O que é um documento?

Perguntado por: Alice Erica Jesus de Gomes  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

O que são os documentos?

Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).

Qual é a finalidade do documento?

A finalidade dos documentos é servir de prova, segundo Rousseau e Couture (1994, p. 157) na idade média documentos eram conservados unicamente por causa do seu valor.

Qual a importância de um documento?

A importância do arquivo de documentos e da história é exatamente porque eles representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, transmitido de geração em geração contribuindo com a democracia e com a qualidade de vida dos cidadãos.

Qual é a finalidade de um documento do tipo PDF?

Além de ser mais leve, o que permite um envio e compartilhamento rápido, o PDF permite a inserção de comentários, ideal para projetos em equipe. Por manter a qualidade de imagens e textos, o PDF é o melhor formato para quando você precisa imprimir um arquivo.

Descomplicando o que é Arquivo e Documento

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Quais são os 3 tipos de natureza dos documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

O que é a natureza de um documento?

- Situação em que se encontra o processo/documento.

Quais as três fases da gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

Quanto a natureza Os documentos podem ser explique os?

Caracterização quanto à natureza do assunto

Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Quais são os 10 principais documentos empresariais exigidos na fiscalização?
  • Contrato social. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licença sanitária. ...
  • Licença ambiental. ...
  • Contrato com profissional de contabilidade. ...
  • Notas fiscais. ...
  • Registros de contabilidade. ...
  • Comprovantes de RH.

Quais são os tipos de documentos de uma empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

Quais os tipos de documentos técnicos?

Documentação técnica é usada em diferentes indústrias e ela pode ser classificada de acordo com esses critérios:
  • Educação. ...
  • TI (Tecnologia da Informação) ...
  • Medicina. ...
  • Documentação de API. ...
  • Guias de Usuário. ...
  • Manuais de manutenção. ...
  • Manuais de Instrução.

O que são documentos técnicos?

2.1 Documento técnico

Qualquer informação, formando uma unidade lógica, registrada em papel ou em meio eletrônico, que possa servir para consulta, estudo ou validação técnica.

Quais gêneros Os documentos podem ser classificados?

1. Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

Quais são os tipos de documentos técnicos que fazem parte da rotina de trabalho como assistente administrativo?

A partir desses documentos, são definidas rotinas administrativas como:
  • Cadastro de informações nos sistemas.
  • Organização de arquivos, documentos e materiais.
  • Operação de equipamentos e tecnologias.
  • Controle de entrada e saída de materiais.
  • Atendimento telefônico e via e-mail.
  • Emissão de recibos, notas fiscais e relatórios.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Quais são os tipos de documentos que podem e devem ser arquivados em uma empresa?

Os principais documentos de uma empresa devem ser guardados corretamente, principalmente, os relativos ao setor de RH, tributários, trabalhistas, contábeis e guias de recolhimento. Dependendo da situação, é recomentado armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico.

Quais são os principais tipos de documentos financeiros mais utilizados?

Quais são os 5 principais documentos contábeis de uma empresa?
  • Notas fiscais. As notas fiscais podem ser consideradas como os documentos contábeis mais importantes de uma empresa. ...
  • Extratos de meios de pagamento. ...
  • Comprovantes de recolhimento de tributos e pagamentos diversos. ...
  • Documentos trabalhistas. ...
  • Contratos diversos.

Quais documentos são mais importantes?

7 documentos que todo brasileiro deve ter
  • Certidão de nascimento. ...
  • RG (Registro Geral) ...
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
  • Título de eleitor. ...
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
  • Carteira de trabalho (CTPS) ...
  • Certificado de serviço militar (CAM)

Quais os principais documentos de uma pessoa jurídica?

Conheça 11 documentos para abertura de empresa
  1. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ...
  2. Contrato Social. ...
  3. Registro na Junta Comercial. ...
  4. Inscrição estadual. ...
  5. Inscrição Municipal. ...
  6. Alvará de funcionamento. ...
  7. Alvará do Corpo de Bombeiros. ...
  8. Alvará da vigilância sanitária.

Como é feita a classificação dos documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Quanto à natureza dos arquivos em relação às instituições como podemos chamar os arquivos?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

Quais os valores dos documentos?

Fundamentalmente temos dois valores: o primário e o secundário. O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos: Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.

O que é valor de um documento?

É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação.

Artigo anterior
Quais as dores do reumatismo?
Artigo seguinte
Para quem Tobirama morreu?