O que é um complemento nominal?

Perguntado por: Marta Raquel de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Complemento nominal é o termo que, acrescentando a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome.

O que é complemento nominal e exemplos?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

O que é complemento nominal?

Complemento nominal é um termo integrante da oração. Ele tem a função de integrar (completar) a significação dos nomes, ou seja, de substantivos, adjetivos e advérbios. Complemento nominal é um termo integrante da oração.

O que é nominal exemplos?

É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.

O que é um termo nominal?

Complemento nominal é o termo que se relaciona com substantivos, adjetivos e advérbios, formando com esses nomes um significado. O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição.

COMPLEMENTO NOMINAL: O QUE É UM COMPLEMENTO NOMINAL - Profa. Pamba

23 questões relacionadas encontradas

O que é uma oração nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

Como eu sei que é complemento nominal?

Complemento nominal ou adjunto adnominal?
  1. Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.
  2. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como identificar o complemento em uma frase?

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Qual oração apresenta complemento nominal?

A oração que apresenta complemento nominal é: a) Os pobres necessitam de ajuda. b) Sejamos úteis à sociedade. c) Os homens aspiram à paz.

O que é adjunto adverbial exemplos?

Adjunto adverbial é o termo que tem a função de advérbio nas orações. Ele indica circunstâncias, como tempo, modo e finalidade. Exemplos: Estudarei AMANHÃ; Estudo COM CONCENTRAÇÃO; Estudei PARA A PROVA.

O que é o complemento de um endereço?

Complemento ou complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço. Você já deve ter se deparado com esse item no preenchimento de cadastros, no espaço dedicado às informações sobre o seu endereço.

Quais são os tipos de complementos?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que caracteriza um verbo com objeto indireto?

Quando um verbo liga-se ao seu complemento, por meio de uma preposição, dizemos que ele é transitivo indireto e que o termo que o completa é um objeto indireto. Dessa maneira, definimos que: ⇒ Objeto indireto é o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo indireto por meio de uma preposição.

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

Como distinguir adjunto adnominal de complemento nominal?

Qual é a diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal?
  1. o adjunto adnominal:
  2. pode ou não ter preposição;
  3. pode indicar posse;
  4. tem valor ativo (que pratica a ação);
  5. completa o sentido de substantivos concretos ou abstratos.
  6. o complemento nominal:
  7. tem preposição;
  8. nunca é indicativo de posse;

O que é um predicado verbal exemplo?

O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.

É um vocativo?

Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é que significa complemento?

Significado de Complemento

substantivo masculino O que é preciso juntar a uma coisa para fazê-la íntegra. Última operação que concluí alguma coisa; remate, acabamento. O que acrescenta uma coisa a outra; acessório. [Gramática] Palavra, expressão ou oração que completa o sentido de um termo oracional.

O que é segunda linha de endereço?

Use esses 2 campos para digitar seu endereço, se ele for grande demais e não couber só no 1º, use o 2º também.

O que é morada em um cadastro?

Morada: Endereço completo.

Como saber se a frase é um adjunto adverbial?

Adjunto adverbial
  1. É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). ...
  2. Eles se respeitam muito.
  3. Seu projeto é muito interessante.
  4. O time jogou muito mal.
  5. Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. ...
  6. amanhã indica tempo;
  7. de bicicleta indica meio;

Artigo anterior
Como surgiram os primeiros filmes?
Artigo seguinte
Quais os principais escritores do Realismo suas obras e escritores?