O que é um infarto esplênico?

Perguntado por: Benedita Sousa de Fonseca  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

O infarto esplênico é causado devido à oclusão do suprimento arterial, gerando isquemia do parênquima e posterior necrose do órgão. O Infarto pode ser parcial ou total dependendo do local da oclusão vascular e seu diagnóstico é realizado com exames de imagem.

Como tratar infarto Esplenico?

Terapias direcionadas às crises vaso-oclusivas da anemia falciforme, comoanalgesia, hidratação, oxigenação e transfusão, são indicadas, a exemplo dascrises vaso-oclusivas quando a anemia falciforme é a causa do infarto esplênico.

O que pode causar um infarto no baço?

O que causa infarto do baço e quais suas consequências? vera), distúrbios tromboembólicos, doença vascular esplênica, distúrbios pancreáticos, vasculite, hipertensão portal, endocardite bacteriana, doença falciforme e distúrbios infiltrativos.

O quê problema no baço causa?

As complicações que o baço aumentado pode causar são infecções frequentes, devido a redução do número de glóbulos brancos e vermelhos, e de plaquetas no sangue, anemia ou sangramentos. Além disso, pode ocorrer ruptura do baço, que é uma situação grave que pode causar hemorragia interna e colocar a vida em risco.

Como é a dor no baço?

A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.

Infarto esplênico

38 questões relacionadas encontradas

O que é o sequestro esplênico?

O sequestro esplênico é uma complicação aguda decorrente da retenção das hemácias no interior do baço, causando queda abrupta da hemoglobina e da volemia, podendo resultar em choque.

Qual a diferença entre infarto branco e vermelho?

Infarto branco: a área afetada fica mais clara (branca ou amarela) por não haver circulação arterial colateral ou esta é insuficiente (e.g., coração, rins, baço, encéfalo). Infarto vermelho: ocorre por obstruções arterial ou venosa.

Como se classificam os infartos?

Tipo 1: IM espontâneo causado por isquemia devido a um evento coronário primário (p. ex., ruptura, erosão ou fissuras na placa; dissecção coronária) Tipo 2: isquemia devido a aumento da demanda de oxigênio (p. ex., hipertensão), ou diminuição do fornecimento (p.

O que leva a pessoa ter um infarto?

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Qual a diferença entre infarto e necrose?

Ter um infarto significa que houve necrose (morte) de um tecido. Em outras palavras, sempre que há morte do tecido, há um infarto. O infarto pode ser pulmonar, muscular, entre tantos outros. Por isso que nem sempre um infarto está ligado necessariamente ao coração.

Quais os sintomas de sequestro esplênico?

Caracteriza-se pela diminuição da concentração de hemoglobina igual ou maior a 2g/dl comparada ao valor basal do paciente, aumento da eritropoiese e das dimensões do baço. Manifesta-se clinicamente com choque hipovolêmico e pode estar associado a infecções virais ou bacterianas.

Como tratar sequestro Esplenico?

O tratamento da crise de seqüestro deve ser imediato com a expansão da volemia,transfusão de glóbulos vermelhos, ou que proporciona a mobilização das hemácias seqüestradas. Devido à sua freqüente recorrência estes pacientes devem receber tratamento preventivo. A melhor conduta ainda tem sido motivo de muitos estudos.

Quando é necessário retirar o baço?

A principal indicação da retirada do baço é quando se é verificada ruptura nesse órgão devido à trauma abdominal.

É perigoso tirar o baço?

Os riscos para aqueles que retiravam o órgão também eram grandes. Muitos portadores de talassemia que realizaram a esplenectomia (retirada do baço) no passado tiveram complicações infecciosas, incluindo choque séptico fulminante – quando há falência da circulação sanguínea.

Qual Exame de sangue detecta problemas no baço?

– Hemograma completo (exame de sangue):

este exame avalia os diferentes tipos de células sanguíneas em relação à quantidade e quanto ao tipo de células.

Pode ser retirado o baço?

Apesar de ser um órgão tão importante, caso seja necessário, o ser humano pode viver sem ele. Diversas situações podem exigir a retirada parcial ou total do baço, em um procedimento geralmente realizado através de laparoscopia, ou, em casos de trauma, de cirurgia aberta.

Como tratar crise de anemia falciforme?

Além do tratamento medicamentoso, as estratégias adjuvantes são úteis no tratamento da crise de dor. Estimulação nervosa transcutânea (TEEN) e acupuntura podem apresentar resultados positivos. Medidas educativas, técnicas de auto-ajuda e hipnose também podem ser utilizadas.

O que fazer na crise de anemia falciforme?

O tratamento básico para as crises de células falciformes inclui:
  1. Descansar na cama.
  2. Medicamentos para aliviar a dor.
  3. Líquidos por via oral ou intravenosa.
  4. Oxigênio para reduzir a dor e evitar complicações.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme

E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Quais as principais crises agudas no paciente com anemia falciforme?

Os pacientes têm várias agudizações, incluindo crise dolorosa, crise de sequestro de líquidos, crise aplástica e síndrome torácica aguda. As consequências em longo prazo são hipertensão pulmonar, doença renal crônica, acidente vascular encefálico, necrose asséptica e maior risco de infecção.

Quais são os riscos da anemia falciforme?

As principais complicações que o portador de anemia falciforme pode apresentar durante sua vida são: infecções de repetição, complicações pulmonares, neurológicas, renais, hepatobiliares, oculares, priapismo e úlceras de perna.

Quando internar anemia falciforme?

Devem ser considerados como fatores de risco: febre acima de 38ºC, desidratação, palidez, vômitos recorrentes, aumento de volume articular, dor abdominal, sintomas pulmonares agu- dos, sintomas neurológicos, priapismo, processos álgicos que não se resolvem com analgésicos comuns.

Porque quando a pessoa morre de infarto fica roxo?

Como não há mais circulação, o sangue vai se deslocando para as áreas do corpo mais próximas ao chão, criando manchas roxas chamadas de livor mortis (manchas de hipóstase). Por meio da análise dessas manchas o médico legista consegue saber a hora exata da morte.

O que significa necrose no coração?

Infarto do miocárdio é a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. Acontece da seguinte forma: o coração, assim como os demais órgãos do corpo, precisa de sangue arterial, rico em oxigênio, para funcionar normalmente.

O que é um coração necrosado?

Definição de coração necrosado

A necrose se dá quando uma parte de um tecido celular morre, normalmente por falta de oxigenação daquela região. No coração, esse processo ocorre quando uma artéria coronariana fica obstruída, impedindo o fluxo sanguíneo para o órgão e, consequentemente, a sua oxigenação.

Artigo anterior
O que é S1?
Artigo seguinte
Quais são as espécies de fontes formais?