O que é um efeito colateral?
Perguntado por: Violeta Magalhães Vaz | Última atualização: 24. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)
Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distinguido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal.
O que é efeito colateral exemplo?
Vou te dar um exemplo: os antibióticos. O efeito desejado é curar uma infecção bacteriana, porém pode causar efeitos indesejados, náuseas ou diarreia. Esses efeitos não intencionais são chamados de efeitos colaterais e podem variar de leves a graves.
Qual o significado da palavra efeito colateral?
EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.
Quais são as principais efeitos colaterais?
- Constipação;
- Dores de cabeça;
- Boca seca;
- Sonolência;
- Tontura;
- Dermatite;
- Diarreia;
- Náusea;
O que fazer quando o remédio tem efeito colateral?
Ao notar alguma reação adversa após o consumo do medicamento é necessário manter a calma e, em primeiro lugar, consultar a bula do remédio. Lá você poderá ver se essa reação é comum e se vai precisar buscar a ajuda de algum médico.
Evento adverso, efeito adverso e efeito colateral. Qual a diferença?
Quanto tempo pode durar um efeito colateral de um remédio?
A maioria dos efeitos colaterais aparece poucos dias após o início do uso. Mas, nem todas as pessoas vão sentir efeitos colaterais. A maioria dos efeitos colaterais tende a melhorar ou desaparecer após as primeiras duas a três semanas de uso.
O que causa efeito colateral de medicamentos?
Um efeito colateral refere-se a um efeito adverso que surge através de alguma reação farmacológica distinta daquela que produz o efeito terapêutico (estes efeitos podem estar relacionados ou não com a dose”).
Qual a diferença de reações adversas e efeitos colaterais?
(Efeitos colaterais de medicamentos; Efeitos adversos de medicamentos) Reações adversas medicamentosas (efeitos adversos) são quaisquer efeitos indesejados de uma droga ou medicamento. No início do século XX, o cientista alemão Paul Ehrlich descreveu um medicamento ideal como uma “bala mágica”.
Quanto tempo dura o efeito colateral do antidepressivo?
Os efeitos mais comuns são enjoo, tontura, boca seca, constipação intestinal, visão turva, taquicardia, sudorese, tremores e alterações no apetite. Essas ocorrências duram de um a dois meses e, portanto, no início de tratamento, o médico vai avaliar a tolerabilidade do paciente.
Quanto tempo leva para um medicamento sair do nosso organismo?
quanto tempo o medicamento leva para sair do corpo? É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.
Qual é o efeito colateral da dipirona?
Náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).
Quais são os efeitos colaterais do remédio Omeprazol?
Comuns: dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, náusea/vômito. Raras: boca seca, estomatite, candidíase gastrointestinal e colite microscópica.
Quais são os efeitos colaterais do remédio prednisona?
Retardo na cicatrização, atrofia cutânea, pele fina e frágil; petéquias e equimoses; eritema facial; sudorese excessiva; supressão da reação a testes cutâneos; reações como dermatite alérgica, urticária, edema angioneurótico.
Qual é o efeito colateral do Rivotril?
Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.
Quais são os efeitos colaterais do antibiótico?
As bactérias podem desenvolver resistência aos efeitos dos antibióticos, especialmente se não forem tomados conforme as instruções. Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.
Quais os efeitos colaterais do remédio para ansiedade?
- Falta de coordenação motora.
- Taquicardia.
- Disfunção sexual.
- Problemas gastrointestinais.
- Dores de cabeça.
- Tonturas.
- Edemas nos pés e tornozelos.
- Boca seca.
O que fazer quando o antidepressivo Da efeito colateral?
Se você estiver preocupado com os efeitos colaterais ou tiver dúvidas sobre o tratamento, é importante conversar com o seu médico. Eles podem ajustar a dose ou prescrever uma medicação diferente, se necessário. Não altere a dose ou interrompa o uso da medicação sem a orientação do seu médico.
O que fazer para diminuir os efeitos colaterais do antidepressivo?
Ajustar a dose do antidepressivo para redução dos sintomas. Trocar a medicação para um antidepressivo com menos chances de causar efeitos colaterais sexuais. Adicionar um segundo antidepressivo ou outra medicação que tenha um perfil mais favorável em relação à libido.
Qual é o efeito colateral de sertralina?
Reação muito comum (> 1/10): enjoo, diarreia, indigestão, tontura, dor de cabeça, tremor, falta de apetite, insônia, sonolência, fadiga, sudorese (aumento do suor), boca seca, disfunção sexual (atraso na ejaculação e redução no desejo sexual).
O que é sertralina e para que serve?
A sertralina é um medicamento bastante comum no tratamento de sintomas de depressão e ansiedade, além de transtorno de pânico e estresse pós-traumático. Esse remédio também é usado para tratar pacientes com histórico de mania ou compulsão obsessiva.
Quais são os efeitos colaterais do clonazepam?
Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.
O que pode cortar o efeito de um remédio?
- Combiná-los com álcool. ...
- Tomar de estômago vazio. ...
- Fracionar no olhômetro. ...
- Não mastigar “os mastigáveis” ...
- Engolir os sublinguais. ...
- Não seguir o tempo do tratamento. ...
- Guardá-los em ambientes úmidos ou quentes. ...
- Usar remédios vencidos.
Quais são os efeitos colaterais da fluoxetina?
Os sintomas mais comuns reportados incluem tontura, alterações do sono, distúrbios sensoriais/parestesia (adormecimento ou formigamento de partes do corpo), ansiedade, agitação, astenia (perda ou diminuição da força física), confusão, dor de cabeça e irritabilidade.
Como saber se o remédio está fazendo mal?
Clínica da intoxicação aguda: absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial.
Como saber se o remédio faz mal?
Intoxicação
Em se tratando da automedicação, a intoxicação pode começar com uma pequena confusão mental até deixar a pessoa mais lenta, reduzir ou aumentar a pupila, provocar mal-estar, náuseas ou vômito e elevar ou abaixar a pressão, por exemplo.
Qual é a maior folha do mundo?
Porque as luzes no cabelo ficam laranja?