O que é um arquivo intermediário?
Perguntado por: Beatriz Benedita Pinheiro Neves Jesus | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)
É o conjunto de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda sua destinação (guarda permanente ou eliminação).
Para que serve o arquivo intermediário?
2- Arquivo intermediário ou segunda idade: Refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
O que é um documento intermediário?
Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.
Qual a diferença entre documento corrente intermediário e permanente?
No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.
Quais as características do arquivo intermediário?
Os documentos transferidos ao arquivo intermediário já não possuem mais frequência de consulta, uso ou sequer tramitam, mas ainda possuem valor legal, probatório, fiscal, arquivístico e, portanto, não podem ser eliminados.
Arquivos correntes, intermediários e permanentes.
Quais são os tipos de arquivo corrente intermediário e permanente )?
- Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso. frequente e exclusivo da fonte geradora. ...
- Arquivos intermediários – neste momento, os documentos. não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na. ...
- Arquivos permanentes – são arquivos que perderam seu valor.
Quais são os 3 tipos de arquivo?
- Os arquivos podem ser divididos em:
- Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
- Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
- Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.
O que é um arquivo permanente?
Ao contrário dos que chamam de “Arquivo Morto”, o Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor (Secundário), também chamado de arquivo histórico.
Quais são os arquivos permanentes?
Arquivo Permanente:
É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.
Qual a função do arquivo permanente?
A função primordial de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não-corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não-correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas ...
Como os documentos chegam aos arquivos intermediários e como saem dele?
A passagem dos documentos do arquivo corrente para o intermediário chama-se transferência. A passagem dos documentos do arquivo intermediário para o permanente chama-se recolhimento. A passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente chama-se recolhimento.
Como é feita a gestão de documentos?
- Organize os documentos físicos. ...
- Estabeleça um padrão organizacional. ...
- Considere a temporalidade dos documentos. ...
- Contrate um serviço de gestão de digitalização de arquivos. ...
- Envolva a equipe na rotina da gestão documental. ...
- Crie uma política de uso dos documentos.
Qual a justificativa para a existência do arquivo intermediário?
O arquivo intermediário tem como principal função diminuir o volume de documentos nos arquivos correntes. arquivo. Caso haja documentos que não sejam frequentemente consultados, eles devem, por questões econômicas, ser transferidos a outro espaço, que é conhecido como arquivo intermediário.
O que são arquivos intermediários exemplos?
Arquivo Intermediário:
Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.
Qual é o objetivo do arquivo?
Objetivo do arquivo
No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.
Quanto tempo deve ser mantido um arquivo recorrente?
23 da Lei nº 8.036/1990 prevê que os registros permaneçam arquivados por 30 anos, porém o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que esse período deve corresponder a apenas 5 anos.
Quantos e quais são os grupos de arquivo permanente?
De acordo com Marilena Leite Paes, em Arquivo: teoria e prática, as atividades do arquivo permanente classificam-se em quatro grupos. São eles: A - Classificação; Descrição e publicação; Restauração; Acesso. B - Arranjo; Descrição; Restauração; Referência.
Onde estão os arquivos temporários?
Você pode digitar “Executar” na caixa de pesquisa e selecioná-lo, ou clicar com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e selecionar a opção, ou ir diretamente para ele com o comando Windows+R. Com o Executar aberto digite %temp% e dê Enter. Você vai abrir o diretório onde o Windows guarda os arquivos temporários.
O que é arquivo de terceira idade ou permanente?
Arquivo permanente (terceira idade): "conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor". Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.
Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?
Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.
Quais são os tipos de arquivos que existem?
- TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
- DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
- PDF. ...
- PPT. ...
- JPEG. ...
- PNG. ...
- EPS. ...
- PSD, CDR e AI.
Quais são as classificações dos arquivos?
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
Quais são os tipos de arquivos Arquivologia?
- textual: manuscritos, datilografados ou impressos.
- cartográfico: mapas, plantas, entre outros.
- filmográfico: fitas magnéticas de imagens ou películas cinematográficas.
- sonoro: registros fonográficos.
- micrográfico: suporte fílmico.
O que é um arquivo corrente?
É o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu Valor Primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
Quais os métodos de arquivo?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Método temático.
Qual o jogo mais pesado da história?
Porque o oxigênio tem carga negativa?