O que é um exemplo de gerúndio?
Perguntado por: Paulo Gonçalo Brito | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)
Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.
O que é gerúndio exemplos?
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Como identificar o gerúndio?
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
Quando é gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
O que significa gerúndio *?
Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.
GERÚNDIO: COMO USAR CORRETAMENTE - Profa. Pamba
O que é o gerúndio no inglês?
O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos.
O que é gerúndio e particípio?
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
Quais são os verbos no gerúndio?
- Verbo amar: amando.
- Verbo caminhar: caminhando.
- Verbo conversar: conversando.
- Verbo chamar: chamando.
- Verbo convidar: convidando.
- Verbo vender: vendendo.
- Verbo fazer: fazendo.
- Verbo agradecer: agradecendo.
Como conjugar verbo gerúndio?
O gerúndio indica o estado de uma ação prolongada, que ainda está em curso, transmitindo assim uma noção de continuidade de ação verbal. No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3.
Como se forma o gerúndio em uma frase?
- O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
- Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
- Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.
Estou verificando é gerúndio?
Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."
Como tirar o gerúndio de uma frase?
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.
É errado falar no gerúndio?
Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso. Abolir definitivamente o gerundismo de seus textos.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como identificar gerúndio particípio e infinitivo?
Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
Qual é a terminação que indica que os verbos estão no gerúndio?
Formas nominais: os verbos possuem três formas. a) infinitivo: terminação em -r. b) gerúndio: terminação em -ndo.
Quais são os verbos no particípio?
...
Verbos que têm apenas particípio regular
- Verbo cantar: cantado;
- Verbo estudar: estudado;
- Verbo comer: comido;
- Verbo viver: vivido;
- Verbo partir: partido;
- Verbo dividir: dividido.
O que é um verbo no particípio?
O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.
O que é particípio exemplos?
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Quem são as pessoas verbais?
As pessoas verbais são: EU (1. ª pessoa do singular), TU (2. ª pessoa do singular), ELE/ELA (3. ª pessoa do singular), NÓS (1.
Quando se acrescenta ing no inglês?
1. Quando o verbo terminar com a letra E precedida por consoante, tiramos a letra E e acrescentamos ING. 2. Quando o verbo termina em consoante-vogal-consoante (CVC) e a última sílaba for tônica, deve-se repetir a última letra e acrescentar o ING.
Porque o gerundismo é inadequado?
O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
É correto falar estarei enviando?
A estrutura básica é a seguinte: verbo ir (eu vou, você vai) + verbo estar no infinitivo + qualquer verbo no gerúndio. Fica assim: “Eu vou estar enviando”, “Você vai estar recebendo”, “Eu vou estar transferindo”, “O senhor vai estar aguardando”...
Porque os portugueses não usam o gerúndio?
O português europeu até o século XIX utilizava-se do gerundio. Estar + a é uma evolução; portanto, é recente. Haja vista que o sul de Portugal continou com a forma antiga. O Brasil sempre usou a forma antiga.
Como substituir um gerúndio?
O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''. O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.
O que acontece quando o bebê não ganha peso na barriga?
Qual a importância da responsabilidade social e ambiental?