O que é um discurso filosófico?

Perguntado por: Mara Jesus Teixeira  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional.

Como podemos caracterizar um discurso filosófico?

O discurso filosófico não é retórico, sua linguagem apresenta-se sem recursos técnico-estilísticos. Isso porque ele não possui sentido estético. Sua função é utilitária - informar, convencer, explicar, documentar, entre outros.

O que temos de comum no discurso mitológico e filosófico?

As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...

Qual é o objetivo do discurso filosófico?

3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória.

O que é um discurso mitológico?

O Discurso Mitológico é aquele que utilizava-se de explicações mitológicas (sem fundamento científico) para explicar os fenômenos naturais e as questões universais que afloraram no mundo antigo.

Discurso Filosófico [quase tudo sobre]

35 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do discurso mitológico do discurso filosófico explique?

Discurso mítico - é realizado com base na soma dos saberes, histórias e narrativas que são adquiridos no dia a dia das pessoas. ... Discurso filosófico - é aquele que usa a reflexão para investigar e explicar a realidade em que vivemos.

Qual a diferença entre os discursos mitológico filosófico e científico?

O discurso mitológico deve ser comparado ao senso comum, que acredita nas afirmações sem exigir maiores comprovações; o discurso científico deve ser mais racional e o discurso filosófico mais radical, no sentido de que procura investigar a possibilidade de contradições nas afirmações científicas.

Qual a diferença do discurso científico do senso comum?

São duas formas de conhecimento bastante distintas, tendo em vista que, enquanto o conhecimento científico apoia-se na experimentação dos fenômenos para a verificação da verdade, o senso comum toma frequentemente como base as crenças e os hábitos de um determinado povo ou de uma determinada sociedade.

Qual a diferença do discurso religioso para o discurso filosófico?

· A Filosofia como forma de pensamento superior ao pensamento religioso; ... · A Filosofia surge na Grécia em oposição ao pensamento mitológico; · A Filosofia como explicação do mundo diferente da explicação do mundo elaborada pela Religião.

Qual a diferença entre discurso religioso e discurso científico?

Para o lingüista, o discurso científico e o religioso não são necessariamente conflitantes. ... Isso não significa, necessariamente, que a pessoa seja religiosa. É mais uma expressão da língua portuguesa que foi produzida a partir de condições enunciativas da fé, mas que adquiriu outra significação", complementa Guimarães.

O que é um mito na filosofia?

Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e dos seres humanos. ... Mito nem sempre é utilizado no se sentido original, também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico.

Quais são as principais características do mito?

Características de um mito: Tem caráter explicativo ou simbólico. Relaciona-se com uma data ou com uma religião. Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.

Por que podemos afirmar que o mito foi uma preparação para a filosofia?

O mito foi a preparação para a própria filosofia, pois os mitos foram a primeira maneira de que as pessoas encontraram para questionar os acontecimentos da época. Por meio desse questionamento as pessoas buscavam respostas nos mitos.

Qual a especificidade da filosofia enquanto discurso?

Se a filosofia, como tipo de discurso, caracteriza-se por uma forma específica de uso do LOGOS (que realiza determinadas operações mentais), o gênero diálogo, ou seja, a forma dialogal constituída de personagens que alternam suas falas, dirigindo-se um ao outro, é utilizada como estratégia discursiva.

Quais as principais características do discurso?

As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Quais os pontos marcantes no discurso filosófico e no discurso religioso?

Há uma tríade importante no discurso religiosos que vai se repetir no discurso filosófico: o homem, a natureza, o divino (extranatural). ... Se há um entrelace entre a filosofia e a religião no âmbito do objeto de pesquisa e do sujeito questionador, também existe uma particularidade na expressão do saber: o discurso.

Quais são as características do discurso religioso?

O discurso religioso tem características que nos permitem investigar como um discurso tem a capacidade de determinar a forma como as pessoas agem, como se organizam em sociedade, já que as fórmulas religiosas são usadas performativamente, isto é, como forma de ação sobre o outro.

Quais as semelhanças entre ciência e filosofia?

1.3 – Semelhanças e diferenças entre a Filosofia e a Ciência. – Semelhanças: exigem ambas uma metodologia adequada, justificação e rigor de conceitos; ... enquanto que as teorias filosóficas não exigem reconhecimento e aceitação universais, as teorias científicas exigem o reconhecimento de toda a comunidade científica.

O que é ciência e o que é senso comum?

O senso comum é um conhecimento assistemático, ou seja, não possui uma organização prévia ou investigação de estudos para se chegar a uma conclusão. A ciência, no entanto, é um conhecimento sistemático, organizado a partir de um conjunto de teorias, estudos e observações coerentes e relacionadas entre si.

Quais são os exemplos de senso comum?

5 Exemplos de senso comum
  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.

Qual a diferença entre a sociologia é o senso comum?

A principal diferença entre a sociologia e o senso comum e que o senso comum tende a dar um ponto final nos assuntos estudados e a sociologia, assim como os demais conhecimentos críticos, busca ampliar o debate, sem esgotá-lo. Como similaridade elas tratam de temas bem parecidos.

Quais são as formas de conhecer o mundo?

A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido.

Quais são as principais diferenças entre mito e filosofia?

O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais. ... Já a filosofia não admite contradições e exige respostas formuladas racionalmente.

O que é um discurso religioso?

O discurso religioso é aquele que faz ouvir a voz de Deus ou de seus enviados (profeta, pastor, padre), essa é a principal caracte- rística desse discurso (Orlandi, 1996). locutor está no plano espiritual (Deus), e o ouvinte está no plano temporal (os adoradores).

O que podemos afirmar sobre o mito?

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

Artigo anterior
O que é uma agencia de viagens?
Artigo seguinte
Quais são as aves aquáticas?