O que é um discurso linguístico?

Perguntado por: Frederico Miguel Brito Assunção Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)

LINGUÍSTICA realização concreta e irrepetível da linguagem verbal, escrita ou oral, e em qualquer registo (formal, informal, etc.)

O que é um exemplo de discurso linguistico?

Exemplo: - Ela foi uma médica e uma vencedora. - Ela foi uma médica, uma vencedora. Eu estava falando com ele e continuei falando e falando, porque, quem sabe, ele começa a entender.

Qual das opções abaixo é um exemplo de discurso linguísticos?

Qual das opções abaixo é um exemplo de discurso linguístico? A existência de espaços para marcar os limites da palavra. A ordenação sucessiva das páginas de um livro da esquerda para a direita.

Qual é o significado de discurso?

1. Fala ou texto preparado para ser apresentado perante uma audiência; peça oratória. 2. Conjunto ordenado de frases, ditas em público ou escritas.

Qual a função do discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

ANÁLISE DO DISCURSO

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de discurso?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

Qual dessas opções é uma característica das línguas com estruturas silábicas complexas?

Semi-transparente. QUAL DESTAS OPÇÕES É UMA CARACTERÍSTICA DAS LÍNGUAS COM ESTRUTURAS SILÁBICAS COMPLEXAS? 1. Sílabas constituídas por uma consoante e uma vogal (sílaba CV).

O que se estuda em análise do discurso?

Empreender a análise do discurso significa tentar entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e como esse texto se articula com a história e a sociedade que o produziu. O discurso é um objeto, ao mesmo tempo, lingüístico e histórico; entendê-lo requer a análise desses dois elementos simultaneamente.

O que são aspectos não linguísticos?

Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

Quais são os tipos de recursos de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Como analisar o discurso de um texto?

Análise do Discurso é tida como uma prática de análise do estudo lingüístico, existente no campo da comunicação. Ela consiste na análise da estrutura de um dado texto, seja ele verbal ou não-verbal, e suas respectivas preocupações.

Qual é a habilidade EF15LP13?

A habilidade EF15LP13 consiste em: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

O que são recursos paralinguísticos e Cinésicos?

Além disso, os alunos podem ter dificuldade de compreender que os elementos paralinguísticos (qualidade da voz, ritmo da fala, pausas, risos, gritos) e cinésicos (movimentos, gestos e expressões faciais) de uma exposição oral podem revelar o tipo e planejamento prévio de uma exposição oral.

Quais são as fases da Análise do Discurso?

As etapas do processo de análise dos discursos são: passagem da superfície linguística para o objeto discursivo; passagem do objeto discursivo para o processo discursivo; constituição dos processos discursivos2.

O que é teoria da Análise do Discurso?

A Análise do Discurso é uma teoria que se fundamenta na articulação entre a Linguística, a Psicanálise e o Materialismo Histórico. Esta base possibilita a explicação das formas de manifestações da língua em articulação com os processos ideológicos.

Quais são as três principais áreas que se interconectam para a Análise do Discurso?

O presente artigo pretende discutir o imbricamento das três principais áreas – lingüística, materialismo histórico e psicanálise – de onde emerge a análise de discurso, concebida por Michel Pêcheux.

Quais são os tipos comuns de sílabas?

1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.

Que é uma ortografia transparente?

São atividades que permitem ao aprendiz desenvolver a percep- ção referente à relação mais e menos transparente entre os níveis fonético e fonológico e os respectivos registros ortográficos.

O que é uma ortografia transparente passei direto?

7-O que é uma ortografia transparente? Uma ortografia em que as correspondências entre fonemas e grafemas são consistentes.

Quais os principais tipos de discursos textuais?

Tipos de discursos textuais
  • Discurso direto. O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
  • Discurso indireto. O narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso indireto livre.

O que é o discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que são recursos paralinguísticos?

Paralinguística é o estudo da paralinguagem, a parte da linguística que contem os aspectos não verbais que acompanham a comunicação verbal. Estes aspectos incluem o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal, e mais características que transcendem a própria fala.

Quais são os elementos Cinésicos?

Dentre os cinésicos, é possível citar a postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio, etc.

Quais são os recursos textuais?

Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.

Artigo anterior
Como ter Glow Up?
Artigo seguinte
Como faço para tirar o Core SP?