O que é um organograma e como fazer?

Perguntado por: Flávio Sebastião Gonçalves  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

Um organograma matricial é um gráfico que mostra equipes multifuncionais, que possuem colaboradores em diferentes áreas de atuação. Devido a esta funcionalidade cruzada, os membros da equipe trabalham com colegas de diferentes departamentos e se reportam a múltiplos gerentes.

Como fazer um organograma passo a passo?

Por isso, confira o passo a passo para montar um organograma do zero:
  1. Realize uma pesquisa em sua empresa. ...
  2. Identifique as hierarquias. ...
  3. Escolha o modelo ideal. ...
  4. Selecione a ferramenta mais adequada. ...
  5. Confirme as informações. ...
  6. Apresente o gráfico a toda equipe. ...
  7. Mantenha-o atualizado.

O que é um organograma exemplo?

Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.

Quais são os 7 tipos de organogramas?

Quais os 7 principais modelos de organogramas existentes?
  • Organograma vertical/clássico. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

Qual a ordem do organograma?

A ordem do organograma é da parte superior para a inferior. Na parte superior, estão os cargos mais importantes, como o CEO ou o presidente da empresa. Enquanto isso, na parte inferior, estão os cargos menos importantes, como os funcionários de nível operacional.

COMO FAZER UM ORGANOGRAMA NO WORD

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de organograma?

5 tipos de modelo de organograma: prós e contras
  • 1- Organograma vertical. Esse tipo de organograma para empresas é um dos primeiros da história. ...
  • 2- Organograma horizontal. ...
  • 3- Organograma circular. ...
  • 4- Organograma linear de responsabilidade. ...
  • 5- Organograma matricial.

O que deve constar no organograma?

Um organograma é elaborado com caixas que contêm, cada uma, os cargos existentes na corporação, como CEO, vice-presidente, diretor, gerente, auxiliar, estagiário, entre outros. Linhas ligam as caixas para demonstrar as hierarquias.

Que tipo de organograma é mais utilizado?

Organograma Simples, Vertical ou Clássico

As caixas são estruturadas por grau de importância, indicando os fluxos de comunicação entre cada setor ou profissional. É o tipo de organograma mais utilizado em empresas mais tradicionais.

Qual o organograma mais utilizado no Brasil?

Em resumo, o organograma mais utilizado no Brasil é o organograma funcional, que divide a empresa em departamentos funcionais. No entanto, o organograma matricial também é utilizado, buscando uma combinação de especialização funcional e flexibilidade dos projetos.

Qual é a função de um organograma?

A finalidade de um organograma consiste em ordenar os cargos de acordo com seu grau de competência. É ordenado do escalão mais alto para os mais baixos, assim mostrando de forma gráfica e clara a quem cada um deve se reportar. Pode-se pensar que a realização de um organograma pode ser de uma forma fácil.

Qual o melhor tipo de organograma?

O modelo de organograma mais conhecido no mundo corporativo é o clássico, que também pode ser chamado de vertical. Como é de se imaginar também, é o modelo mais utilizado por empresas mais tradicionais. Nesse modelo, as caixas de cargos ficam distribuídos por grau de importância, do topo até a base.

Qual a diferença entre um organograma e fluxograma?

Um organograma geralmente fornece uma visão geral de alto nível da estrutura organizacional, com foco nos cargos e departamentos principais. Por outro lado, um fluxograma pode ser mais detalhado, mostrando cada etapa e decisão envolvida em um processo específico.

Onde fica o RH no organograma?

O que mais vejo acontecendo é a área de RH sendo implementada sob o “chapéu” da área administrativa, atuando principalmente em subprocessos transacionais e na necessidade de operacionalizar o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores.

Onde montar um organograma?

Microsoft Excel possui ferramenta capaz de criar organogramas de forma fácil e objetiva; saiba como criar gráficos organizacionais e editar suas cores, textos e formato.

Como se lê um organograma?

Organograma vertical

Representa claramente a estrutura hierárquica das empresas. Nele, a diretoria se posiciona no nível mais alto, enquanto a parte operacional segue nas linhas de baixo. Por ser mais rígido, é natural que os cargos mais altos tenham maior responsabilidade sobre as atividades de cada setor.

Como fazer um organograma eficiente?

Abaixo separamos os principais pontos de atenção que você precisa ter na hora de criar o seu organograma de empresa pequena.
  1. Comece pelos setores mais comuns.
  2. Reúna funções nos setores definidos.
  3. Selecione líderes para os departamentos.
  4. Escolha uma estrutura estratégica de liderança.
  5. Identifique o melhor tipo de organograma.

Quantos tipos de organograma existem?

Os tipos de organogramas mais importantes são os seguintes: Vertical (linear) Funcional. Matricial.

Quem cria o organograma de uma empresa?

Os profissionais de RH têm papel fundamental na criação e manutenção do organograma. São eles que asseguram que tal ferramenta reflita com precisão a estrutura organizacional. Isso envolve a constante atualização do gráfico para refletir mudanças nas equipes, departamentos e cargos.

Qual a importância de um organograma para uma empresa?

Portanto, um organograma pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa, pois contribui no entendimento dos processos realizados, identifica falhas, evita sobrecarga de trabalho devido a divisão de funções, incentiva os funcionários a terem mais conhecimento da sua área e facilita o acesso da visão na empresa.

O que substitui o organograma?

Para estruturas de trabalho tradicionais, a gestão vertical ainda tende a ser a melhor solução, por dar aos gestores mais facilidade para designar tarefas aos funcionários e departamentos, por conta das responsabilidades bem definidas.

Qual a vantagem de um organograma?

O organograma permite visualizar exatamente a estrutura empresarial e a distribuição de funções, cargos e hierarquias. Assim, mover as pessoas da melhor maneira possível fica muito mais fácil.

Como montar um organograma de uma empresa pequena?

Como criar o organograma de uma empresa pequena?
  1. Comece pelos setores mais comuns. ...
  2. Reúna funções nos setores definidos. ...
  3. Selecione líderes para os departamentos. ...
  4. Escolha uma estrutura estratégica de liderança. ...
  5. Identifique o melhor tipo de organograma. ...
  6. Salve e compartilhe seu organograma.

Como fazer um organograma moderno?

Como fazer um organograma
  1. Abra o Canva. Inicie o Canva em seu computador ou celular e pesquise "Organograma" para iniciar um design funcional de quadro branco.
  2. Escolha um modelo de organograma. ...
  3. Crie a estrutura da sua equipe. ...
  4. Use ferramentas e elementos do quadro branco. ...
  5. Compartilhe e crie ideias.

Quais são os princípios básicos de um organograma?

O modelo de organograma mais comumente usado é o hierárquico, também chamado de clássico ou vertical. Esse modelo é bastante utilizado por empresas mais formais e tradicionais. Ele representa as relações organizacionais de cima para baixo, destacando a hierarquia e como os demais diferentes níveis de cargos interagem.

Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de organograma?

Vantagens: Estrutura simples, comumente aceita na maioria das organizações, gera clareza para todos os níveis hierárquicos. Desvantagens: Estrutura engessada, tomada de decisão centralizada e lenta, pouquíssima independência nos diferentes níveis.

Artigo anterior
Quais são as configurações de um transistor?
Artigo seguinte
O que mudou na NR 05?