O que é um estudo epidemiológico?
Perguntado por: Nádia Joana Loureiro Sá | Última atualização: 7. März 2025Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)
A epidemiologia pode ser definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou das condições relacionadas à saúde em populações especificadas.
O que significa Estudo epidemiológico?
A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.
Qual é o objetivo do estudo da epidemiologia?
O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.
Qual é a definição de epidemiologia?
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol.
Qual a importância em se realizar um estudo epidemiológico?
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
Introdução aos Estudos Epidemiológicos - Resumo - Epidemiologia
Como é feito um estudo epidemiológico?
Os estudos epidemiológicos são classificados com relação à intervenção do investigador – observacionais ou experimentais – e também levando em consideração o seu propósito – que pode ser descritivo ou analítico. Há também a diferenciação por amostra, sendo ela individual ou ecológica (grupos de pessoas).
Qual o alvo de um estudo epidemiológico?
O objetivo principal da epidemiologia é melhorar a saúde das populações.
Quais os 3 tipos de epidemiologia?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
Quais são os principais tipos de estudos epidemiológicos?
Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?
São objetivos da epidemiologia: Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
Quais são as doenças epidemiológicas?
- Coronavírus (Covid-19)
- Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
- Poliomielite.
- Meningite.
- Tétano neonatal.
- Difteria.
- Coqueluche.
- MDDA.
Quais são os métodos utilizados na epidemiologia?
- 2.1. Estudos observacionais.
- 2.2. Estudos Experimentais.
- 2.3. Vigilância em Saúde.
- 2.4. Análise de Dados Epidemiológicos.
Qual a característica da epidemiologia?
A epidemiologia estuda os aspectos e as dimensões relativos ao comportamento e à evolução de problemas de saúde coletiva, com destaque para sua incidência, distribuição, e possível controle dos determinantes das próprias doenças e de seus fatores. Portanto, significa estudo sobre população.
Quais os 4 determinantes primordiais da epidemiologia?
Saúde, Trabalho e Ambiente.
O que é uma estrutura epidemiológica?
O padrão de ocorrência das doenças também pode se alterar ao longo do tempo, resultando na chamada estrutura epidemiológica, que nada mais é do que o padrão de ocorrência da doença na população, resultante da interação de fatores do meio ambiente, hospedeiro e do agente causador da doença.
O que são indicadores epidemiológicos de saúde?
Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insuficiência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.
Quais os 4 tipos de Vigilância Epidemiológica?
A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença?
Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.
Quais são os 7 indicadores de saúde?
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
O que é caso controle em epidemiologia?
O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).
Qual é a diferença entre epidemiologia descritiva e analítica?
Na investigação epidemiológica descritiva, a preocupação está em anotar e observar os diversos fatores do local em relação à doença. Já na investigação epidemiológica analítica, a relação de causa e efeito será testada.
Quais são as variáveis da epidemiologia?
Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva.
Como a epidemiologia faz o mapeamento de doenças?
O mapeamento de perfil epidemiológico é um processo que envolve a coleta e análise de informações sobre a saúde de uma população. Essa operação ajuda a identificar e avaliar os principais problemas que afetam uma determinada população, de modo a desenvolver estratégias para prevenir, controlar e tratar esses problemas.
O que é fator de risco em epidemiologia?
Considera-se fator de risco (FR) alguma exposição que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, podendo ocorrer em qualquer parte da cadeia causal 1. Barbosa LMM, Machado CB. Glossário de Epidemiologia e Saúde.
Quais as três cidades maiores do Estado de São Paulo?
Quanto se ganha na construção civil em Portugal?