O que é um estudo cruzado?

Perguntado por: Wilson Magalhães de Soares  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Um estudo CRUZADO ou CROSSOVER é um estudo longitudinal no qual os indivíduos recebem uma sequência de diferentes tratamentos (ou exposições). Metodologicamente são desenhos bastante robustos e são especialmente importantes nas pesquisas na área da saúde.

O que é pesquisa randomizada?

Por fim, o termo “ensaio clínico randomizado” refere-se a um delineamento de pesquisa específico, em que seres humanos recebem diferentes intervenções que lhes são alocadas aleatoriamente (por sorteio, sem interferência do investigador), em contexto experimental (presença de grupo controle e 1 ou mais grupos ...

O que é estudo Unicentrico?

Unicêntrico Os integrantes da equipe pesquisadora pertencem a apenas uma instituição de pesquisa, universitária ou não Classificação quanto à procedência da equipe de investigação não •Multicêntrico Estudo cooperativo entre diversas instituições Permite a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) Elaboração mais ...

O que é um estudo Pivotal?

Estudos pivotais são usualmente estudos experimentais bem controlados utilizando grupo controle ou parcialmente controlados. Serão solicitados estudos clínicos pivotais com características metodológicas confirmatórias de segurança e eficácia para fins de obtenção de registro e cadastro.

O que é um estudo não cego?

Ausência de ocultação de uma intervenção ou controle recebido pelos participantes de um ensaio clínico.

Por que fazer um estudo CRUZADO?

40 questões relacionadas encontradas

O que é um estudo observacional?

Um estudo observacional é caracterizado por seu método estatístico e demográfico, tornando-se uma ferramenta amplamente utilizada em ciências como a sociologia e a biologia, especialmente para a realização de investigações epidemiológicas.

Qual o significado de um estudo ser duplo cego?

É uma importante invenção científica e tem por objetivo evitar interferências conscientes ou não quando são realizados experimentos com seres humanos. Interferências essas que podem acontecer de modo inconsciente e prejudicar todo o estudo.

O que é um estudo de superioridade?

Estudos de superioridade, o tipo mais comum de RCT atualmente, permitem a análise de benefício, malefício, ou ausência de efeito (hipótese nula confirmada) da intervenção. São chamados de estudos bicaudados por permitirem a ocorrência de ambos resultados.

Como fazer um estudo randomizado?

O ensaio clínico randomizado controlado é o tipo de estudo experimental mais frequentemente usado em pesquisa clínica. Os pacientes são alocados para um dos dois grupos de forma aleatória, sem escolha prévia, para que fiquem bem semelhantes entre si.

O que é um estudo triplo cego?

O mono-cego ocorre quando o observado ou observador não conhece a intervenção nos grupos. No duplo-cego, o observado e o observador não conhece a intervenção nos grupos. Entretanto no triplo-cego o observado, o observador e o estatístico (analista de dados) não conhecem a intervenção nos grupos.

O que é uma pesquisa multicêntrica?

Os projetos multicêntricos são projetos de pesquisa conduzidos com um protocolo único em vários centros de pesquisa e, portanto, a serem realizados por um pesquisador responsável em cada centro, que seguirá os mesmos procedimentos.

O que é uma pesquisa Prospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

O que são pesquisas multicêntricas?

Os estudos multicêntricos são estudos que ocorrem de forma simultânea por meio de um mesmo protocolo em diversas instituições.

Como funciona o ensaio clínico randomizado?

Ensaio clínico randômico (RCT - Randomized Clinical Trial) é um instrumento de pesquisa revolucionário, simples e o mais robusto de todos. Essencialmente é o estudo em que os participantes são alocados randomicamente (os participantes são randomizados) para receber uma ou mais intervenções.

Qual é o princípio de estudos randomizados?

PRINCÍPIO LÓGICO DO ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO: o princípio lógico do ensaio clínico randomizado é saber se a incidência de complicações da doença ou de outros desfechos como a morte, nos expostos (grupo de intervenção), é menor do que a incidência nos não expostos (grupo controle).

Qual a importância da randomização?

Uma boa randomização garante que os grupos estudados tenham prognóstico igual no início do estudo. A partir deste ponto, temos que garantir que assim permaneçam ao longo dele. Na próxima postagem, falaremos sobre um dos fatores relacionados à manutenção deste equilíbrio prognóstico: o cegamento.

O que é ensaio randomizado?

O termo "randomizado" diz respeito ao fato de que os grupos utilizados no experimento têm seus integrantes escolhidos de forma aleatória. O termo "controlado" diz respeito a determinadas variáveis que são controladas, buscando-se identificar a relação entre variáveis.

Como se faz um estudo clínico?

Antes de participar de um estudo clínico, você deverá assinar um formulário para dar seu “consentimento esclarecido” referente à participação. Para isso, seu médico deve explicar o que o estudo pretende demonstrar, quaisquer possíveis benefícios e riscos envolvidos, e como a participação no estudo te afetará.

Como são selecionados os grupos em um ensaio clínico randomizado?

Embora existam outras técnicas, é geralmente feita por um computador, garantindo que todos os grupos de participantes (pacientes voluntários) sejam semelhantes. Alguns ensaios clínicos sorteiam o mesmo número de participantes para cada grupo, já outros estudos randomizam números diferentes.

Qual das seguintes particularidades diferencia um estudo de não-inferioridade de um estudo de superioridade?

As diferenças entre os estudos de superioridade, equivalência e não-inferioridade estão essencialmente na formulação das hipóteses a serem testadas.

O que é um ensaio clínico de eficácia comparativa?

No caso da eficácia comparativa, este tipo de desenho parte da premissa de que o tratamento novo tem motivos para ser superior ao tratamento tradicional. A possível superioridade justifica a troca do tradicional pelo novo.

O que é análise por protocolo?

Análise por protocolo significa que o sistema entende como é o funcionamento de diversos protocolos e que é feita uma análise minuciosa do tráfego desses protocolos para detectar atividade suspeita ou anormal.

O que quer dizer duplo cego?

Estudo duplo-cego ou ensaio clínico em dupla ocultação é um método de ensaio clínico realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.

O que é um procedimento duplo cego?

Nesse sentido, um estudo “duplo-cego” divide os pacientes em dois grupos distintos: em um deles, os indivíduos receberão o tratamento ativo, seja ele uma vacina ou um fármaco, por exemplo; enquanto o outro grupo irá receber o placebo. O primeiro é o grupo experimental e o segundo, o controle.

Qual é o objetivo do estudo Duplo-cego ou duplo mascaramento em um ensaio clínico?

O mascaramento (duplo-cego) é um dos princípios fundamentais para se evitar o viés na pesquisa, já que tanto pesquisadores como participantes de pesquisa podem ter noções preconcebidas, assim como esperanças e expectativas de que novas intervenções sejam mais benéficas que as antigas ou que o placebo1.

Artigo anterior
Quando utilizar o CFOP 5557?
Artigo seguinte
O que é a exceção de coisa julgada?