O que é um estudo transversal quantitativo?
Perguntado por: Mariana Isabel de Neves | Última atualização: 20. April 2025Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)
O estudo observacional transversal realiza a análise de dados qualitativos coletados ao longo de um determinado período de tempo. São coletados dados de uma população amostral ou em um subconjunto predefinido que possuem características comuns, exceto na variável que está sendo estudada.
O que é um estudo transversal qualitativo?
Além disso, em um estudo transversal, os dados qualitativos são coletados de uma amostra representativa da população estudada. Sendo assim, os participantes são examinados ou respondem a questionários e entrevistas que abordam o tema em questão.
O que é uma pesquisa quantitativa transversal?
O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.
O que é um tipo de estudo transversal?
O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis de interesse.
Como se faz um estudo transversal?
Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
O que é um estudo transversal?
Quais as características de um estudo transversal?
A característica principal dos estudos de corte transversal é que a observação das variáveis, quer se trate de casos, de indivíduos, ou de outros tipos de dados, é realizada em um único momento (o mesmo), quando o pesquisador registra uma "fotografia" dos fatos (variáveis) de interesse e não o "filme" de sua evolução1, ...
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
Quais as limitações de um estudo transversal?
Benefícios e limitações de uma investigação transversal
Você poderia, por exemplo, saber a idade, sexo e nível escolar. No entanto, as investigações transversais podem não fornecer informações definitivas sobre as relações de causa e efeito.
Qual a principal característica do estudo transversal analítico?
O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.
O que é medida transversal?
Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.
Como é feita a pesquisa quantitativa?
A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza a quantificação nas modalidades de coleta de informações e no seu tratamento, mediante técnicas estatísticas, tais como percentual, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outros.
Como se faz uma pesquisa quantitativa?
- Definir a problemática. ...
- Escolha o método para coletar os dados. ...
- Definir a amostra. ...
- Dominar o tema de pesquisa. ...
- Realização da pesquisa. ...
- Processar e analisar os resultados. ...
- Compartilhe o relatório da pesquisa.
O que significa uma pesquisa quantitativa?
O QUE É UMA PESQUISA QUANTITATIVA? Pesquisa quantitativa é a maneira de questionar determinado público em busca de dados numéricos para validar hipóteses, rejeitá-las ou a título informativo.
O que é uma metodologia quantitativa?
O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.
O que é a pesquisa qualitativa e quantitativa?
A pesquisa qualitativa e quantitativa são duas abordagens diferentes para a coleta de dados usados para testar hipóteses. A pesquisa quantitativa é um método numérico de coleta de dados, enquanto a pesquisa qualitativa é uma abordagem não numérica para a coleta de dados.
Quais as vantagens e desvantagens do estudo transversal?
- Eles são relativamente baratos e levam pouco tempo para ser concluídos.
- Eles permitem estimar a prevalência do desfecho de interesse, uma vez que a amostra geralmente é retirada de toda a população.
- Vários resultados e fatores de risco podem ser avaliados.
Qual a diferença entre estudo descritivo e analítico?
um estudo descritivo limita-se a descrever a ocorrência de uma doença em uma população, sendo, frequentemente, o primeiro passo de uma investiga- ção epidemiológica; um estudo analítico aborda, com mais profundidade, as relações entre o esta- do de saúde e as outras variáveis.
O que é um estudo analítico?
Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transver- sal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).
O que significa um estudo longitudinal?
A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.
Como saber qual o tipo de estudo de um artigo?
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).
Qual a diferença entre estudo transversal e longitudinal?
Diferença entre estudo transversal e longitudinal
Se o método transversal é sobre o que está acontecendo em um dado momento, os estudos longitudinais são sobre períodos longos.
Qual a diferença entre estudo transversal e caso-controle?
Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição. Estudo transversal – também conhecido como estudo de prevalência, a exposição e o efeito são medidos no mesmo momento.
Qual o tipo de estudo mais confiável?
Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.
Quais são os melhores métodos de estudo?
- Assistir filmes e séries. ...
- Fazer leituras de obras literárias. ...
- Aplicar a técnica pomodoro. ...
- Fazer o estudo mnemônico. ...
- Estruturar fichamentos. ...
- Realizar gravações de áudio. ...
- Fazer apresentações para o espelho. ...
- Aplicar testes práticos.
Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo transversal?
💡 1 Resposta. A alternativa que contempla uma DESVANTAGEM do estudo transversal é a letra E: "Os estudos transversais geralmente fornecem informações apenas sobre a prevalência, isto é, a proporção que tem a doença ou condição clínica em um determinado momento".
Quais são os 3 jogos mais antigos?
Quantas lavagens sai o tonalizante?