O que é um crime simples?

Perguntado por: Diana Adriana Barros Matias Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Crime simples são aqueles crimes que a redação do legislador enumera as elementares do crime em sua figura fundamental. Ex: homicídio.

O que é considerado crime simples?

a) Crime simples é o que possui tipo penal único, protegendo apenas um bem jurídico. Podemos citar como exemplo o crime de homicídio, que protege o bem jurídico vida.

Quais são crimes simples?

Crime simples é aquele que contém as elementares do delito em sua figura fundamental. Podemos citar como exemplos o crime de homicídio simples, cuja descrição é "matar alguém" (art. 121, "caput", do CP), e o furto simples (art. 155 do CP).

O que é crime de ação simples?

Crime de ação simples: é o crime que possui apenas um núcleo do tipo, consistente no verbo principal que descreve a conduta típica. É o caso do homicídio.

O que é crime simples privilegiado e qualificado?

CRIMES SIMPLES, PRIVILEGIADOS E QUALIFICADOS

É a figura típica simples, que contém os elementos específicos do delito”. Mirabete ainda completa essa definição ressaltando que em seu conteúdo subjetivo não há “circunstância que aumente ou diminua sua gravidade”.

Crimes simples, qualificados e privilegiados

37 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre homicídio qualificado e privilegiado?

A diferença entre o homicídio privilegiado e o qualificado é quanto à mensuração da pena. Pois, enquanto no homicídio privilegiado, somam-se ao tipo circunstâncias que fazem reduzir a pena, no homicídio qualificado, adicionam-se circunstâncias que enseja no aumento da pena.

Quais são as qualificadoras de um crime?

"São qualificadoras do crime aquelas circunstâncias que: a) revelam determinados motivos, interesses, meios ou modos de execução; b) produzem resultados graves ou gravíssimos para o bem jurídico afetado; c) expõem a vítima ao maior poder de ação do agente, seja em função da idade, de parentesco ou outra relação de ...

O que é crime de ação única?

Crime de ação única ou crime uninuclear é o que descreve apenas um verbo, isto é, uma única forma de agir do agente. Exemplo: furto – subtrair para si ou para outrem, coisa alheia móvel (CP, art. 155).

Quais são os tipos de crimes?

  • CRIMES COMUNS E ESPECIAIS. ...
  • CRIMES COMUNS E PRÓPRIOS. ...
  • CRIMES DE MÃO PRÓPRIA OU DE ATUAÇÃO PESSOAL. ...
  • CRIMES DE DANO E DE PERIGO. ...
  • CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA. ...
  • CRIMES COMISSIVOS E OMISSIVOS. ...
  • CRIMES INSTANTÂNEOS, PERMANENTES E INSTANTÂNEOS DE EFEITOS PERMANENTES. ...
  • CRIME CONTINUADO.

O que é homicídio simples exemplos?

Exemplos de homicídio simples: em meio a uma briga de rua, de bar, entre casais, ou envolvido por grande emoção, inexistindo a intenção prévia, ou premeditação do crime.

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art.

Quais são os crimes mais comuns no Brasil?

  • O crime que mais prende no Brasil é o tráfico de drogas (28%), seguido de roubo (25%), furto (13%) e homicídio (10%). ...
  • Com unidades superlotadas, a atual taxa de ocupação do sistema prisional é de 167% e o deficit de vagas chegou a 250,3 mil no Brasil — número próximo ao de presos provisórios, de 249,6 mil.

Quais os crimes próprios?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.

Quantos tipos de crime existe?

Apenas o Código Penal Brasileiro (decreto-lei) prevê aproximadamente 300 (trezentos) crimes.

O que é crime comum exemplo?

Crimes comuns são aqueles praticados por qualquer pessoa, previstos por exemplo pelo Código Penal. Pode ser furto, roubo, corrupção, homicídio, estupro, entre outros, para os quais um juiz vai estabelecer uma pena se condenar o réu, como prisão em regime fechado, pagamento de multa ou prestação de serviços.

Quais os crimes que precisam de representação?

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.

Qual o crime mais grave do Brasil?

Cinco crimes com penalidades mais graves do código penal
  1. 1 – Homicídio qualificado. ...
  2. 2 – Latrocínio. ...
  3. 3 – Extorsão mediante sequestro com resultado morte. ...
  4. 4 – Estupro com resultado morte. ...
  5. 5 – Estupro de vulnerável com resultado morte.

Que são crimes de ação única e ação múltipla?

Crime de Ação Única: Crime praticado por apenas 1 conduta, 1 verbo. Ex. Homicídio somente matar tem no tipo penal. Crime de Ação Múltipla ou Conteúdo Variado ou Tipo Misto: É aquele em que o tipo penal tem mais de uma conduta, ação, verbo.

O que é um crime de ação múltipla?

É também denominado crime de conteúdo variado ou plurinuclear. É aquele em que a lei descreve várias condutas (vários verbos), que são separadas pela conjunção alternativa "ou". Assim, nestes casos, a prática de mais de uma conduta pelo agente, em relação à mesma vítima, constitui crime único.

Quantas qualificadoras um crime pode ter?

"Havendo duas qualificadoras ou mais, uma pode ser usada para qualificar o crime e a outra como agravante genérica, se cabível, ou circunstância judicial desfavorável."

Como identificar uma qualificadora?

Portanto, em resumo, se verificar que o texto da lei fala em aumentar a pena com uma fração, será uma causa de aumento (majorante); se trouxer novos elementos para o tipo e aumentar as penas mínima e máxima, será uma qualificadora.

Quais são as qualificadoras do crime de homicídio?

d) à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido; e) para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; f) contra a mulher por razões da condição de sexo feminino; g) contra autoridade ou agente descrito nos arts.

O que é um homicídio qualificado privilegiado?

É considerado homicídio privilegiado quando é praticado sob o domínio de uma compreensível emoção violenta, compaixão, desespero ou motivo de relevante valor social ou moral, que diminuam sensivelmente a culpa do homicida.

Qual a diferença de homicídio para homicídio qualificado?

Segundo o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), o homicídio qualificado é aquele cometido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é. O homicídio simples, por mais que o adjetivo possa parecer impróprio, é o ato de matar uma pessoa em circunstâncias que não ampliem a magnitude desse ato extremo.

É possível um crime ser qualificado e privilegiado?

A resposta é sim, desde que a qualificadoras sejam de natureza OBJETIVA. Para a compreensão dessa afirmação, é necessária uma análise do homicídio privilegiado e do homicídio qualificado separadamente.

Artigo anterior
Quais são as sequelas da paralisia de Bell?
Artigo seguinte
Quem era o fantasma de Hamlet?