O que é um documento intermediário?

Perguntado por: Lia Melissa Marques de Costa  |  Última atualização: 12. August 2024
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O arquivo intermediário é integrado por documentos da segunda idade ou semiativos, que, tendo cessada ou reduzida sua utilidade nas unidades onde se acumularam, continuam a oferecer perspectiva de uso eventual, por prazos variáveis, muitas vezes vinculados a questões legais.

O que é documento intermediário?

Na definição da lei (art. 8º, §2º): “consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

Qual a diferença entre arquivo corrente e intermediário?

Os arquivos correntes são aqueles utilizados diariamente, enquanto os intermediários são documentos não acessados com frequência, mas que ainda têm importância administrativa. Já os arquivos permanentes contêm informações históricas de longo prazo.

Quais os 4 tipos de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Quais as 3 classificações para documentos públicos?

A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.

Arquivos correntes, intermediários e permanentes.

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Quais são os tipos de classificação de documentos?

Formas de classificação de documentos

Suporte: diz respeito ao material no qual estão registradas as informações. Exemplos: papel ou filme. Forma: se refere à etapa de elaboração ou transmissão do documento. Exemplos: rascunho, cópia ou original.

Quais são os principais tipos de classificação de documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Quais são os principais tipos de documentos empresariais?
  • Contrato social. ...
  • Alvará ...
  • Licenças específicas de funcionamento. ...
  • Notas fiscais. ...
  • Registros contábeis. ...
  • Registros tributários e da previdência. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Medicina e Segurança do Trabalho.

Como diferenciar tipos de documentos?

Como fazer a classificação dos documentos?
  1. gênero: os documentos podem ser em forma de texto ou cartográficos, como mapas, plantas, pinturas, cartazes, micrográficos, digitais, pinturas etc.;
  2. tipologia: é a nova configuração do documento de acordo com o trabalho que o gerou.

Quais são os tipos de documentos públicos?

Tipos de documentos oficiais
  • Ata. Trata-se de um relato do que foi decidido em reuniões e assembleias, por meio de uma pauta estabelecida antes da reunião em si para que a execução e decisões importantes sejam, de fato, discutidas e estabelecidas.
  • Atestado. ...
  • Convocação. ...
  • Edital.

O que são arquivos intermediários exemplos?

Arquivo intermediário

Por isso, eles precisam ficar em um depósito temporário, porém de fácil acesso, para que sejam localizados quando necessário. Alguns exemplos de arquivos intermediários são: contratos, atas de reuniões e outros materiais que eventualmente possam ser consultados por algum motivo.

Qual a justificativa para a existência do arquivo intermediário?

A justificativa para a existência do arquivo intermediário é econômica, isto é, ele existe para armazenar os documentos que, mesmo sem consulta muito frequente, precisam ser mantidos por questões técnicas, fiscais e(ou) legais.

O que é um arquivo morto?

O arquivo morto é, basicamente, diversos arquivos e/ou documentos importantes que não estão sendo utilizados no momento, mas que precisam ser guardados. Isso inclui documentos fiscais, contábeis, de processos, de produtos, da área de gestão de pessoas, entre vários outros!

O que é arquivo corrente exemplos?

Os Arquivos Correntes ou Setoriais são constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, para tomada de decisões das administrações e etc.

O que determina a idade dos documentos corrente intermediária e permanente e?

a frequência de uso.

O que significa fase corrente?

Fase corrente

A primeira fase do ciclo de vida de documentos, a fase corrente, é quando o documento tem a sua maior importância. É aqui que ele costuma ser consultado com mais frequência, o que faz com que seja fundamental que ele esteja próximo dos colaboradores que irão precisar dele.

O que é a classificação de arquivos?

É a análise e identificação do conteúdo dos documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual a informação será recuperada, atribuindo-se um código de classificação.

Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico.

O que significa o tipo de documento?

R- Os “Tipos de Documentos” são categorizações documentais criadas previamente e incluídas no sistema.

Quais são os 2 tipos de gestão de documentos?

É um processo essencial para qualquer empresa, pois permite o controle dos processos internos e a melhor tomada de decisões. Essa gestão pode ser feita de forma manual ou automatizada.

Quais são os tipos de documentos técnicos?

Documentação técnica é usada em diferentes indústrias e ela pode ser classificada de acordo com esses critérios:
  • Educação. ...
  • TI (Tecnologia da Informação) ...
  • Medicina. ...
  • Documentação de API. ...
  • Guias de Usuário. ...
  • Manuais de manutenção. ...
  • Manuais de Instrução.

O que é considerado um documento oficial?

DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.

Quantos tipos de documentos existe?

Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.

Quais são as principais características de um documento?

Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

Qual a função da classificação de documentos?

A classificação dos documentos é a principal ferramenta utilizada para a gestão das informações produzidas pelo Estado. É por meio dela que definimos os prazos de arquivamento de um documento e qual será a sua destinação final.

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