O que é um arquivamento corrente?

Perguntado por: Cláudio Neves de Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

"Arquivar Corrente" é a funcionalidade que encerra a tramitação do documento e dá início à contagem de seu prazo de guarda. "Desarquivar Corrente", por sua vez, é a funcionalidade que reativa o documento, permitindo retomar sua tramitação.

Para que serve o arquivo corrente?

O arquivo corrente é aquele arquivo que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência, sendo importantes para as atividades da empresa e são alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.

O que um documento corrente?

São chamados de arquivos correntes, como o próprio nome sugere, os documentos ativos e bastante utilizados no momento atual. Trata-se de papéis que estão estreitamente vinculados aos objetivos imediatos da empresa, sendo até necessários para a execução de suas atividades-fim.

Quais documentos são correntes?

O arquivo corrente é constituído por documentos que ainda se encontram em tratamento ou continuam a ser utilizados na gestão (valor primário), são necessários ao trabalho no dia a dia em razão de sua vigência e da potencialidade de uso para fins administrativos, legais e fiscais.

Como os documentos chegam no arquivo corrente?

A passagem dos documentos do arquivo corrente para o intermediário chama-se transferência. A passagem dos documentos do arquivo intermediário para o permanente chama-se recolhimento. A passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente chama-se recolhimento.

ARQUIVO CORRENTE

39 questões relacionadas encontradas

Como os documentos devem ser armazenados?

No caso de documentos físicos que precisa ser mantidos na empresa, é preciso definir um local para a guarda documental – com armários, pastas e todo o material necessário para a organização. Também deve-se levar em conta as condições do ambiente, como temperatura e ventilação, para melhor preservação da documentação.

Como ocorre o ciclo vital dos documentos?

O ciclo vital dos documentos é definido como uma “[...] sucessão de fases por que passam os documentos (corrente, inter- mediária, permanente), desde o momento em que são produzidos até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)” (BRASIL, 2004a).

Quais são os 3 tipos de arquivo?

Tipos de arquivo
  • Os arquivos podem ser divididos em:
  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

Como os documentos podem ser classificados?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são os tipos de arquivo corrente intermediário e permanente?

a seguinte destinação em uma organização:
  • Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso. frequente e exclusivo da fonte geradora. ...
  • Arquivos intermediários – neste momento, os documentos. não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na. ...
  • Arquivos permanentes – são arquivos que perderam seu valor.

O que é um arquivo inativo?

Entenda o que é arquivo inativo e sua importância

E o arquivo inativo, que é composto por documentos que apresentam importância para o negócio, como rescisões de contrato, mas que não são consultados ativamente ou que não têm um papel primário na operação da empresa.

O que é um arquivo morto?

Grande parte dos documentos de uma empresa não podem ser descartados e precisam ser armazenados por um período que pode chegar a décadas. Esses arquivos fiscais, tributários, trabalhistas e previdenciários são conhecidos como arquivo morto e tornam-se indispensáveis para a proteção jurídica do seu negócio.

Para que serve o arquivo permanente?

A função primordial dos arquivos permanentes é de recolher e tratar os documentos públicos depois de cumprirem as razões para qual ele foi criado. Os arquivos administrativos guardam os documentos produzidos ou recebidos pelas organizações durante o exercício governamental.

O que é arquivo de primeira idade ou corrente?

1- Arquivo corrente ou primeira idade: Refere- se à guarda de documentos que são consultados com frequência. Possuem valor primário.

Quanto tempo deve ser mantido um arquivo recorrente?

23 da Lei nº 8.036/1990 prevê que os registros permaneçam arquivados por 30 anos, porém o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que esse período deve corresponder a apenas 5 anos.

O que é classificar um documento?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Porque classificar documentos?

O objetivo da classificação é dar visibilidade às funções e às atividades vinculadas aos documentos produzidos ou recebidos, atribuindo-lhes códigos específicos conforme o Plano de Classificação das atividades-meio ou fim, colocando-os efetivamente no contexto orgânico em que eles foram gerados.

Quais os tipos de arquivos e suas funções?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

Quais são os tipos de arquivo na administração?

Os tipos de arquivos e suas diferenças
  • Arquivo ativo. O arquivo ativo é aquele que é acessado com frequência, por isso, deve sempre estar em um local de fácil acesso e visibilidade. ...
  • Arquivo inativo. O Arquivo inativo é acessado esporadicamente, não é alimentado e não é usado para consulta com frequência. ...
  • Arquivo morto.

Quais são os tipos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Quais são as três fases do ciclo de vida do documento?

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Qual o ciclo vital dos documentos ou teoria das três idades?

A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Saiba tudo sobre essa teoria.

Como é chamada essa fase da vida do documento?

A Arquivologia alcança diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.

Qual o melhor método de armazenamento dos documentos?

Ou seja, opte a empresa por guardar os documentos de modo físico ou digital, é importante que estejam reunidos em local único. Além de facilitar o acesso às informações, isto proporciona maior controle sobre aquilo que a organização tem arquivado. Portanto, uma sala exclusiva ou um sistema próprio são o mais adequado.

Artigo anterior
Qual a maneira certa de pegar a xícara?
Artigo seguinte
Quais características de um Objeto de Aprendizagem?