O que é um cheque sustado ou revogado?

Perguntado por: Enzo Igor Gaspar de Araújo  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

Quando há cheque devolvido por motivo 21, quer dizer que o documento foi sustado ou revogado, seja por extravio, desacordo comercial, oposição ao pagamento, entre outros. Essa é apenas uma entre as diversas causas que podem acarretar a devolução de um cheque.

O que fazer com cheque sustado ou revogado?

Dirija-se a um cartório de Registro de Protestos com o título, nesse caso o cheque. Ele deve constar que já foi devolvido pelo banco. O cartório de protesto deve ser da praça de pagamento do cheque (agência do correntista) ou o do domicílio do devedor. O cartório irá registrar então a sua reclamação.

O que é um cheque revogado?

O emitente do cheque pode revogá-lo, por meio de contra-ordem escrita, por via judicial ou extrajudicial, motivando o ato. A revogação ou contra-ordem só produz efeito depois de expirado o prazo de apresentação. Por isso, o banco sacado pode pagar o cheque até que decorra o prazo de prescrição.

O que acontece com um cheque sustado?

Se a sustação for indevida, o consumidor corre o risco de ter seu nome incluído nas listas de inadimplentes, como a do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos. Isso porque um cheque sustado não desobriga o consumidor de pagá-lo, e, consequentemente, a sustação não inviabiliza a cobrança judicial ou protesto.

O que é um cheque sustado?

Cheque sustado é um documento emitido por uma pessoa física ou jurídica como meio de pagamento, que por alguma razão, foi invalidado pelo seu emissor. Existem diversas razões pelas quais as pessoas são obrigadas a sustar cheque.

Cheque Sustado - Cobranca, Desacordo Comercial, Ação Judicial e mais.

29 questões relacionadas encontradas

Como se faz para sustar um cheque?

Para cancelar cheques roubados, furtados ou extraviados, o cliente deve apresentar ao banco boletim de ocorrência fornecido pela polícia. Cancelamento e sustação provisórios, por telefone -O cancelamento e a sustação podem ser feitos provisoriamente por telefone.

Quando pode sustar o cheque?

Somente o emissor pode realizar a sustação e geralmente é adotada por clientes em situações de roubos ou furtos da folha de cheque, e também quando há suspeita de fraude, desacordo comercial ou oposição ao pagamento.

Tem como protestar um cheque sustado?

R. Sim, o cheque sustado pelo motivo da alínea 21 pode ser protestado. Entretanto, no caso das alíneas 20,25, 28, 30 e 35 (cheques roubados, extraviados etc.), o Tabelião deverá opor dúvida à tomada do protesto, na forma do art.

Pode negativar cheque sustado?

Sim, pois as bases são diferentes. 7. Posso negativar um cheque que tenha voltado com alínea 21 (sustado)? A opção de negativar cheque na SERASA é restrita apenas às alíneas 12, 13 e 14, que tem como motivo principal a falta de fundos.

Pode sustar cheque devolvido uma vez?

Um cheque devolvido pelo motivo 11 (insuficiência de fundos na primeira apresentação) pode ser sustado pelo emitente antes da segunda apresentação? Sim.... Um cheque já devolvido pelo motivo 11 pode ser sustado pelo emitente e devolvido pelo motivo 21.

O que fazer quando o cheque volta por motivo 22?

Para regularizar um cheque devolvido pelo motivo 22 você deverá procurar a pessoa que emitiu o cheque e solicitar a elaboração de um novo cheque com a assinatura correta desta vez, conforme consta no cadastro do banco.

Qual é o motivo 20 de devolução de cheque?

O motivo 20 de devolução de cheque foi criado pelo Banco Central do Brasil e significa: “cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio de folhas de cheque em branco”. Trata-se de folha de cheque cancelada por solicitação do correntista.

Qual é o motivo 21 de devolução de cheque?

