O que é um comportamento assertivo?

Perguntado por: Benjamim Carlos Macedo de Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
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O comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios, é denominado de comportamento assertivo.

O que é comportamento assertivo?

Assertivo é um adjetivo relativo a qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo, como um comportamento ou ação, por exemplo. Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento.

Como ter um comportamento assertivo?

Fale de forma aberta, direta e honesta.

Não tenha receio de dizer o que pensa, sente e quer, apenas tenha atenção à forma com o faz, através das palavras e da linguagem corporal. Ao mesmo tempo, dê espaço para que as outras pessoas se manifestem de igual forma.

Quais as característica de um comportamento assertivo?

Uma pessoa assertiva se comunica de forma madura e honesta, raramente apresentando comportamentos passivos ou agressivos. Isso porque os assertivos sabem exatamente o que querem para sua vida, posicionando-se sempre de forma firme e educada.

O que é um comportamento não assertivo?

Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.

Comportamento Assertivo • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar

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Quais elementos que compõem o comportamento não assertivo?

Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.

O que é comunicação assertiva e quais os comportamentos não assertivos?

21 jun Diferenciando os comportamentos assertivo, não assertivo e agressivo. ... O comportamento assertivo implica a expressão direta dos sentimentos, das necessidades, dos direitos legítimos e das opiniões, sem, com isso, ameaçar ou castigar os demais. A mensagem é dita sem dominar, humilhar ou degradar o outro.

Como identificar uma pessoa assertiva?

7 características de uma pessoa assertiva
  1. Respeito.
  2. Apreço pela própria companhia.
  3. Sinceridade.
  4. Cultivo da comunicação.
  5. Autocontrole.
  6. Independência emocional.
  7. Sabedoria para impor limites.

Como saber se sou uma pessoa assertiva?

De forma simplificada, uma pessoa é assertiva quando diz “não” quando quer dizer “não” e diz “sim” quando quer dizer “sim”. O desequilíbrio da assertividade pode refletir tanto na passividade quanto na agressividade, aspectos nocivos nas relações pessoais e profissionais.

O que fazer para ser mais assertivo?

A melhor maneira é ser assertivo e usar o equilíbrio.
...
Como conseguir ser assertivo em 7 pontos
  1. Pense primeiro, fale depois. Pensar antes de falar é fundamental. ...
  2. Seja honesto e aberto. ...
  3. Destaque os pontos positivos antes. ...
  4. Saiba como pedir. ...
  5. Admita os erros. ...
  6. Saiba dizer não. ...
  7. Aceite a rejeição.

O que é ser um profissional assertivo?

“O profissional assertivo é aquele que consegue desenvolver a inteligência emocional, pois sabe controlar os seus sentimentos de forma a se comunicar com clareza, transmitindo sua mensagem com respeito e tranquilidade”, explica Livia Bacchi.

Sou passivo ou agressivo?

Ser passivo-agressivo significa que você tem dificuldade na expressão de sentimentos negativos, de ressentimento e agressão. Você lida com esses sentimentos de um modo passivo não assertivo, como através de procrastinação e teimosia. Muitas vezes, nem consegue admitir que realmente sentiu alguma raiva ou frustração.

Como ser assertiva no relacionamento?

Ninguém deve permitir que tal aconteça no seu casamento ou namoro, com os seus filhos, etc. Se quer ser assertivo, assuma que as pessoas não são feitas de vidro, não se partem por ouvir as verdades, devem ser humildes para escutar o que temos para lhes dizer (com todo o carinho e amor que temos por elas).

O que é comunicação não assertiva?

É preciso saber se comunicar!

Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias palavras. Ela precisa ser direta ao ponto, mas isso não significa que precisa ser rude. Lembre-se que ser assertivo é diferente de ser agressivo ou passivo.

O que é uma comunicação assertiva?

Em outras palavras, o que é a comunicação assertiva? Nada mais é que um canal aberto onde o emissor consegue se expressar pontualmente, repassando as suas ideias sem gerar conflitos ou problemas de relação.

O que é comunicação assertiva exemplifique?

Comunicação assertiva é a capacidade para recusar e elaborar pedidos, pedir favores, expressar sentimentos negativos e positivos e iniciar, continuar e terminar uma conversa comum. Sendo considerada como a defesa de direitos pessoais e a expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de forma direta e honesta.

Quais são exemplos concretos de técnicas de comunicação assertiva?

Exemplos de comunicação interna assertiva
  • Sem assertividade: Não aguento mais ficar tão sobrecarregado de serviço nesta empresa e não ser reconhecido por isso.
  • Com assertividade: Agradeço o reconhecimento que vocês me deram durante minha carreira na empresa, mas neste momento sinto que estou sobrecarregado.

O que é um comportamento passivo?

O comportamento passivo é o extremo oposto do comportamento agressivo. Esse tipo de postura prejudica quem possui, os membros da sua equipe e, principalmente, os resultados e a cultura da empresa. Pode ser desenvolvido em pessoas lideradas por profissionais muito agressivos ou em ambientes extremamente punitivos.

Quando se é assertivo o emissor expressa sua mensagem de forma franca e sem rodeios sem se preocupar em como o receptor entende e se sente diante da mensagem?

A comunicação é assertiva quando é feita de forma clara e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Mas quem se comunica também deve ouvir atentamente e se manter calmo, enquanto o outro fala. Assim, será possível criar um canal de comunicação eficiente entre quem transmite a mensagem e quem a está recebendo.

Como ser mais assertivo no casamento?

Importância da comunicação assertiva nos casamentos
  1. Demonstre atenção inclusive em suas expressões;
  2. Busque compreender, aceitar e entender as opiniões do conjugue;
  3. Não interrompa sua fala e “exija” o mesmo em seu momento;
  4. Evite criticar em vez de expressar o que pensa e sente.

Como Treinar a comunicação assertiva?

8 dicas para uma comunicação assertiva
  1. Saiba o que você vai falar. ...
  2. Seja direto. ...
  3. Preste atenção no outro. ...
  4. Cuidado com sua compreensão. ...
  5. Cuidado com a linguagem usada. ...
  6. Aposte no bom humor. ...
  7. Use a emoção em seu favor. ...
  8. Preste atenção na linguagem corporal.

Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?

Para garantir uma comunicação assertiva, conheça 4 práticas que vão te ajudar a potenciar a sua comunicação.
  • Escutatória.
  • Poder de síntese.
  • Se posicionar.
  • Canal correto.

O que é o Passivo-agressivo?

O indivíduo passivo-agressivo é aquele que responde que está tudo bem e que não está com raiva, ainda que esteja visivelmente furioso. Costuma negar os sentimentos e se recusar a expressá-los, porque tem dificuldade em mostrar sentimentos negativos, de ressentimento e agressão.

O que é uma pessoa passiva LGBT?

E "passivas" são as que recebem sexo oral, que curtem ser penetradas, enfim. No meio dessa "polarização", existem posições sexuais neutras, como a tesourinha, por exemplo. E "total flex" ou "reflexivas" ou "flexíveis" são as lésbicas que gostam de dar e receber prazer sendo ativas e passivas.

O que é passivo assertivo e agressivo?

Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.

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