Freitas Nogueira  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

Período Misto – É composto por coordenação e subordinação, ou seja, aquele que contém orações independentes e orações dependentes simultaneamente.

O que é período misto exemplos?

A mãe chamou o filho, mas o pai não quis conversar sobre o boletim. A primeira oração “A mãe chamou o filho” tem sentido completo e forma um enunciado com sentido, assim também é a segunda oração “o pai não quis conversar sobre o boletim”.

Como identificar um período misto?

Num período podem aparecer orações que se relacionam pela coordenação e pela subordinação. Assim, tem-se um período misto.

O que é um período subordinado?

Período composto por subordinação, como o próprio nome indica, constitui-se de orações sintaticamente dependentes entre si, subdivididas em substantivas, adjetivas e adverbiais. Período composto por subordinação é caracterizado por orações dependentes entre si.

É um período simples?

Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. A gramática normativa da língua portuguesa prevê, além da frase e da oração, outro tipo de unidade sintática: o período. O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações.

? Sobre o Período Misto, você conhece?

34 questões relacionadas encontradas

O que é verbo simples?

a) Verbos simples: são verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. Alguns desses verbos apresentam flexão de aspecto. Todos os verbos ancorados no corpo são verbos simples. ... Os verbos com concordância apresentam a direcionalidade e a orientação.

E é um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Como identificar período composto por subordinação?

O Período Composto por Subordinação é aquele cujas orações dependem sintaticamente uma da outra para que façam sentido. É o contrário do que acontece com o período composto por coordenação, em que as orações independem em termos sintáticos. Compare: Só quando terminamos o namoro/ percebi que gostava tanto dele.

O que é um período composto por subordinação exemplos?

No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. ... As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Como identificar as orações subordinadas?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

O que é uma frase justaposta?

São chamadas de justapostas as orações subordinadas substantivas que não vêm introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”. Em geral, essas orações são iniciadas com pronomes indefinidos ou advérbios interrogativos, tais como “quem”, “quando”, “como” etc.

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Como saber qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Como se classificam os períodos compostos?

O período composto é formado por mais do que uma oração e pode ser classificado em Período composto por Coordenação e Período composto por Subordinação.

Como fazer uma oração reduzida?

Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

O que é um período composto por coordenação e subordinação?

São chamados períodos compostos por coordenação aqueles em que as orações estão articuladas, mas não há dependência entre elas. O período composto por subordinação, por sua vez, possui orações articuladas, mas com uma relação de dependência.

Quais são os tipos de orações coordenadas?

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Qual é o verbo de e?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Como classifica o verbo ser e?

O verbo ser é considerado um verbo anômalo, já que apresenta radicais primários diferentes na sua conjugação.

O que é um verbo composto?

Os tempos verbais compostos são formados por um verbo auxiliar e um verbo principal. O verbo auxiliar sofre flexão em tempo e pessoa, enquanto que o verbo principal permanece sempre no particípio. O verbo ter é o verbo auxiliar mais usado, embora possa ser usado também o verbo haver como verbo auxiliar.

Quais são os presentes simples?

O simple present pode ser formado na afirmativa, negativa e interrogativa seguindo as regras de uso explicadas abaixo: Afirmativa: Formado pelo sujeito + verbo principal, sendo que ao ser conjugado na terceira pessoa do singular precisa do acréscimo das partículas “s”, “ies” ou “es”.

Quais são os verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

Como separar a oração subordinada da oração principal?

A vírgula entre orações subordinadas e a principal:
  1. * Orações subordinadas substantivas:
  2. Não se recomenda o uso da vírgula entre as orações subordinadas substantivas e a oração principal. ...
  3. O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos.

Artigo anterior
Porque Brasil é um país pobre?
Artigo seguinte
Quanto é uma bolsa de mestrado 2021?