O que é um documento PPRA?

Perguntado por: Mónica Matias Sá  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

Programa que controla a efetiva preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, pela antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais, o PPRA ainda é ''documento de gaveta'' em muitas empresas.

O que é o documento PPRA?

É um laudo técnico de condições Ambientais do Trabalho que deve ser expedido por engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho. É um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial.

O que deve constar no documento base do PPRA?

O documento-base, previsto na estrutura do PPRA, e que deve estar à disposição da fiscalização, é um roteiro das ações a serem empreendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente documento-base, mas as medidas não estiverem sendo implementadas e avaliadas, o PPRA, na verdade, não existirá.

O que é e para que serve um PPRA?

O PPRA trata de ações, iniciativas, projetos, técnicas e práticas que têm por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores que ali estão, o que possui influência direta em seu desempenho a curto, médio e longo prazo.

Quais as etapas da elaboração do PPRA?

O PPRA é desenvolvido a partir da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Ele deve ser desenvolvido especialmente por pessoas que tenham conhecimento em higiene ocupacional em conjunto com os trabalhadores.

PPRA: segurança do trabalho - eSocial Onde Iremos? - Como elaborar?

20 questões relacionadas encontradas

Quem poderá realizar as etapas de elaboração implementação acompanhamento e avaliação do PPRA?

9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

Quais os itens do reconhecimento dos riscos ambientais no PPRA?

Lista de Itens neste Tópico:
  • Etapas do PPRA.
  • Reconhecimento de Riscos.
  • Avaliação de Riscos.
  • Medidas de Controle.
  • Nível de Ação.
  • Monitoramento.
  • Registro de Dados.

Qual a importância do PPRA e Pcmso para as empresas?

O objetivo do PPRA é levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os riscos não eliminados são objetos de controle que devem ser trabalhados pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA não existe PCMSO.

O que é avaliado no PPRA?

Os agentes de risco que devem estar presentes no PPRA são os agentes químicos,físicos e biológicos. Podendo ser analisado também os riscos ergonômicos e riscos mecânicos(de acidente).

Qual a importância de um PPRA?

Benefícios do PPRA
  • garantir o cumprimento da legislação (NR 09);
  • proporcionar qualidade de vida para os colaboradores no ambiente de trabalho;
  • maior facilidade na identificação e na neutralização dos riscos;
  • evitar perdas financeiras decorrentes de afastamentos e ações trabalhistas, por exemplo;

Quanto à estrutura do PPRA a mesma deve está escrita em um documento?

Quanto a estrutura do PPRA, a mesma deve estar escrita em um documento-base, contendo exceto: Quest.: 3 Periodicidade Número máximo de trabalhadores Planejamento Forma de Registro Estratégia 4.

Como deve ser feito o reconhecimento dos riscos ambientais?

Quanto ao reconhecimento de riscos, a NR 9 dispõe que é preciso seguir o seguinte procedimento:
  1. Identificar o risco;
  2. Determinar e localizar a fonte do risco (fonte geradora);
  3. Identificar a trajetória e os meios de propagação dos agentes;
  4. Identificar as funções e a quantidade de trabalhadores expostos ao risco;

Pode-se afirmar que o PPRA e um documento que deverá ser apresentado somente em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho?

O PPRA é uma obrigação legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta. ... O PPRA se resume apenas a um documento que deverá ser apresentado em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho? Não. É um programa de higiene ocupacional constituído de uma série de ações contínuas.

Quem pode fazer o PPRA e o Pcmso?

Por lei, todas as empresas que contratam funcionários devem elaborar e implementar tanto o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Similares e complementares, mas com objetivos distintos, ambos geram dúvidas nos gestores e responsáveis.

Quem é responsável pela elaboração do PPRA?

“A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR”.

Como fazer a gestão de um PPRA?

Para fazer o gerenciamento no sistema, é preciso incluir, alterar ou excluir os laudos dos agentes de risco do GHE, assim como suas medições, fontes geradoras, possíveis danos e outras informações relacionadas a eles. Quando um laudo é excluído, todas as informações que o compõem também serão excluídas.

Quais são os riscos avaliados no PPRA?

Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

Quais são os riscos que devem constar no PPRA?

Teoricamente, os riscos ocupacionais são divididos em: (i) riscos ambientais e (ii) riscos de operação. Por sua vez os riscos ambientais consistem em: (1) riscos físicos, (2) riscos químicos e (3) riscos biológicos e, por seu turno, os riscos de operação compreendem os: (4) ergonômicos e (5) mecânicos ou de acidentes.

O que é antecipação e reconhecimento dos riscos?

Conclusão. De modo geral, a antecipação e reconhecimento dos riscos nada mais é que o desenvolvimento de políticas de prevenção e contenção de ameaças. Para as operações de uma empresa, essa prática faz parte da gestão de riscos e ajuda a manter sua operação protegida de falhas internas e externas.

Qual a importância do PCMSO para as empresas?

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa. As corporações estão buscando se adequar a essas regras para evitar acidentes de trabalho que podem levar a processos judiciais.

Quais os principais benefícios dos programas de gestão PPRA e PCMSO )?

A Finalidade do PCMSO e PPRA

A finalidade na realização de tais programas é identificar, mapear e controlar prováveis riscos (físicos, químicos, ergonômicos, mecânicos e biológicos) que o trabalhador possa estar exposto.

O que deve ser feito primeiro o PPRA ou o PCMSO qual a importância destes dois documentos elaborados pela empresa?

Partindo do principio que o PPRA tem a função de realizar o levantamento de riscos e propor medidas de controle, o mesmo servirá de base para a elaboração e a implementação do PCMSO. Portanto, deve-se primeiro realizar o PPRA para posteriormente elaborar o PCMSO.

Quais as fases está dividido o plano de programa de prevenção de risco ambientais PPRA )?

PPRA e as etapas para desenvolver o projeto em sua empresa
  • Antecipar e reconhecer os riscos;
  • Estabelecer as prioridades e metas de avaliação e controle;
  • Avaliar dos riscos e exposição dos trabalhadores;
  • Implementar as medidas de controle e avaliação;
  • Monitorar os níveis da exposição aos riscos;

O que integra o PPRA nas empresas?

O documento deve conter:
  • Um planejamento anual, com descrição das metas, das prioridades para o ano e um cronograma de atividades;
  • deve descrever a metodologia de ação e as estratégias que serão utilizadas para o alcance das metas;

Que documento regulamentado pela nr9 e de implementação obrigatória para gerenciamento dos riscos?

A NR 9 é a Norma Regulamentadora que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PPRA. Ela é válida para todas as empresas que trabalham com atividades de risco à saúde do funcionário e que admitam funcionários em regime CLT.

Artigo anterior
O que quer dizer todos os caminhos levam a roma?
Artigo seguinte
Quais as melhores frutas para quem pratica esporte?