O que é um oncogeneticista?

Perguntado por: Patrícia Bianca Carneiro  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

Oncogeneticista - Aquelas pessoas que apresentam muitos familiares com o mesmo tipo de tumor ou tumores diferentes, pessoas ou familiares de pacientes com tumores em idade jovem, multifocais, bilaterais ou múltiplos, com tipos histológicos raros ou em associação com alguma doença genética ou malformação.

Quando se deve procurar um geneticista?

De acordo com o especialista, o ideal é procurar um geneticista quando há a ocorrência de uma doença em idade jovem, como um câncer de mama em idade pré-menopausa ou de intestino abaixo dos 50 anos. “A maior arma que temos contra essa doença é o diagnóstico precoce, inclusive quando ela ainda nem se manifestou.

O que é Oncogenética?

O objetivo principal do Departamento de Oncogenética é identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de desenvolver câncer devido a alterações genéticas, muitas vezes em função da grande incidência da doença na família.

O que é a síndrome de Li?

A Síndrome de Li-Fraumeni é uma doença hereditária de predisposição ao câncer relacionada a mutações germinativas: quem as tem é suscetível a um grande risco de desenvolver cânceres infantis e adultos de início precoce.

Quanto custa análise genética?

Se o acesso aos testes genéticos está cada vez mais democrático (hoje estão disponíveis em diversos laboratórios, não apenas nos especializados nesse tipo de exame), os preços também estão: uma análise nutrigenética, por exemplo, pode ser realizada por R$ 2 mil, em média, enquanto testes específicos, como os que ...

Dr. Responde: o que é oncogenética?

27 questões relacionadas encontradas

Tem geneticista pelo SUS?

Desde a última quarta-feira, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos tratamentos de genética médica voltados para a prevenção de doenças. A Portaria 81/09 instituiu a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica.

Como é uma consulta com geneticista?

A consulta com médico geneticista envolve, como qualquer outra especialidade, desde o ouvir o paciente, o exame físico completo e a solicitação de testes genéticos específicos para cada caso.

O que faz o gene p53?

p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.

Como saber se tenho esclerose tuberosa?

Esclerose tuberosa: o que é, sintomas e tratamento
  1. Manchas claras na pele;
  2. Crescimento de pele por baixo ou ao redor da unha;
  3. Lesões no rosto, semelhantes a acne;
  4. Manchas avermelhadas na pele, que podem aumentar de tamanho e engrossar;
  5. Atraso no desenvolvimento e dificuldades no aprendizado;

O que é crise de West?

Síndrome de West, também conhecida como epilepsia mioclónica, é uma doença rara que afeta principalmente os homens. O problema é caracterizado por crises epilépticas frequentes e se manifesta de 2 a 12 meses de idade.

Como é feito Oncogenética?

Um dos testes realizados é o sequenciamento de regiões do DNA que contém genes relacionados à predisposição hereditária ao câncer. Caso uma mutação seja detectada nos genes estudados, é iniciada então uma orientação específica para o paciente e seus familiares.

O que é aconselhamento genético do câncer?

O aconselhamento genético consiste em uma ou mais consultas com um especialista em genética, onde a primeira consulta geralmente envolve uma discussão aprofundada sobre seu histórico médico pessoal e familiar envolvendo as últimas três gerações, incluindo: Pessoas da família diagnosticadas com câncer.

Como fazer um aconselhamento genético?

O aconselhamento genético deve ser feito com médicos geneticistas. É possível localizar os especialistas através do site da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM). E para realização dos seus exames genéticos, conte com a GeneOne. Oferecemos, através do nosso agendamento, coleta domiciliar gratuita.

Qual é a função de um geneticista?

O médico geneticista atua na avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de pacientes com diferentes tipos de doenças e condições de saúde. ... Assim como nas demais áreas médicas, é importante que o paciente se certifique, antes de consultar, que o médico possui o título de especialista.

O que o geneticista pode fazer?

Um geneticista é um profissional da ciência e da saúde, que atua no campo da genética. Os geneticistas estudam os genes e as informações contidas neles, que controlam os organismos vivos, e também a interação dos genes com o ambiente e os fatores ambientais que levam a condições adversas.

Em quais momentos e como deve ocorrer o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético pode ser feito no pré-natal e é indicado principalmente em caso de gravidez em idade avançada, em mulheres portadoras de doenças que podem afetar o desenvolvimento do embrião e em casais com laços familiares, como primos, por exemplo.

O que causa a esclerose tuberosa?

A Esclerose Tuberosa, também conhecida como Síndrome de Bourneville-Pringle ou Epilóia, é uma desordem genética e, portanto, uma doença não contagiosa, causada por anomalias nos genes TSC1 ou TSC2, dos cromossomos 9 e 16, respectivamente.

Quem tem esclerose tuberosa pode ter uma vida normal?

O prognóstico desta doença está dependente da gravidade dos sintomas. Os doentes com sintomas leves têm uma esperança-média de vida normal. Pessoas com ET podem correr risco de vida devido aos tumores cerebrais e renais ou à linfangioleiomiomatose pulmonar.

Quanto tempo vive uma pessoa com esclerose tuberosa?

O complexo de esclerose tuberosa é causado por mutações em um gene. As crianças podem ter nódulos anormais na pele, convulsões, retardo do desenvolvimento, distúrbios de aprendizagem ou problemas comportamentais e podem sofrer déficit intelectual ou autismo. A expectativa de vida em geral não é afetada.

Qual a função da p53 em células saudáveis?

A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.

Qual a classificação do gene TP53 quanto ao câncer?

Por exercer esta função de detecção de alterações no DNA e consequente correção ou morte celular, a proteína p53 é considerada como uma guardiã do genoma, e é um importante elemento na prevenção do desenvolvimento de tumores, sendo seu gene codificador classificado como gene supressor de tumor.

Qual a relação da proteína p53 com o câncer?

A proteína p53 tem sua função supressora de tumor regulada de forma negativa, ou seja, inativada pelo gene Mdm2 (Murine doble minute 2). As alterações genéticas das células tumorais, como a superexpressão de Mdm2, afetam o estado funcional da p53.

Como avaliar um paciente com suspeita genética?

Se houver suspeita de doenças genéticas, é necessário rever anotações médicas relevantes. ). Ainda não existe consenso sobre quais doenças devem ser testadas. Aumentar a quantidade de testes e avaliações deve aumentar a complexidade do aconselhamento pré-teste.

Qual é a forma de registro usado por um geneticista na investigação de uma síndrome?

Anamnese. É um questionário verbal cujos dados serão usados para a construção do heredograma (árvore genealógica/mapa genético da família). A anamnese é pessoal e familiar, meticulosa na pesquisa de ambos os lados da família.

Quais as desvantagens do aconselhamento genético?

A desvantagem desse tipo de abordagem é o impacto psicológico que pode ser causado em ambos os indivíduos assintomáticos afetados, principalmente os mais jovens, além dos parentes não afetados.

Artigo anterior
O que é um par de enantiômeros?
Artigo seguinte
Quem tem ácido úrico alto pode tomar suco de laranja?