O que é um histograma?

Perguntado por: Artur William Nogueira Alves Simões  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

O histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes ou não uniformes. A base de cada retângulo representa uma classe.

Qual a função de um histograma?

Um histograma é usado para dados contínuos, em que os intervalos de classe representam a extensão dos dados. ... O objetivo de um histograma é ilustrar como uma determinada amostra de dados ou população está distribuída, dispondo as informações de modo a facilitar a visualização da distribuição dos dados.

Quando aplicar um histograma?

Quando utilizar o Histograma? O histograma é usado para analisar a frequência de vezes que as saídas de um processo estão padronizadas, atendendo aos requisitos estabelecidos e qual a variação que elas sofrem.

Quais são os tipos de histograma?

Existem seis tipos de histograma, que são classificados pela forma de apresentação das barras: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado.

Como se calcula um histograma?

Como fazer um Histograma?
  1. O primeiro passo é coletar os dados a serem analisados e organizá-los, a fim de facilitar a interpretação dos mesmos.
  2. Calcule a amplitude (diferença entre o maior e o menor valor dos dados (R) – range, em inglês).
  3. Defina os números de classes (as barras verticais).

Histograma - Gráfico de Frequência

45 questões relacionadas encontradas

Como definir os intervalos de um histograma?

O intervalo entre as classes é calculado dividindo-se a amplitude pelo número de classes, de acordo com a fórmula a seguir: Onde: O intervalo das classes do exemplo é: Quinto passo: cálculo dos extremos das classes.

Como calcular a amplitude total de um histograma?

Como Construir um Histograma:

1 – Calcular a Amplitude Total (AT) da amostra: A amplitude de um conjunto de dados é a diferença entre o maior valor e o menor valor desses dados. Para encontrar a Amplitude basta subtrair o maior valor do menor valor.

Quais são os seis tipos de histograma?

Quais são os seis tipos de histograma?
  • 1 - Simétrico. Este primeiro tipo também é chamado de "distribuição normal". ...
  • 2 - Assimétrico. Como se pode ver pela imagem, ele é assimétrico quando apresenta apenas um pico. ...
  • 3 - Despenhadeiro. ...
  • 4 - Dois picos. ...
  • 5 - Achatado. ...
  • 6 - Ilha isolada.

Quais são as características do histograma?

Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

O que é um histograma bimodal?

Geralmente, um histograma bimodal indica a existência de dois grupos, com valores centrados em dois pontos diferentes do eixo de valores. Uma distribuição de freqüências pode também ser amodal, ou seja, todos os valores são igualmente freqüentes.

Quais as vantagens do uso do histograma?

Entre as vantagens do Histograma estão:
  • Rapidez e simplicidade de elaboração;
  • Visualização da quantidade de itens não conforme;
  • Entender a distribuição dos dados.
  • Permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

Quando é possível construir um gráfico do tipo histograma?

É útil construir um histograma quando você deseja: Resumir grandes conjuntos de dados graficamente: um conjunto de dados apresentados em uma tabela não é fácil de tirar conclusões a respeito.

Quando devemos usar histogramas e quando devemos usar gráficos de barra?

Quando a variável de uma pesquisa é contínua, os dados podem ser agrupados em classes e, para representar essas classes, utiliza-se o histograma, que é um gráfico de barras justapostas; cada barra indica uma classe.

O que é possível visualizar através da utilização da ferramenta histograma?

O histograma é uma ferramenta utilizada para a análise de estatísticas, tanto qualitativa como quantitativa, representadas em um gráfico que mostra a frequência de acontecimentos dentro de um espectro pré-determinado e que pode ser classificado.

Qual é a função do Diagrama de Dispersão?

O diagrama de dispersão é um gráfico onde pontos no espaço cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas em cada elemento do conjunto de dados.

Qual o nome de cada intervalo de medidas de um histograma?

O eixo X ou eixo horizontal mostra o intervalo ou os valores dos intervalos de variável de interesse. Eles são comumente chamados de intervalos de classe, que representam ou resumem grandes conjuntos de dados. O eixo Y ou eixo vertical mostra os valores das alturas das barras.

Quais são as 7 ferramentas clássicas da qualidade?

As sete ferramentas da qualidade são:
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

Como se calcula a amplitude?

A amplitude de um conjunto, em Estatística, é a diferença entre o maior elemento desse conjunto e o menor. Em outras palavras, para encontrar a amplitude de uma lista de números, basta subtrair o menor elemento do maior.

Como calcular a amplitude total do rol?

A amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor observado. AT = x(máx.) – x(mín.)

Como calcular a amplitude total da distribuição?

AMPLITUDE TOTAL DA DISTRIBUIÇÃO: é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira classe. AT = L(max) - l(min). Ex: na tabela anterior AT = 61 - 41= 20.

Quando usar gráfico de barras?

Gráficos de barras são úteis para comparar categorias: o eixo X representa a categoria e o eixo Y representa o valor a comparar. Você também pode usar um gráfico de barras para criar um histograma que exibe a distribuição dos dados no eixo X.

Quando devemos usar um gráfico de colunas ou de barras?

O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal. Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente).

Artigo anterior
Quantas questões do Enem é preciso acertar para passar em Direito?
Artigo seguinte
Como ver os dispositivos conectados no Instagram?