O que é um exame físico?

Perguntado por: Melissa Henriques  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (55 avaliações)

Na área da saúde o termo exame físico compreende a segunda parte do método clínico. Consiste em avaliar o paciente através da inspeção, palpação, ausculta e percussão, com o auxílio de equipamentos como; estetoscópio, termômetro, esfigmomanômetro, lanterna, lupa, oftalmoscópio, etc.

Qual é o exame físico?

O exame físico geral inclui: avaliação do estado geral, avaliação do estado de hidratação, antropometria, avaliação do estado nutricional, desenvolvimento físico/biotipo ou tipo morfológico, fácies, atitude e decúbito preferido no leito, mucosas, marcha.

Para que serve o exame físico?

O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.

Como faz um exame físico?

Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.
...
- O exame clínico é constituído por:
  1. Ectoscopia;
  2. Dados vitais;
  3. Exame de órgãos e sistemas.

O que é exame físico de enfermagem?

Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem mostra as informações indispensáveis sobre o paciente obtidas por meio das técnicas propedêuticas de avaliação (inspeção, palpação, percussão e ausculta) em exames diversos.

Exame Físico - Aula completa (Profª Juliana Mello)

30 questões relacionadas encontradas

Como fazer um exame físico de enfermagem?

Enfermagem: três etapas para realizar exames físicos
  1. Inspeção. De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. ...
  2. Palpação. “O toque no corpo é o que confirma a existência de dor local”, explica a profissional do Hospital São Camilo. ...
  3. Ausculta.

Qual a ordem do exame físico?

O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.

Quais são as técnicas utilizadas no exame físico?

Para realização do exame físico utilizamos quatro técnicas básicas: a inspeção, a ausculta, a palpação e a percussão. Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. A inspeção é a mais importante de todas as técnicas, por isso deverá ser utilizada no início de cada fase do exame físico.

Qual a diferença entre exame clínico e exame físico?

O termo “exame clínico” compreende a dois processos fundamentais da observação médica: a história clínica (ou anamnese), relatada pelo doente, e o exame físico, feito pelo médico.

Qual a diferença entre anamnese e exame físico?

Diferentemente do exame físico, onde o médico se resume a analisar os aspectos fisiológicos do paciente, a anamnese é uma espécie de “entrevista” feita pelo profissional, onde o paciente é submetido a uma série de perguntas que ajudarão ao médico a fazer o diagnóstico.

Quais os objetivos de fazer uma palpação?

Para cada área do corpo temos um tipo de palpação: palpação articular, palpação muscular, palpação óssea, palpação visceral entre outras. Os principais objetivos da Anatomia Palpatória são: – Verificar alterações teciduais, musculares e ósseas, fazendo uma imagem tridimensional do corpo humano.

Para que serve o sinal de Murphy?

O Sinal de Murphy' é presente no exame físico de um paciente. É indicativo de colecistite, quando o paciente suspende a inspiração por dor à compressão do rebordo costal direito(local onde se encontra a vesícula biliar).

O que é exame clínico geral?

O exame físico geral é a primeira etapa do exame clínico e além de complementar a anamnese (entrevista clínica), fornece uma visão do paciente como um todo, não segmentada. É dividido em duas partes: qualitativo e quantitativo.

Quais as técnicas de palpação?

- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.

Quais as principais manobras realizadas no exame físico do sistema geniturinário?

Exame Físico do sistema Geniturinário As técnicas utilizadas serão: Inspeção Ausculta Percussão Palpação Exame do Sistema Urinário Comece o exame físico documentando os sinais vitais e o peso da cliente.

O que são técnicas propedêuticas?

Na área da saúde, especificamente na medicina e em áreas clínicas, a propedêutica caracteriza um conjunto de técnicas para levantar dados e diagnósticos iniciais. As técnicas utilizadas envolvem observação, palpação, medida de temperatura e outros exames simples e inespecíficos.

Qual a sequência do exame físico do abdome?

A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas); Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões.

Quais são as etapas do processo de enfermagem?

Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:
  • I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ...
  • II – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • III – Planejamento de Enfermagem. ...
  • IV – Implementação. ...
  • V – Avaliação de Enfermagem.

Quais os passos corretos do exame físico abdominal?

PALPAÇÃO DO ABDOME
  • I. Palpação Superficial. ...
  • II. Palpação profunda. ...
  • III. Palpação do fígado. ...
  • IV. Palpação do baço. ...
  • V. Manobras especiais. ...
  • REGISTRO DO EXAME NORMAL: abdome livre, indolor à palpação superficial e profunda, sem massas ou visceromegalias. ...
  • Procedimento: ...
  • REGISTRO DO EXAME NORMAL: timpanismo fisiológico.

Como fazer balanço hidrico de um paciente?

Para fazer a contagem do balanço hídrico, devemos no final de 24 horas, somar o total de ganhos e de perdas e subtrair um do outro.

Como descrever um paciente?

São elementos obrigatórios da identificação do paciente: nome, idade, sexo, cor/etnia, estado civil, ocupação, escolaridade, religião, naturalidade e procedência e grau de confiabilidade.

O que deve ser priorizado no exame clínico?

Feita a anamnese, muitas vezes o exame clínico também exige a realização de análises físicas.
...
A partir dela, é possível compreender:
  • A situação atual do indivíduo;
  • O seu histórico pregresso, que são de suma importância para reconhecer a patologia a ser tratada;
  • E os melhores meios de combatê-la.

Quais exames o clínico geral pode solicitar?

Quais exames um Clínico Geral pode solicitar? “O generalista pode pedir exames laboratoriais, como sangue, urina e fezes, exames de imagem, como tomografia computadorizada, ultrassonografia, raio-x, ressonância e mamografia, entre outros.

Quando ir ao clínico geral?

A consulta com clínico geral deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema. Por exemplo, se você for a um posto de saúde com febre e náuseas, esses sintomas podem indicar desde infecções virais e bacterianas até problemas intestinais ou neurológicos.

O que é sinal de Murphy positivo?

O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Artigo anterior
Como o flip-flop armazena uma informação?
Artigo seguinte
Como fazer receita de zolpidem?