O que é um carregamento dinâmico?

Perguntado por: Cláudio Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

Dinâmico: Entende-se como carregamento dinâmico todo carregamento em que o tempo é uma das variáveis na aplicação da carga, podendo ser constante ou apresentar variações de intensidade ao longo do tempo.

São exemplos de cargas dinâmicas?

Cargas dinâmicas incluem pessoas, vento, ondas, tráfego, terremotos e explosões. Qualquer estrutura pode ser submetida a cargas dinâmicas. A análise dinâmica pode ser usada para encontrar deslocamentos dinâmicos, história no tempo e análise modal.

O que é ensaio de carregamento dinâmico?

A prova de carga dinâmica é um ensaio utilizado para determinar a capacidade de carga de estacas de forma rápida e econômica, podendo ser realizado em estacas pré-moldadas ou moldadas in-loco. ... O ensaio é realizado através de golpes de martelo aplicados ao topo da estaca.

O que é um ensaio dinâmico?

Ensaio dinâmico ou prova de carga dinâmica é um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais.

Como é feito o controle com prova de carga dinâmica?

Como é feito: é feito através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. Os sinais dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais “online”.

Explicando o Ensaio de Carregamento Dinâmico (PDA)

36 questões relacionadas encontradas

Como é feita a prova de carga?

Na prova de carga, macacos hidráulicos são devidamente posicionados no topo da estaca e aplicam uma carga crescente na orientação desejada, enquanto sensores de deslocamento e/ou de força registram o desvio sentido pela estrutura.

Para que serve o ensaio de prova de carga?

As Provas de Carga são atividades extremamente importantes, pois servem para medir as características e resistências das fundações e da estrutura de uma obra, bem como para avaliar se as mesmas estão adequadas ao projeto.

O que são métodos dinâmicos?

Resumo: Os métodos dinâmicos constituem-se, atualmente, em importante e usual ferramenta para projeto, controle e garantia de qualidade de fundações profundas constituídas por estacas cravadas.

O que é o ensaio pit?

ENSAIO PIT – VERIFICAÇÃO DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL

Pile Integrity Test – PIT (Ensaio de Integridade de Estacas). Trata-se de um método não destrutivo que tem como finalidade contribuir para a avaliação do desempenho das fundações.

O que é prova de carga estática?

A prova de carga estática em estacas é um teste que simula o carregamento real das estacas com a finalidade de avaliar o comportamento “carga x deslocamento”.

O que é PDA na engenharia civil?

O ensaio de carregamento dinâmico (PDA) é o sistema usado para a fiscalização da capacidade de cargas em estacas de fundações profundas no mundo todo. Além de analisar a capacidade de carga e integridade do eixo de uma estaca cravada, o ensaio permite investigar as tensões e energia durante sua cravação.

O que é o fuste de uma estaca?

Fuste é: Parte intermediária de uma coluna, entre a base e o capitel. É de certa forma, a própria coluna (elemento vertical de apoio). Constituindo a sua central e maior parte e fazendo a ligação entre a base e o capitel.

O que é uma estaca raiz?

A Estaca Raiz é uma estaca argamassada "in loco" e de elevada tensão de trabalho do fuste. Caracteriza-se principalmente por ser uma estaca executada com o emprego de revestimento, que permite atingir grandes comprimentos, em rocha ou em solo.

São exemplos de cargas dinâmicas escolha uma opção?

Várias são as fontes geradoras de carregamentos dinâmicos, como por exemplo: a ação dinâmica do vento; a atuação de equipamentos sobre sistemas estruturais; as ações sísmicas; o tráfego de veículos; as ações causadas por atividades humanas como caminhar, dançar e pular; entre outras.

Como é feito ensaio pit?

PIT – Ensaio de Integridade em Estaca

Este ensaio é realizado através da fixação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca, com cera especial à base de petróleo. Posteriormente, são aplicados golpes com um martelo de mão, com o intuito de gerar pequenas deformações.

Como é feito o ensaio pit?

O PIT é um ensaio que visa principalmente determinar a variação ao longo da profundidade das características do concreto de estacas de fundação. A forma usual do ensaio consiste na colocação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca sob teste, e na aplicação de golpes com um martelo de mão ( foto 1).

Em qual elemento estrutural é aplicado o ensaio de pit?

O PIT pode ser utilizado em estacas do tipo hélice contínua, estacas moldadas in loco, estacas pré-moldadas, ou estacas de madeira. O ensaio consiste em posicionar no topo da estaca um acelerômetro de alta sensibilidade e aplicar sucessivos golpes sobre esta com um martelo instrumentado.

O que seriam métodos dinâmicos e explique como funciona o método conhecido como determinação da Nega?

Denomina-se nega ao valor do deslocamento permanente médio obtido nos 10 últimos golpes do processo de cravação. Outra maneira de se obter a nega é através da técnica da colagem de uma folha de papel na estaca, sobre a qual um lápis é movimentado horizontalmente, durante o golpe do martelo (Figura 1).

O que é repique e nega?

A nega é o comprimento médio, pré-fixado em projeto, obtido dos 10 últimos golpes do pilão durante o processo de cravação de uma estaca. O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe de pilão.

Em que tipo de fundação o controle da capacidade de carga pode ser feito utilizando se a nega?

Métodos Estáticos Empíricos, o controle da capacidade de carga em estacas é tradicionalmente efetuado através da recusa à penetração da estaca no solo associada a uma determinada energia de cravação (Nega)”.

O que é uma prova de carga?

A prova de carga consiste, basicamente, em aplicar esforços estáticos à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes. Os esforços aplicados podem ser axiais, de tração ou de compressão, ou transversais.

Quando fazer prova de carga?

É necessária a execução de prova de carga, qualquer que seja o número de estacas da obra, se elas forem empregadas para tensões médias (em termos de valores admissíveis) superiores aos indicados na coluna (A) da tabela.

Como deve ser realizado o ensaio de prova de carga para fundações profundas?

O ensaio é realizado pelo carregamento de uma estaca até duas vezes a carga de trabalho, através de macacos reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio são registrados as cargas aplicadas x deformações do solo.

Como é executada uma prova de carga estática em estacas?

A execução consiste em carregar a estaca até a ruptura ou até duas vezes o valor previsto para sua carga de trabalho. As cargas aplicadas devem representar, da melhor forma possível, as solicitações previstas quando em operação — sejam elas verticais, horizontais, inclinadas, de compressão ou tração.

Quais as principais diferenças entre a prova de carga estática e a prova de carga dinâmica?

" Carga estática refere-se à carga que o atuador linear apresentará quando estiver em um estado sem energia e movimento. Carga dinâmica refere-se à carga que o atuador apresenta quando é alimentado e se estende ou retrai."

Artigo anterior
Quanto dinheiro tem o BNDES?
Artigo seguinte
O que são as partes de um processo?