O que é um contrato digitalizado?
Perguntado por: Leandro Amorim | Última atualização: 12. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)
O contrato digital é um contrato tradicional elaborado, assinado e armazenado em ambiente online. Ele traz maior segurança, organização e agilidade nos processos. A boa notícia é que ele pode ser usado em várias ocasiões, desde que cumpra os requisitos de validade. O principal deles é a assinatura eletrônica.
Como mandar contrato digitalizado?
- abrir o documento no formato Word;
- clicar em “arquivo” e depois em “informações”;
- selecionar a opção “proteger documento”;
- depois, ir em “adicionar uma assinatura digital”;
- preencher as informações solicitadas na próxima etapa e informações de objetivo de assinatura;
Como faço para assinar um contrato digitalmente?
- identificação das partes — o contrato digital deve indicar quem contrata e quem é contratado, informando dados como nome, números de RG, CPF e CNPJ, endereço, entre outros;
- objeto do contrato — o documento deve determinar e delimitar qual é a finalidade do acordo;
Qual o valor jurídico das assinaturas digitalizadas?
Ela tem o mesmo valor legal que uma assinatura em papel e é regulamentada pela Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001 e pela Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020.
O que é necessário para validar um contrato?
Para que um contrato seja considerado válido devemos analisá-lo à luz do artigo 104 do Código Civil para verificar se há: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prevista ou não vedada em lei.
Comece a usar um CONTRATO DIGITAL agora mesmo
Quais são as 3 condições de validade dos contratos?
a) a capacidades das partes; b) licitude do objeto; c) legitimação para sua realização.
Qual assinatura digital é válida em contratos?
Assim, "o contrato eletrônico não precisa ser assinado exclusivamente por certificado digital" e "aceita-se qualquer assinatura eletrônica prevista na legislação".
Qual a validade de um documento digitalizado?
Um dos pontos mais importantes do decreto garante que se a digitalização for feita de forma adequada, a validade permanece intacta. Portanto, os documentos físicos podem ser descartados, uma vez que a versão digital possui o mesmo efeito perante a lei.
O que a lei diz sobre assinatura digital?
Em vigor desde o dia 14 de julho de 2023, essa Lei adicionou um novo parágrafo ao artigo 784 do Código de Processo Civil (CPC), determinando que títulos executivos eletrônicos podem ser validados por qualquer tipo de assinatura eletrônica previamente estabelecida em lei.
Pode assinar documento digitalizado?
A assinatura digitalizada pode ser a reprodução da assinatura de próprio punho como uma imagem, era comum em alguns documentos impressos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas isso não garante a autoria e integridade do documento eletrônico um impresso.
Como assinar o contrato digital em PDF?
1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta 'Certificados' e clique em 'Abrir'. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção 'Assinar Digitalmente'.
Tem como assinar contrato em PDF?
Abra o documento PDF ou o formulário que deseja assinar. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.
Como assinar um contrato digitalmente gratuito?
É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.
É obrigatório aceitar documento assinado digitalmente?
Isso significa que eles devem ser aceitos, inclusive em processos judiciais, desde que se cumpram os requisitos de autenticidade e integridade. Mas, atenção: para que a assinatura digital seja utilizada, todas as partes envolvidas no acordo precisam estar de acordo com o seu uso.
Quais assinaturas digitais têm validade jurídica?
Ou seja, assinaturas digitais feitas por meio de certificados corporativos, assim como assinaturas eletrônicas, também têm validade jurídica para a negociação de contratos. Em qualquer situação mencionada, existe a presunção de legalidade.
É necessário reconhecer firma de assinatura digital?
Assinatura eletrônica se equipara a firma reconhecida em cartório, aprova CCDD. A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) aprovou nesta quarta-feira (6) o PL 4.187/2023, que equipara a assinatura digital ao reconhecimento de firma.
Qual documento pode ser digitalizado?
A era dos documentos físicos está chegando ao fim, e a digitalização de documentos é a tendência crescente. Muitos documentos importantes, como CPF, Título de Eleitor, CNH, e muitos outros, podem ser armazenados no seu celular por meio de aplicativos específicos ou do aplicativo Gov.br.
Quais documentos ainda não podem ser digitalizados?
- Documentos originalmente digitais;
- Referentes a operações e transações financeiras (como os cheques que comentamos anteriormente, que ainda dependem do sistema de microfilmagem);
- Documentos que já estejam em microfilme;
- Arquivos audiovisuais;
Quais documentos devem ser digitalizados?
- documentos produzidos originalmente em formato digital;
- documentos referentes às operações e transações realizadas no sistema financeiro nacional;
- documentos em microfilme;
- documentos audiovisuais;
- documentos de identificação; e.
Como sei que uma assinatura digital é válida?
Se o documento que você tem em mãos possui um QR Code é possível que ele tenha sido assinado digitalmente. Mas para conferir isso, você precisa utilizar o VALIDAR.
Qual é a diferença da assinatura digital para a assinatura digitalizada?
De forma simples, a assinatura eletrônica é uma forma de assinar documentos online sem utilização de mecanismos de criptografia – ou seja, dispensa a necessidade de um certificado digital. Já a assinatura digital é criptografada e exige esse tipo de certificação.
Quando um contrato não é válido?
O que invalida o contrato? São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art. 171 do CC).
Quando um contrato tem valor legal?
Para que um contrato tenha valor jurídico é fundamental a observância dos requisitos legais de validade dos negócios jurídicos e dos possíveis defeitos do negócio jurídico (que podem tornar o negócio jurídico nulo ou anulável).
O que diz o artigo 421 do Código Civil?
A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.
Como assinar um documento digital pelo celular?
A melhor saída para assinar documentos pelo Android é utilizar aplicativos de ferramentas de assinatura eletrônica, como o Minha Assinatura Eletrônica, da TOTVS. Sua usabilidade é pensada exclusivamente para assinar um documento digitalmente com validade jurídica, segurança e confiabilidade das assinaturas.
Como desativar TalkBack do LG k10?
Pode abrir o olho no Mar Morto?