O cheque cujo motivo de sustação declarado pelo emitente foi o de extravio, ou desacordo comercial, ou ainda outro motivo de exclusivo interesse do emitente, será devolvido pelo motivo 21 – contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador.

Pode protestar cheque devolvido pelo motivo 22?

- Motivo 22 – O cheque devolvido por insuficiência de assinatura NÃO pode ser protestado. - Motivo 31 – O cheque devolvido por ausência de assinatura NÃO pode ser protestado.

Qual o prazo para protestar um cheque sustado?

Prazo de apresentação, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; e. Prazo de prescrição, que é de 6 meses decorridos a partir do término do prazo de apresentação.

Como protestar cheque em cartório?

Isso é feito no cartório de registro de protestos, com o cheque carimbado pela instituição. Geralmente, o credor preenche um formulário de protesto de cheque, escrevendo informações como o endereço do emitente. Após a aprovação dos documentos, o protesto é oficializado.

Quando posso sustar um cheque por desacordo comercial?

36 da Lei nº 7.357/85 aduz que "mesmo durante o prazo de apresentação, o emitente e o portador legitimado podem fazer sustar o pagamento, manifestando ao sacado, por escrito, oposição fundada em relevante razão de direito." (caput).

O que é a sustação?

Significado de Sustação

substantivo feminino Ação de sustar, de interromper algo que está em curso; interrupção. [Por Extensão] Ato de tornar nulo, de fazer com que algo deixe de ter valor, validade, efeito: sustação de cheque, de encomenda. Etimologia (origem da palavra sustação). Sustar + ção.

O que significa motivo 22 cheque?

22 – Quando há problemas de divergência ou insuficiência na assinatura do cheque; 23 – Quando se trata de cheques emitidos por entidades e órgãos da administração pública federal direta e indireta, estando em desacordo com os requisitos constantes do art.

Quais são os motivos de devolução de cheques?

As razões para um cheque ser devolvido são divididas em grupos, como:
  • Cheque sem fundo: que inclui os motivos 11, 12, 13 e 14.
  • Impedimento de pagamento: 20 a 28, 30 e 70.
  • Cheque com irregularidade: 31, 33, 34 e 35.
  • Apresentação indevida: 37 a 45, 48 e 49.
  • Emissão indevida: 59, 60, 61 e 64.

O que é motivo 49?

49 Remessa nula, caracterizada pela reapresentação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 20, 25, 28, 30, 35, 43, 44 e 45. ... Observação: cheques devolvidos por problemas operacionais do remetente ou do destinatário não podem ser devolvidos ao cliente depositante nem ter seu prazo de bloqueio alterado.

O que é alínea 20?

A criação do Motivo 20 - Folha de cheque cancelada por solicitação do correntista, permite ao emitente cancelar o cheque em branco que foi roubado, furtado ou extraviado. Não se enquadra no motivo 20, o cheque preenchido pelo emitente, já que, o novo motivo, destina-se apenas ao cancelamento do cheque em branco.

O que acontece quando o cheque volta pela segunda vez?

O que acontece com cheque devolvido duas vezes

Entretanto, caso não tenha saldo e o cheque seja devolvido na segunda vez, o consumidor precisará resgatá-lo e levá-lo até a sua agência. Nessa situação, seu nome pode ser inserido no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Quantas vezes o cheque pode voltar?

Após duas tentativas de ter seu cheque aceito junto à sua instituição financeira, se não houver regularização das situações pendentes, seu nome entra no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), bem como de empresas que fornecem informações tanto de negócios quanto de crédito, como a Boa Vista.

Quantas vezes o banco tenta compensar um cheque?

Quando você não tem dinheiro na sua conta para compensar um cheque, ele é devolvido por falta de fundos. O banco tenta apresentar o cheque uma segunda vez para ser quitado. Mas se novamente, ele não é pago por falta de saldo na conta, é chamado de cheque sem fundo.

Artigo anterior
O que faz o músculo inchar?
Artigo seguinte
Qual o médico mais importante do mundo?