O que é um instrumento Eletrodinâmico?

Perguntado por: Mário Mendes Pinho  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

Os instrumentos eletrodinâmicos possuem dois circuitos independentes que permitem que os mesmos sejam utilizados como amperímetros, voltímetros, wattímetros (medidores de potência ativa) e varímetros (medidores de potência reativa).

O que significa BMIP?

Os instrumentos mais utilizados são os instrumentos de Bobina Móvel Imã Permanente (BMIP), os de Ferro Móvel (FM), e os eletrodinâmicos, descritos a seguir.

Para que serve a bobina móvel?

Bobina móvel

Este instrumento foi aperfeiçoado pelo físico D'Arsonval, e por esta razão é também conhecido como sistema de Arsonval. É o instrumento mais utilizado em medições elétricas.

O que mede o wattímetro?

O alicate wattímetro é um instrumento que tem a função de analisar a energia, multiplicando e calculando a potência e medindo a capacidade de força, distorções, corrente AC, tensão AC/DC, capacitância, corrente de partida, sinais modulados e largura de pulso. Ele também possui a função de gravar kWHr.

O que é instrumento de ferro móvel?

Instrumentos de ferro móvel são fabricados para correntes até 250A, enquanto os de bobina móvel são executados para medir correntes de apenas alguns ampères. Medição de corrente mais elevadas. Liga-se exatamente ao instrumento um resistor em paralelo, designado por derivador (antigamente shunt).

Aula 6 Instrumentos Eletrodinâmicos Parte 1

27 questões relacionadas encontradas

O que é um TC é um TP?

Os transformadores de medição – de potencial (TP) e de corrente (TC), ou combinados – são utilizados nas instalações elétricas de Alta e Média Tensão (AT e MT)[1] para fornecerem uma imagem dos valores das tensões e correntes nas ligações de aparelhos de medição e proteção, cuja construção não lhes permite suportar os ...

Qual a indicação para realizar uma medição com instrumento de ferro móvel?

Esse aparelho pode ser utilizado tanto para medir corrente (amperímetro) quanto para medir tensão (voltímetro) entre dois pontos do circuito. Para medir corrente, ele deve ser conectado em série e é importante que possua a menor resistência possível para evitar alterações na medição.

Como medir potência com wattímetro?

Após a medição da tensão e da corrente, o wattímetro as multiplica para obter assim o valor da potência em Watts! É importante salientar que ao realizar tanto a medição da tensão quanto da corrente, uma grandeza não interfere na outra, ou seja, o wattímetro ideal mede a tensão sem qualquer desvio de corrente.

Qual a função de um multímetro?

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.

Qual instrumento que mede a corrente elétrica?

Como o seu nome já indica, o multímetro é um instrumento de medição que afere uma série de grandezas elétricas, como resistência, tensão e corrente. Através de seus sensores, oferece uma leitura precisa e alguns modelos ainda podem medir até mesmo a capacitância, indutância, frequência e a temperatura.

Qual o instrumento que consiste em uma bobina móvel e uma fixa?

INSTRUMENTO ELETRODINÂMICO : O sistema de medição eletrodinâmico consiste de uma bobina móvel e uma fixa. Perante a passagem de determinada corrente, as bobinas apresentarão a mesma polaridade e assim levarão o ponteiro à deflexão, por repulsão.

Em que o amperímetro é usado?

Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada.

Como funciona um resistor shunt?

Shunt (derivador resistivo):

Os shunts ou derivadores resistivos são utilizados para a medição de correntes de amplitudes geralmente elevadas. São na verdade resistores com baixo coeficiente térmico que ao serem percorridos por uma corrente elétrica (im) geram sobre si uma tensão elétrica (vm).

O que posso medir com um multímetro?

O multímetro é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada, por exemplo. Através dele também é possível conhecer diversas grandezas elétricas, como temperatura, capacitância e frequência de sinais alternados.

Como medir o fator de potência?

Potência aparente:

Podemos definir a potência aparente como a potência total que uma determinada fonte é capaz de entregar, ou seja, é a “soma vetorial” da potência ativa e a potência reativa, sendo que esta é a potência total que a concessionária de energia pode nos fornecer.

Como medir potência elétrica?

O multímetro é um aparelho um pouco mais sofisticado, que consegue medir várias grandezas de uma corrente elétrica, como intensidade e potência, mas também consegue aferir a tensão. Como o voltímetro, o equipamento também tem as versões digital e analógica.

Como é feita a medição do fator de potência?

A solução mais simples é a utilização de um medidor de kVArh que já vem internamente projetado com todos estes recursos. É um medidor construído especificamente para medir a energia reativa nos circuitos trifásicos equilibrados ou não, com ligações internas específicas para a defasagem necessária.

Quais características uma medida deve ter?

Qualquer medida pode ser definida pelos seguintes três critérios: tamanho (magnitude da medida), dimensão (unidade), e incerteza.

Qual a importância dos aparelhos de medição elétrica?

Os instrumentos elétricos de medida são largamente utilizados em laboratórios de ensino. Esses equipamentos são utilizados para obtenção de valores de várias grandezas que estão envolvidas num circuito elétrico. Com os aparelhos apropriados podemos fazer medidas de corrente elétrica, voltagem e resistência elétrica.

Quais as principais características de um instrumento de medida elétrica?

Instrumento utilizado para medida da tensão elétrica (voltagem), composto por duas ponteiras que devem ser ligadas em paralelo, pois medem a diferença de potencial entre dois pontos. Tem como característica uma impedância de entrada elevada.

Porque TC explode?

O primeiro pico de pressão dinâmica é refletido nas paredes do transformador e cria múltiplos picos de pressão secundária, e ondas complexas que criam a pressão estática do tanque que faz com que o transformador exploda e incendeie.

Como dimensionar TC e TP de proteção?

Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:
  1. A máxima corrente de carga nominal prevista para o consumidor, inclusive a previsão de futuros aumentos de carga;
  2. A relação entre o maior nível de curto-circuito no ponto do TC e o Fator de Sobrecorrente (Fs).

Como funciona um shunt?

O shunt é um resistor de muito baixo valor. Isso depende do projeto, mas normalmente na casa dos 0.01 Ohms. Isso porque ele vai ligado em série com a carga, e por meio da queda de tensão sobre esse resistor podemos determinar a corrente que ali circula e saber quando existe váriação.

Artigo anterior
O que o álcool em excesso pode causar?
Artigo seguinte
O que é pior álcool ou açúcar?