O que é um condomínio residencial?

Perguntado por: Vanessa Eva Alves Baptista Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

Condomínio residencial é uma edificação ou um conjunto de edificações destinado ao uso habitacional para moradia, construído sob forma de unidades autônomas devidamente identificadas, com áreas de uso comum, pertencentes a diversos proprietários.

Qual a diferença entre condomínio e residencial?

“Condomínio é uma fração ideal e você vende a fração, o imóvel pronto.” Para diferenciar os residenciais é fácil: loteamentos são maiores e as casas são construídas pelos proprietários, enquanto os condomínios são menores, de casas iguais ou prédios.

O que significa condomínio residencial?

O que é condomínio residencial? Para explicar de forma bem simples, o condomínio residencial é um espaço fechado no qual diversas casas ou apartamentos são construídos. Nele, você encontra uma estrutura completa que inclui desde opções de lazer até alta segurança.

Quais são os tipos de condomínios?

Tipos de condomínios
  1. Condomínio Vertical. O Condomínio vertical refere se um edifício de apartamentos, ou salas comerciais, no formato de torre (prédios). ...
  2. Condomínio Horizontal. ...
  3. Condomínios Residenciais. ...
  4. Condomínios comerciais. ...
  5. Condomínios Mistos.

Qual a diferença entre os três tipos de condomínios?

Tipos tradicionais de condomínio

A diferença entre eles é que, no condomínio edilício, há o exercício simultâneo do direito de propriedade das áreas comuns, mas há áreas de propriedade exclusiva de cada um dos condôminos. Já no caso do condomínio comum, inexiste essa exclusividade.

O que é um condomínio residencial?

19 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o condomínio universal e particular?

a) Condomínio universal – compreende a totalidade do bem, inclusive os seus acessórios, caso de frutos e benfeitorias. Em regra, o condomínio tem essa natureza. b) Condomínio particular – compreende determinadas coisas ou efeitos, o que geralmente é delimitado no ato de instituição.

Qual a diferença entre condomínio vertical e condomínio horizontal?

Se a parede que separa as unidades for horizontal, então o condomínio é horizontal, porém se for para cima, então a edificação será vertical. O importante é o plano no qual a construção foi divida”, ressalta.

O que é um condomínio convencional e um condomínio eventual?

a) Condomínio voluntário ou convencional – decorre do acordo de vontade dos condôminos, nasce de um negócio jurídico bilateral ou plurilateral, como exercício da autonomia privada. ... b) Condomínio incidente ou eventual – origina-se de motivos estranhos à vontade dos condôminos.

Quais as espécies de condomínios previstos em nossa legislação?

No Código Civil (Lei nº 10.406/2002) são previstos quatro tipos de condomínio: o voluntário (art. 1.314 ao art. ... Nesse tipo de condomínio estão, por exemplo, os com casas térreas, sobrados, triplex, e os edifícios com apartamentos, lojas térreas, sobrelojas, conjuntos, salas comerciais.

Qual a diferença entre condomínio comum e Edilicio?

O condomínio edilício (artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil) se diferencia do condomínio comum (artigos 1.314 a 1.330 do Código Civil), pois naqueles há partes comuns e partes exclusivas, ao passo que o condomínio comum existem multiproprietários onde todos detêm a propriedade em comum, sem individualizações.

O que pode e não pode fazer em um condomínio?

O exercício da atividade profissional não pode estar proibido na convenção ou no regimento interno do condomínio; Se as leis condominiais forem omissas, a atividade é permitida desde que: não onere os moradores, não ponha em risco sua segurança e não incomode o sossego de todos.

Qual a diferença entre condomínio e apartamento?

Enquanto os apartamentos ficam mais próximos uns aos outros, o condomínio residencial conta com o benefício de construções e terrenos mais amplos, garantindo maior distância entre você e o seu vizinho.

Como chama condomínio de casas iguais?

Casa geminada

Casas geminadas são propriedades ligadas umas às outras, onde o espaço total do terreno é dividido de forma igual, proporcionalmente. Possuem a mesma estrutura visual e dividem o mesmo telhado. Esse tipo de construção é mais comum em condomínios de casas.

O que precisa para fazer um condomínio fechado?

Entenda as fases da construção de um condomínio fechado:
  1. Terreno. A primeira etapa definirá o futuro do projeto. ...
  2. O início da construção. ...
  3. Projeto de arquitetura. ...
  4. Projetos complementares. ...
  5. Orçamento. ...
  6. Elementos estruturais. ...
  7. Revestimentos, detalhamento estético e limpeza.

Quais seriam as espécies de condomínio edilício?

Já o condomínio edilício é uma espécie de condomínio. Nele, coexistem propriedades comuns e privadas, e as unidades autônomas formam juntas uma edificação maior. Ele deve possuir documentos de instituição, convenção condominial e regimento interno, além de obedecer às regras específicas do Código Civil (arts.

O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?

Art. 1.348. Compete ao síndico: II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns: O síndico deve representar os interesses e direitos da coletividade condominial, praticando os atos necessários para defesa dos interesses comuns.

Quais as diferenças entre condomínio geral e condomínio edilício Justifique sua resposta na legislação?

Condomínio geral é caracterizado pelo fato de existir, simultaneamente, dois ou mais direitos de propriedade incidindo sobre um mesmo bem, seja ele móvel ou imóvel. ... O Condomínio edilício, refere-se exclusivamente aos imóveis onde coexistem partes comuns e partes exclusivas.

Quanto à classificação do condomínio está pode Dar-se de forma convencional eventual ou legal?

Classificação do Condomínio em geral no direito condominial

Origem: Convencional: Decorre da vontade das partes, em razão de um negócio jurídico. Ex: contrato de compra e venda de um imóvel por duas ou mais pessoas; Eventual: Advém da vontade de um terceiro.

O que é condomínio urbano simples?

O condomínio urbano simples pode ser entendido como uma “laje em construção horizontal”, ou seja, é um acréscimo horizontal de casas ou cômodos no mesmo imóvel. Nesse caso, para fins de regularização fundiária, cada um dos condôminos terá sua escritura pública.

Qual a diferença entre condomínio e Compôs-se?

Para esclarecer essa idéia, podemos dizer que, quando várias pessoas são proprietárias, ao mesmo tempo, de uma coisa, tem-se um condomínio. Já, quando se está diante da posse em comum de duas ou mais pessoas sobre determinada coisa, verifica-se a composse.

O que é condomínio residencial vertical?

O termo que designa condomínio vertical pode ser empregado para definir um edifício de apartamentos no formato de torre. Ele pode ser constituído apenas de uma torre ou de diversas torres irmãs.

O que é verticais e horizontais?

Segundo a Direção (linhas)

A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

O que é uma edificação horizontal?

SIGNIFICADO DE EDIFICAÇÃO HORIZONTAL

Edificação com no máximo dois pavimentos.

Quais são os direitos de quem paga condomínio?

São direitos do condômino: I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades; II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores; III – votar nas deliberações da assembléia e delas participar, estando quite.

Quanto ao objeto o condomínio pode ser universal ou singular?

Quanto ao seu objeto pode ser a comunhão universal (se compreender a totalidade do bem, inclusive frutos e rendimento) ou particular (se se restringir a a determinadas coisas ou efeitos, ficando livres os demais).

Artigo anterior
O que é considerado nocaute?
Artigo seguinte
Como puxar informações de uma aba para outra no Sheets?