O que é um desejo?

Perguntado por: Nuno Lucas de Neto  |  Última atualização: 9. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)

Desejos são estados mentais expressos por termos como "querer", "almejar" ou "apetecer". Uma grande variedade de características é comumente associada a desejos. São vistos como atitudes proposicionais em relação a estados de coisas concebíveis.

O que é ter um desejo?

A vontade tem senso de dever, exige renúncia e cotas de sacrifício. O desejo, primo em segundo grau da vontade, é “instinto, aspiração, ambição ou necessidade que se quer satisfazer, expectativa de que algo aconteça conforme o esperado”.

O que significa ter um desejo?

1 Ato ou efeito de desejar; tendência da vontade a buscar o conhecimento, a posse ou o desfrute de alguma coisa. 2 Anseio ou carência consciente; querer, vontade. 3 Anseio veemente de alcançar determinado objetivo; ambição, cobiça, cupidez.

O que explica o desejo?

O Desejo é uma organização de palavras, ideias, afetos, significações, histórias e tem como resultado uma movimentação, pulsação que conduzem nossas vidas. Essa movimentação que o Desejo causa decorre do fato de que algo está faltando.

O que é desejo para psicologia?

Assim, o desejo é um desdobramento da busca pelo prazer, e visa, como meio de realizar tal descarga, a experiência da identidade entre um percepto atual e os estímulos que compuseram a vivência de satisfação primária, tal como descrito no trecho citado.

Diferença entre desejo e vontade

45 questões relacionadas encontradas

O que Freud explica sobre desejo?

Ele acreditava que o desejo surge das pulsões internas, como a sexualidade e a agressividade. Além disso, Freud descreveu a existência de desejos conscientes e inconscientes, sendo este último um terreno fértil para o surgimento de conteúdos reprimidos.

Quais são os tipos de desejo?

Os desejos podem ser positivos, no sentido de que o sujeito quer que um estado desejável seja o caso, ou negativos, no sentido de que o sujeito quer que um estado indesejável não seja o caso.

São exemplos de desejos?

O desejo, por conseguinte, é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. Pode-se desejar objetos materiais (uma casa, um automóvel), situações (férias, um reencontro familiar) ou até pessoas (o desejo sexual).

O que desperta o desejo em uma pessoa?

No homem, o desejo vem automaticamente por meio de um olhar mais atento sobre a mulher que ele deseja. Na mulher, o desejo vem da necessidade de uma aproximação que a faça se sentir desejada, que a estimule, excite, para sentir segurança nas atividades sexuais.

Onde nasce o desejo?

O Desejo é uma organização de palavras, ideias, afetos, significações, histórias e tem como resultado uma movimentação, pulsação que conduzem nossas vidas. Essa movimentação que o Desejo causa decorre do fato de que algo está faltando.

Qual a importância do desejo?

Qual a importância do desejo? Compreender quais são as vontades compatíveis com suas necessidades e bem estar, pode ser considerado um dos crivos para regular o ponto de saúde entre um ser humano movido pela vontade ou pela ganância.

Qual é a diferença entre vontade e desejo?

”O desejo nasce de conteúdos inconscientes ligados a marcas adquiridas ao longo de nossas histórias, por experiências dolorosas ou prazerosas que vivemos no passado. Já a vontade está associada à nossa capacidade de fazer escolhas racionais diante das diferentes situações que experimentamos no presente".

O que produz o desejo?

Esses hormônios são controlados por neurotransmissores. O que dá combustão para esse desejo (ou seja, o gatilho) é a dopamina. Quando a pessoa vê alguém que acha interessante, se sente atraída, o cérebro libera esse neurotransmissor que provoca a sensação de prazer.

O que a Bíblia fala sobre desejos?

Desejo é a vontade de ter algo, cobiça, ou seja, desejar o que não é seu. Vontade exagerada. A nossa carne sempre deseja algo para satisfação, porém, nem sempre nos sentimos satisfeitos.

Quais são os 5 desejos?

Quais são os cinco desejos fundamentais do ser humano? Os cinco desejos básicos do ser humano, segundo os ensinamentos do Mestre Massaharu Taniguchi descritos no Modulo de Estudo da Seicho-No-Ie (2011, p. 160), são: “Ser amado, ser reconhecido, ser útil, ser elogiado e ser livre”.

Qual é o maior desejo do ser humano?

O desejo de aceitação, propósito, autenticidade, equilíbrio, compreensão, harmonia, aventura, amor, paz e conexão espiritual permeia nossas vidas e molda nossas aspirações mais profundas.

Quais os desejos mais comuns?

De acordo com o estudo, divulgado nesta quinta-feira, o maior desejo de 15% dos 620 entrevistados é fazer uma viagem internacional. Em segundo lugar, os brasileiros sonham em fazer uma viagem nacional (11,5%), e, em terceiro, ter um carro (9,3%).

O que é um desejo inconsciente?

O desejo inconsciente se manifesta inquietantemente no dito do próprio sonhador, sem que este disso se dê conta. O sujeito fala mais do que supõe, exprimindo algo da verdade de seu desejo independentemente de suas intenções lingüísticas racionais.

O que é objeto de desejo?

Objeto do desejo refere-se a tudo aquilo que vem satisfazer a um impulso, muitas vezes inconsciente. Aqui, o objeto pode ser uma pessoa ou parte dessa pessoa (como o seio da mãe para o bebê), pode ser uma entidade ou um ideal. Ainda os objetos podem ser reais ou imaginados.

O que é o desejo para a filosofia?

O desejo é um movimento que surge a partir de um objeto concebido pela razão, imaginação ou sensação. Para que haja impulso ou apetite é preciso haver uma consideração sobre a dor ou o prazer de modo que algo nos pareça prazeroso ou doloroso.

O que é desejo para Descartes?

O desejo é para Descartes uma paixão dinâmica, visto que é por seu intermédio que as outras quatro paixões fundamentais: o amor, o ódio, a alegria e a tristeza podem se manifestar. Muito se erra em matéria de desejo, por não se distinguir claramente as coisas que dependem inteiramente do "eu" e as que não dependem.

O que Kant explica sobre desejo e vontade?

Com efeito, segundo o próprio filósofo, “a vontade é uma espécie de causalidade dos seres vivos, enquanto racionais, e liberdade seria a propriedade desta causalidade, pela qual ela pode ser eficiente, independentemente de causas estranhas que a determinem” (KANT, 1974, p. 243).

Como desenvolver o desejo?

Confira as principais causas da falta de libido.
  1. Praticar exercício físico. ...
  2. Fazer exercícios de Kegel. ...
  3. Comer alimentos afrodisíacos. ...
  4. Aumentar a lubrificação íntima. ...
  5. Se expôr ao sol nas horas certas. ...
  6. Dedicar tempo ao parceiro. ...
  7. Conhecer seu próprio corpo.

Artigo anterior
O que preciso saber sobre unhas?
Artigo seguinte
Quais são os campos de atuação do técnico em enfermagem?