O que é um edema na perna?

Perguntado por: Isaac Figueiredo  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (11 avaliações)

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Como tratar um edema na perna?

Como tratar?
  1. Pratique exercícios físicos;
  2. Eleve a parte inchada do corpo;
  3. Faça drenagem linfática;
  4. Use meias e luvas de pressão (sob orientação médica);
  5. Reduza o sal;
  6. Evite temperaturas extremas;
  7. Procure sempre um médico se houver edemas, dor no peito e/ou dificuldade para respirar.

O que pode causar um edema?

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.

Qual a diferença entre edema e inchaço?

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Quando se preocupar com edema?

"Mas se o edema é frequente, ou é unilateral, ou associado a outros sintomas como dor, coceira, vermelhidão, ou que não cedem facilmente ao repouso, precisamos procurar um cirurgião vascular, porque temos sinais de alerta para uma investigação maior", conta a médica.

PÉS INCHADOS (EDEMA): causas e tratamentos de inchaço nos pés e pernas. #comentários

39 questões relacionadas encontradas

O que é edema é perigoso?

Embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, é mais comum nos membros inferiores, como resultado de problemas de circulação, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou lesão nos tecidos. Quando o edema é grave ou crônico, pode levar a complicações graves, incluindo úlceras, infecções e problemas de mobilidade.

O que acontece se não tratar um edema?

Esse acúmulo pode ocasionar um aumento da pressão intracraniana, gerando sintomas diversos e causando até mesmo risco de morte.

Quais são os três tipos de edema?

Conheça os vários tipos de edema
  • Idiopático - não tem causa conhecida;
  • Localizado - o acúmulo de líquido se dá em determinada área do corpo. ...
  • Generalizado - pode acometer todo o corpo;
  • Cerebral - os fluidos se concentram no cérebro, devido a alguma doença como a meningite;

O que é bom para desinchar edema?

Potássio, magnésio e vitamina B6

Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. O magnésio pode ser encontrado em grãos, nozes, vegetais verdes e chocolate.

O que é bom para diminuir o edema?

O tratamento para que eliminar o edema deve ser de acordo com a condição que o causou. Nos casos mais leves, é indicado repouso, redução da ingestão de sal na alimentação e também massagem na região afetada, para ajudar a drenar o líquido que está em excesso, até que o de edema desapareça.

Qual o médico que cuida de edema?

Para tratar os problemas de circulação o especialista é o cirurgião vascular ou a angiologista e o mais importante é saber a causa exata para iniciar o tratamento, que pode ser feito com medicamentos em alguns casos com cirurgia.

Quanto tempo leva para sair um edema?

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Quanto tempo pode durar um edema?

O edema é uma alteração bastante presente nas cirurgias de pé e tornozelo. A intensidade e duração variam, mas de maneira geral, o edema pode durar até 6 meses de maneira mais acentuada e até mesmo 1 ano de uma forma mais leve.

Quais os sintomas do edema?

O principal sintoma do edema periférico é o inchaço dos pés e tornozelos. De modo geral, o inchaço causado pelo edema periférico não causa dor, mas pode incomodar e impedir o uso de calçados mais apertados.

Quando o inchaço nas pernas é preocupante?

Verifique com seu médico imediatamente se você tiver inchaço em uma perna ou qualquer um destes outros sintomas: Dor nas pernas, sensibilidade ou cãibras. Pele tingida de vermelho ou azul. Pele que se sente quente.

Quanto tempo demora para desinchar edema?

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar.

O que é um edema inflamatório?

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

Qual é o melhor exercício para desinchar as pernas?

Elevar as pernas

Elevar as pernas todos os dias, principalmente no final do dia, ajuda a aliviar o inchaço nas pernas porque favorece a circulação sanguínea e o sistema linfático, de forma que o sangue acumulado nas pernas, volta a circular normalmente pelo corpo.

O que é bom tomar para desinchar as pernas?

Se você sofre com a retenção de líquidos, que faz suas pernas incharem, alguns chás para melhorar o inchaço nas pernas que podem te ajudar são:
  1. Chá verde com abacaxi.
  2. Chá de salsinha.
  3. Chá de gengibre com canela e limão.
  4. Chá de cavalinha.
  5. Chá de dente-de-leão.
  6. Chá de cabelo de milho.
  7. Chá de chapéu-de-couro.

Onde se localiza o edema?

O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se limita a uma região. Ele pode ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, sendo comum na região de pernas e pés. Em alguns casos, o edema pode ocorrer nos pulmões, fígado e cérebro, sendo mais grave nessas ocasiões.

O que é quando aperta a perna e afunda?

Geralmente, as pessoas costumam perceber os sinais do edema em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos, como, por exemplo, nas pernas. “Uma maneira simples de perceber é apertar, de forma contínua, a região do tornozelo inferior, e observar se ocorre um 'afundamento' que demora a voltar ao normal (edema).

Como é o edema de origem cardíaca?

O edema de origem cardiológica em geral inicia de forma incidiosa podendo na época de sua manifestação já representar cerca de 3 a 5 kilos a mais no peso corporal do paciente.

É perigoso ficar com as pernas inchadas?

O inchaço nas pernas, também conhecido como edema das extremidades inferiores, é um problema que muitas vezes afeta a população mais velha. Esta situação pode ser incómoda, mas não necessariamente perigosa.

Quais as doenças que causam inchaço nas pernas?

Quais as possíveis causas das pernas inchadas?
  • Varizes;
  • Trombose;
  • Linfedema;
  • Problemas renais;
  • Uso de certos remédios;
  • Doenças autoimunes.

Quais são os medicamentos que causam retenção de líquido?

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

Artigo anterior
Quantas horas tem uma semana de segunda a sexta?
Artigo seguinte
Como calcular capacidade de público bombeiros?