O que é um estudo ecológico exploratório?

Perguntado por: Gaspar Leandro Teixeira de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

1)Estudo exploratório: Constitui-se no cálculo das taxas de algum agravo para diversas regiões durante o mesmo período de tempo. O objetivo é identificar padrões espaciais desses eventos. 2) Estudo Analítico: Avalia a associação entre o nível de exposição médio e a taxa de doença entre diferentes grupos.

O que é um estudo ecológico?

Os estudos ecológicos (também chamados correlacionados) usam dados sobre populações inteiras ou grupos de pessoas para comparar as frequências da doença ou outro efeito entre diferentes grupos durante um mesmo período de tempo ou na mesma população em diferentes pontos do tempo.

Qual o objetivo do estudo Ecologico?

Os estudos ecológicos procuram avaliar como os contextos social e ambiental podem afetar a saúde de grupos populacionais. Neste caso, as medidas coletadas no nível individual são incapazes de refletir adequadamente os processos que ocorrem no nível coletivo.

Como fazer estudo Ecologico?

Em estudos ecológicos a unidade de observação é a população ou comunidade. As taxas, proporções ou medidas síntese de interesse (desfechos - em geral, a doença em estudo) e as medidas de exposições pertinentes são medidas em cada população de interesse. A relação entre a exposição e o desfecho é, então, examinada.

O que é um estudo ecológico transversal?

Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo. Uma das suas vantagens é a possibilidade de examinar associações entre exposição e doença/condição relacionada na coletividade.

Estudo Ecológico

44 questões relacionadas encontradas

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

O que é um estudo longitudinal e transversal?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

Quais as vantagens do estudo Ecologico?

ESTUDOS ECOLÓGICOS - VANTAGENS Simplicidade; Baixo custo; Grande disponibilidade de dados; Rapidez; Rapidez; Conclusões facilmente generalizáveis.

Como fazer um estudo de caso-controle?

O primeiro passo para a realização de um bem sucedido estudo caso-controle é a seleção cuidadosa dos casos e dos controles. Uma definição bem específica da doença é desejada em es- tudos caso-controle para garantir que a doença em questão está realmente presente entre os indivíduos que estão sendo definidos como casos.

Quais são os tipos de estudo de caso?

Dependendo de seu propósito central, os estudos de caso se enquadram em três tipos: exploratórios, descritivos ou analíticos. Um mesmo case pode ser estudado com finalidades diferentes, assim como um mesmo estudo pode receber mais de uma classificação.

O que é falacia Ecologica em epidemiologia?

Falácias ecológicas são interpretações estatísticas de dados em que inferências sobre a natureza individual são deduzidas a partir de um grupo ao qual o indivíduo pertence. Um exemplo de falácia ecológica é o Paradoxo de Robinson – deduzir correlações de um grupo a partir de correlações populacionais.

O que é um estudo ecológico misto?

Em estudos mistos pretende-se analisar associações ecológicas entre doença e exposição(ões) tendo em conta as suas alterações ao longo do tempo e em vários locais.

Qual a diferença entre estudo de coorte e caso controle?

Como em estudos de coorte, estudos caso- controle podem obter os dados do estudo usando uma variedade de fontes, incluindo prontuários, questio- nários, entrevistas e exames laboratoriais. Como nos estudos de coorte, os estudos caso-controle buscam mensurações válidas, precisas e uniformes da expo- sição e do desfecho.

Como diferenciar estudo de coorte e caso controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Quais os aspectos positivos e negativos dos estudos caso controle?

Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.

Qual é a contribuição dos estudos analíticos?

Delineamentos observacionais analíticos

Avaliam a relação entre as doenças e outras variáveis de interesse que existem em uma população definida (exposição e desfecho são medidos no mesmo momento). São utilizados para quantificar a prevalência de uma doença ou fator de risco e também a acurácia de um teste diagnóstico.

Qual o objetivo do estudo da epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo transversal?

Vantagens do estudo transversal

Relativamente rápido. Todas as variáveis ​​são coletadas em um único momento. Vários resultados podem ser investigados simultaneamente. A prevalência de todos os fatores podem ser medida.

Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?

Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.

Quais são os estudos longitudinais?

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

O que é análise longitudinal?

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.

Quais as limitações de um estudo transversal?

Em contrapartida, os estudos transversais apresentam também algumas limitações im- portantes como, por exemplo, a dificuldade para investigar condições de baixa prevalência, já que isto implicaria o estudo de uma amostra relativamente grande.

O que é estudo transversal Uniasselvi?

O Estudo Transversal é uma disciplina 100% on-line e você poderá estudar de acordo com seu cronograma de estudos. Estas disciplinas foram criadas visando desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a sua formação pessoal e profissional, preparando-o para o mercado de trabalho.

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?

Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.

Artigo anterior
O que significa a pessoa gostar da cor azul?
Artigo seguinte
Porque não consigo clicar nos ícones da barra de tarefas?