O que é um argumento de analogia?

Perguntado por: Leonor Leonor Morais Maia  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

Traduzido de inglês-

O que é um argumento por analogia?

Um argumento por analogia é um argumento não dedutivo, muito frequente na vida quotidiana e na filosofia. Num argumento por analogia defende-se que, se duas coisas são semelhantes em alguns aspetos, é provável que também sejam semelhantes noutros.

O que é analogia de um exemplo?

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. ... Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas. Possuem função semelhante que, neste caso, é comandar, dar ordens.

Como se avalia um argumento por analogia?

Ao avaliar um argumento por analogia, o ponto principal é saber se a comparação estabelecida entre os objetos comparados se sustenta. Acabamos de ver que há uma diferença expressiva entre votar em branco e deixar alguém escolher um hambúrguer por você.

O que é um argumento em filosofia?

Argumento é o conjunto de sentenças estruturado, normalmente por meio de palavras, que expõe um determinado raciocínio na busca de justificar, apoiar ou provar a verdade de uma outra sentença. Em Lógica, as sentenças articuladas pelo argumento como ponto de partida chamamos premissas.

Argumento por analogia - Brasil Escola

23 questões relacionadas encontradas

O que é um argumento é como se caracteriza?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão. ... Veja também: argumentação, sofismo, silogismo e pressuposto.

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

4 Tipos de argumentos
  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

Como se dá um argumento dedutivo Cite um exemplo?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa. ... Esse é um exemplo clássico de argumento dedutivo: Todo homem é mortal.

O que é um raciocínio por analogia?

O raciocínio analógico é uma habilidade avançada que nos permite relacionar várias experiências ou fatos que não são semelhantes entre si. Essa capacidade é o que distingue os seres humanos de outros animais inteligentes, e é indispensável para o raciocínio analítico e indutivo.

O que é argumento indutivo de um exemplo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

Como usar por analogia?

A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressões comparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.

Como identificar analogia?

A analogia pode significar, como dito, uma relação de semelhança; análogo é parecido, afim, que se funda ou se baseia em algo semelhante. Também se chama analogia o processo de formar palavras a partir de outras já existentes.

Quando se usa a analogia?

Analogia - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)

Consiste em um método de interpretação jurídica utilizado quando, diante da ausência de previsão específica em lei, aplica-se uma disposição legal que regula casos idênticos, semelhantes, ao da controvérsia.

O que é um argumento válido?

Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.

O que é um argumento concreto?

Argumento Prova Concreta ou Princípio: ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou fatos notórios (de domínio público, senso comum).

Qual é o sinônimo de analogia?

1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

O que é o pensamento Abdutivo?

O raciocínio abdutivo é ampliativo, ele busca a validez assim como a indução e busca a melhor explicação possível assim como a dedução busca a verdade. O interessante é que a Abdução é o único raciocínio que produz a criatividade e a inovação, por ser a única lógica que introduz uma nova ideia.

O que é um raciocínio dialético?

Assim como estudamos na dedução e na indução, o raciocínio dialético é composto por três “afirmações”, que aqui chamamos de tese, antítese e síntese. ... Este método consiste, basicamente, em apresentar um argumento contrário ao seu para, posteriormente, quebrá-lo, fortalecendo a sua tese.

Quais são os fundamentos para se usar o raciocínio analógico?

O raciocínio analógico baseia-se na capacidade do cérebro de formar padrões por associação. O cérebro pode ser capaz de entender novos conceitos com mais facilidade se forem percebidos como sendo parte de um padrão.

O que é um argumento de dedução?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que é método dedutivo exemplo?

O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. ... O clássico exemplo que conclui acerca da mortalidade de Sócrates, baseando-se nas premissas que afirmam que ele é mortal e que todos os homens são mortais: Todo homem é mortal.

O que é dedução de um exemplo?

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

Quais são os tipos de argumentos que existem?

A Argumentação
  • Argumentação por citação.
  • Argumentação por comprovação.
  • Argumentação por raciocínio lógico.

Quais são os tipos de argumentos Logicos?

Os argumentos podem ser classificados em dois tipos: Dedutivos e Indutivos. 1) O argumento será DEDUTIVO quando suas premissas fornecerem informações suficientes para comprovar a veracidade da conclusão, isto é, o argumento é dedutivo quando a conclusão é completamente derivada das premissas.

O que é um argumento forte?

Um argumento forte é aquele em que é quase impossível que suas premissas sejam verdadeiras e sua conclusão seja falsa ao mesmo tempo.

Artigo anterior
Quanto tempo dura a NFA?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para produzir o cambucá?