O que é um estudo transversal retrospectivo?

Perguntado por: Benedita Vaz Carneiro  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

O que é um estudo retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Para que serve o estudo transversal?

O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis ​​de interesse.

O que é um estudo de delineamento transversal?

ESTUDO TRANSVERSAL

É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento.

Estudos Transversais, Longitudinais, Retrospectivos e Prospectivos.

19 questões relacionadas encontradas

O que é o delineamento de um estudo?

Em outras palavras, o delineamento é a fase do estudo na qual o autor considera a aplicação de métodos discretos para a sua investigação. Ao invés de ficar preso a lógica e a teoria, ele traça um plano geral.

O que é um estudo transversal e longitudinal?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

Para que serve o estudo de coorte?

A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.

Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?

Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.

Quais as limitações de um estudo transversal?

Em contrapartida, os estudos transversais apresentam também algumas limitações im- portantes como, por exemplo, a dificuldade para investigar condições de baixa prevalência, já que isto implicaria o estudo de uma amostra relativamente grande.

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Como fazer um estudo longitudinal?

Na pesquisa longitudinal, um pesquisador realiza um estudo usando diferentes variáveis ​​ao longo de um período de tempo e coleta dados com base nesses estudos. Muitas investigações médicas são de natureza longitudinal.

O que é um estudo prospectivo?

1. Estudo prospectivo. É um estudo contínuo, iniciado após uma prática que age sobre o objeto de estudo. O médico fez um estudo prospectivo do tratamento.

Qual a diferença entre coorte retrospectivo e caso-controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é um estudo observacional?

Um estudo observacional é caracterizado por seu método estatístico e demográfico, tornando-se uma ferramenta amplamente utilizada em ciências como a sociologia e a biologia, especialmente para a realização de investigações epidemiológicas.

Como é um corte longitudinal?

O corte longitudinal é um processo de fabricação industrial que consiste no cisalhamento (corte) de uma bobina metálica em várias tiras com larguras menores, no mesmo sentido do fluxo de processamento da bobina. Estas tiras serão rebobinadas, formando vários rolos com larguras menores..

Para que serve um corte longitudinal?

Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte?

3) Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte? e) É a forma mais natural de elaborar uma pergunta (primeiro ocorre a exposição, depois a doenç. RESPOSTA CORRETA Essa é uma das principais vantagens do estudo de coorte.

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

Qual é o principal delineamento de um estudo de coortes?

Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

Quais os tipos de estudos longitudinais?

Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.

O que é análise longitudinal?

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.

O que é delineamento do ensaio?

O delineamento provê uma estrutura para a realização do estudo, um arcabouço de métodos e técnicas apropriados para o seu desenvolvimento. Na primeira parte do nosso guia, esclarecemos alguns conceitos fundamentais para a compreensão das características desses ensaios.

O que é o delineamento metodológico de uma pesquisa?

O Delineamento Metodológico consiste no planejamento das diferentes fases das atividades de pesquisa e consultoria em relação ao Projeto e aos demais Produtos a serem entregues à contratante, bem como ao estabelecimento dos procedimentos metodológicos, de seleção e justificação das fontes de dados (bibliográficas, ...

Artigo anterior
Como escrever quali quantitativa?
Artigo seguinte
Para que serve Morosil Citrus aurantium?