O que é um contrato de execução continuada?
Perguntado por: Alexandra Íris Castro | Última atualização: 24. Mai 2024Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)
De trato sucessivo ou execução continuada são os que se cumprem por meio de atos reiterados. A ação para exigir o cumprimento das prestações vencidas, nos contratos de trato sucessivo, começa a fluir da data do vencimento de cada prestação.
O que são contratos de execução continuada ou diferida?
Obrigações de execução diferida: são as obrigações que serão cumpridas em um momento só, porém no futuro, como uma venda com entrega em prazo futuro. Obrigações de execução continuada (ou periódica ou de trato sucessivo): a obrigação que se cumpre mediante atos reiterados, como uma venda parcelada.
O que é obrigação continuada?
6)- Obrigação de Execução Continuada: É aquela cujo pagamento a ser feito pelo devedor é continuado no tempo em relação à prestação efetuada pelo credor. Exemplos: contrato de aluguel, de serviços educacionais, de segurança.
O que é um contrato de trato sucessivo?
No último caso, tem-se uma obrigação de trato sucessivo, que é aquela cuja prestação se renova em prestações singulares sucessivas, em períodos consecutivos, como sucede na compra e venda a prazo, no pagamento mensal do aluguel pelo locatário, do consumidor de água ou de energia elétrica etc.
O que é um contrato de execução imediata?
Denomina-se de execução imediata aquele em que o cumprimento da obri- gação se faz no momento da celebração. O de execução diferida é aquele em que o cumprimento da obrigação é posterior à celebração do contrato.
Contratos de Execução Instantânea, Diferida ou Continuada
O que é contrato de execução continuada ou de trato sucessivo?
continuada são os que se cumprem por meio de atos. reiterados.
Quais são os 23 tipos de contratos?
O Código Civil prevê 23 contratos: compra e venda, troca, contrato estimatório, doação, locação de coisas, empréstimo, prestação de serviço, empreitada, depósito, mandato, comissão, agência, distribuição, corretagem, transporte, constituição de renda, seguro, jogo, aposta, fiança, sociedade, transação e compromisso.
O que é trato continuado?
Entende-se por relação jurídica de trato continuado a prestação que se protrai no tempo, enquanto se mantiverem inalterados os pressupostos fáticos e jurídicos da obrigação fixada na sentença.
O que é execução sucessiva?
Trata-se do cumprimento de execuções continuadas, também chamadas de sucessivas, e que, normalmente, envolvem obrigações de fazer ou pagamento de parcelas vincendas.
O que diz a Súmula 85 do STJ?
Nas relações jurídicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atinge apenas as prestações vencidas antes do qüinqüênio anterior à propositura da ação.
O que diz o artigo 389 do Código Civil?
Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.
O que diz o artigo 104 do Código Civil?
104. A validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.
O que diz o artigo 233 do Código Civil?
CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Institui o Código Civil. Art. 233. A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.
O que diz o artigo 478 do Código Civil?
478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
Qual o prazo para execução de contrato?
Ou seja, regra geral, o prazo para executar um contrato é de 5 (cinco) anos. Claro que existem exceções, a exemplo do contrato de locação que citei acima. Por isso, é necessário analisar caso a caso. Por fim, importante ressaltar que prazo para executar um contrato é diferente de prazo de vigência.
O que é a cláusula rebus sic stantibus?
Dito isto temos que rebus sic stantibus pode ser definida como a cláusula que permite a revisão das condições do contrato de execução diferida ou sucessiva se ocorrer, em relação ao momento da celebração, mudança imprevista, razoavelmente imprevisível e inimputável aos contratantes nas circunstâncias em torno da ...
O que diz o artigo 323 do CPC?
Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.
Quais são as espécies de contratos?
- Contratos administrativos.
- Contrato de compra e venda.
- Contrato de comodato.
- Contrato de prestação de serviços.
- Contratos trabalhistas.
- Contrato de agregamento.
- Contrato de investimento.
- Contratos guarda-chuva.
Quais são os tipos de contratos gratuitos?
Contratos gratuitos muito comuns e simples são a doação e o comodato (um comodato é o empréstimo gratuito de uma coisa específica). O contrário de um contrato gratuito é um contrato oneroso, como uma compra e venda.
O que é relação jurídica continuada?
relações tributárias continuativas são aquelas caracterizadas por um estado que se prolonga no tempo, de eventos que tendem a se repetir, numa sucessão de fatos jurídicos tributários.
O que diz o artigo 503 do CPC?
Art. 503. A decisão que julgar total ou parcialmente o mérito tem força de lei nos limites da questão principal expressamente decidida.
Quando a sentença passa a valer?
Decisões só começam a valer depois da publicação em diário oficial.
Quais são os 3 tipos de contratos?
subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.
Quais são as 7 características do contrato?
- Onerosidade.
- Trato sucessivo.
- Contrato consensual.
- Natureza bilateral.
- Intuitu personae.
- Comutativo.
O que é direito de evicção?
Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.
Quais são os animais primários?
Para que serve o papel de manteiga?