O que é um ato normativo?

Perguntado por: Inês Núria Fernandes de Moreira  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

a) Atos Normativos: são aqueles que contêm um comando geral do executivo visando à correta aplicação da lei. O objetivo imediato de tais atos é explicitar a norma legal a ser observada pela Administração e para com os administrados.

O que é um ato normativo exemplo?

Atos normativos são aqueles que têm efeitos gerais, atingindo todos os que se encontram na mesma situação por ele regulada. Por exemplo: decretos regulamentares, regimentos, resoluções, deliberações e portarias.

Como fazer um ato normativo?

O ato normativo deve ter sempre um único objeto, não podendo conter matéria estranha ao que se visa disciplinar ou não vinculado ao objeto seja por afinidade, pertinência ou conexão.

Qual a diferença entre normativo e Executivo?

O Poder normativo confere ao Executivo a possibilidade de editar atos de caráter geral e abstrato, sem, contudo, inovar, de forma inicial, o ordenamento jurídico. O Poder normativo se expressa por meio de atos normativos, que são regulamentos, resoluções, instruções, portarias etc.

O que é resolução normativa?

Resolução é uma norma jurídica destinada a disciplinar assuntos do interesse interno do Congresso Nacional, no caso do Brasil, ou do Conselho de Ministros, no caso de Portugal. ... As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los.

O que é um ato normativo? | Direito Administrativo | Teoria e Prática | Atos Administrativos

30 questões relacionadas encontradas

O que é uma resolução administrativa?

Resoluções: são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

Quando se usa uma resolução?

Geralmente, são usados para conceder licenças ou afastamentos de deputados e senadores, esclarecer a atribuição de benefício, entre outros assuntos. As resoluções são emitidas por autoridades superiores, que não seja o chefe do Executivo.

Qual a diferença de poder normativo e Poder Legislativo?

Logo, o poder normativo é derivado da lei, do ato normativo originário. A lei é o ato normativo originário. Ela decorre da atividade legislativa do Estado (do Poder Legislativo). É geral e abstrata e inova o ordenamento jurídico (possuindo, portanto, originalidade).

O que é regulamento Executivo?

Os regulamentos executivos, na expressão de Pimenta Bueno, [...] são, pois atos do poder executivo, disposições gerais revestidas de certas formas, que determinam os detalhes, os meios, as providências necessárias para que as leis tenham fiel execução em toda a extensão do Estado.

O que são os atos normativos?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução.

Quando um ato normativo entra em vigor?

Os atos normativos estabelecerão data certa para a sua entrada em vigor e para a sua produção de efeitos: I - de, no mínimo, uma semana após a data de sua publicação; e II - sempre no primeiro dia do mês ou em seu primeiro dia útil.

Como elaborar um ato administrativo?

Os atos declaratórios são atos administrativos que declaram a existência de uma relação jurídica entre a autarquia e o particular. a) epígrafe; b) ementa; c) capitulação das competências de presidente para elaborar o ato, conforme Leis e regimentos; d) DECLARA; e) local e data; e f) assinatura do presidente.

Qual a diferença entre portaria e instrução normativa?

A Instrução Normativa pode ser definida como um ato puramente administrativo, uma norma complementar administrativa, tão somente. Esta tende a completar o que está em uma Portaria de um superior hierárquico, num Decreto Presidencial ou em uma Portaria Interministerial.

Quais são os atos normativos infralegais?

Porém, já não é de hoje que as chamadas normas infralegais - ou seja, instruções normativas, portarias, atos declaratórios e outras normas que não propriamente as leis - promovem importantes modificações nessa seara, fazendo que sua importância cresça a cada ano.

Quais são os atos legislativos normativos?

São essas mesmas que você está pensando: leis, decretos, portarias. Esses são os chamados atos normativos. Os atos normativos criam as normas que guiam a atuação do Estado e definem as regras da nossa vida em sociedade.

O que é um ato normativo primário?

Os atos normativos primários são aquelas normas que retiram o seu fundamento de validade do próprio texto constitucional, obedecendo tanto ao processo legislativo inserido na Constituição, quanto aos princípios constitucionais que orientam a sua elaboração.

Qual é a função do regulamento?

Regulamentos são atos normativos do Poder Executivo, dotados de abstração, generalidade, impessoalidade, imperatividade e inovação, cuja finalidade é desdobrar ou detalhar um ato normativo superior.

O que são regulamentos executivos e regulamentos autônomos?

Os regulamentos são atos normativos do Poder Executivo, cuja finalidade é desdobrar ou detalhar um ato normativo superior. ... Essa reserva temática conferida aos regulamentos autônomos não pode ser invadida pela lei ordinária ou mesmo a lei complementar, motivo pelo qual esses regulamentos são atos normativos primários.

Qual o objetivo do regulamento?

O principal objetivo de um regulamento interno é disciplinar algumas situações específicas que não têm previsão na lei, mas que interferem no funcionamento e dia a dia da organização. ... Por outro lado, ele também pode esclarecer pontos que, apesar de previstos na lei, são ambíguos ou de difícil entendimento.

Qual é a diferença entre poder normativo e poder regulamentar da administração pública?

O poder normativo é mais amplo e pode ser adotado por qualquer autoridade. Por sua via, o poder regulamentar é privativo dos Chefes do Executivo para elaborar decretos e regulamentos para a fiel execução das leis.

Quem possui competência para expedir decretos?

84, inciso IV, da Constituição Federal, compete ao chefe do Poder Executivo expedir decretos e regulamentos para fiel execução das leis. ... Trata-se de competência privativa do chefe do Poder Executivo, sendo indelegável a qualquer de seus subordinados, consoante determina o parágrafo único do art.

Quais são os tipos de prerrogativas ou poderes da administração pública?

Portanto, os poderes da Administração são prerrogativas que ela possui para atingir a finalidade pública. ... A doutrina, geralmente destaca os seguintes poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder normativo; poder hierárquico; poder disciplinar e poder de polícia.

Como funciona a resolução de tela?

A resolução é o que define em quantas vezes a imagem será fragmentada em cada direção, ou seja, a quantidade e o tamanho destes quadradinhos. Exemplo: resolução de 800 x 600 significa que a sua imagem será formada por 800 quadrados de largura e 600 de altura.

Quem pode editar resolução?

Esses atos normativos têm um ponto em comum, eles são editados exclusivamente pelo Poder Legislativo para tratar de matérias de competência do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O que significa emitir resolução?

Uma resolução pode ser um decreto, uma decisão ou uma falha que emite uma determinada autoridade. ... Uma resolução administrativa, neste sentido, é uma ordem que pronuncia o responsável de um serviço público.

Artigo anterior
O que são micro e pequenas empresas?
Artigo seguinte
Qual a quantidade ideal de vitamina d por dia?