O que é um estudo coorte prospectivo?

Perguntado por: João Amaral  |  Última atualização: 28. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

O que é um estudo de coorte prospectivo?

Prospectivos ou contemporâneos

São os estudos do coorte que estão acontecendo no tempo presente, com previsão de acompanhamento por um tempo específico. Nesse caso, estipula-se uma observação do tempo presente até uma data futura. A exposição pode já ter acontecido ou não, mas o desfecho ainda não aconteceu.

O que caracteriza um estudo de coorte?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que significa corte prospectiva?

Tipos de estudo de Corte

Estudo prospectivo: Eles são planejados com antecedência e executados em um período futuro. Neste estudo, os indivíduos não apresentam a doença, mas observa-se ao longo de um período de tempo, para identificar a frequência de sua manifestação em diferentes grupos.

Qual a diferença entre estudo prospectivo e retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

Estudo de Coorte

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Qual o objetivo de pesquisa dos estudos prospectivos?

Os estudos prospectivos deparam-se com o desafio da complexidade a partir do momento em que há dificuldade para estabelecer os nexos causais para deduzir as múltiplas possibilidades de mudanças técnicas e suas conseqüências (RENN, 2002).

Qual é a diferença entre estudos seccionais e coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

O que é um estudo transversal prospectivo?

Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.

Como avaliar um estudo de coorte?

Um bom estudo de coorte devem possuir validades interna e externa. A validade interna avalia se o estudo conseguiu mensurar o que foi proposto pelo delineamento. A validade externa é a capacidade de generalização dos resultados para os pacientes das unidades de terapia intensiva11.

Quais são os tipos de viés?

Os dois grandes tipos de vieses incluem o viés de seleção e o viés de informação. O erro aleatório nunca pode ser completamente eliminado porque quase sempre o estudo é conduzido em uma pequena amostra da população.

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

Como surgiu o estudo de coorte?

O termo coorte foi criado para denominar os grupos de soldados que marchavam juntos nas legiões romanas no período do Império. Em primeiro de janeiro de 1982, iniciou em Pelotas o primeiro grande estudo epidemiológico do Brasil.

O que é desenho de coorte?

Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde.

O que é um estudo de intervenção?

Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma vari- ável em um ou mais grupos de pessoas. Isso pode significar a eliminação de um fator alimentar relacionado a uma causa alérgica ou o teste de um novo tratamento para um grupo selecionado de pacientes.

São desvantagens dos estudos prospectivos?

Os estudos prospectivos apresentam as seguintes desvantagens: custo elevado; extensa duração; elevado nº de indivíduos acompanhados; modificações na composição dos grupos selecionados; dificuldade de manter a uniformidade do trabalho; perda de acompanhamento, com modificação na composição dos grupos iniciais.

Qual a diferença de estudo de coorte e caso-controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é o Odds Ratio?

A Razão de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivíduos expostos dividido pela chance de doença entre não-expostos.

Quais as vantagens do estudo de coorte?

Para fornecer informações concretas sobre o risco de uma doença, um estudo de coorte deve obedecer aos se- guintes critérios: os indivíduos não podem ter a doença em questão no momento em que são selecionados; as observa- ções devem ser por um período de tempo significativo na história natural da doença e os membros da ...

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Quais são os tipos de estudos científicos?

São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Quais são os estudos prospectivos?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

Como saber qual o tipo de estudo de um artigo?

Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).

Quais são os tipos de pesquisa para TCC?

Quais são os principais tipos de TCC?
  • Estudo de caso. Estudo de caso ajuda a compreender melhor as características de uma empresa ou setor específico. ( ...
  • Pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória não precisa de uma hipótese definida, mas requer objetivos bem delineados. ( ...
  • Revisão bibliográfica. ...
  • Produto Final.

Artigo anterior
Qual melhor tipo de vitamina C para tomar?
Artigo seguinte
Como pagar IPVA SP no Banco do Brasil?