O que é um anticoagulante EDTA?

Perguntado por: Luís Eduardo Oliveira  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

O que significa EDTA no exame de sangue?

O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.

O que é o EDTA?

O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.

Que tipo de sangue e EDTA?

O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular. Possuem Heparina de Lítio jateada na parede do tubo. São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímicas.

Qual a diferença entre EDTA e heparina?

A Heparina possui ação antitrombínica, impedindo a coagulação, enquanto o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um composto orgânico que age formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.

EDTA

18 questões relacionadas encontradas

Como o EDTA impede a coagulação?

O EDTA reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação. Essa ativação faz com que as plaquetas se agreguem na presença do cálcio e também causa a adesão das plaquetas na superfície do tubo rapidamente. Com a quelação do cálcio pelo EDTA a ativação é interrompida.

Porquê usar heparina na gasometria?

A heparina é o anticoagulante de escolha da gasometria. O uso do sangue heparinizado não é indicado para realização de hemograma, pois altera a morfologia e coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e ainda permite a formação de agregados plaquetários.

Quais exames são feitos no tubo de EDTA?

Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA.
...
O material colhido serve para os seguintes exames:
  • ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.
  • ➙ Hematozoários (caninos)
  • ➙ Microfilárias.
  • ➙ Contagem de reticulócitos.
  • ➙ Contagem de plaquetas.
  • ➙ PCR de vários exames.

Para que serve o tubo roxo?

Tubo roxo - usados em análises hematológicas, os tubos com tampa roxa ou tubos de EDTA possuem anticoagulantes. Tubo cinza - usado para exame de glicemia em que são colhidas amostras de plasma. Ele deve conter fluoreto de sódio com EDTA.

Qual o mecanismo de ação do EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.

O que tem no EDTA?

Síntese. EDTA é predominantemente sintetizado do 1,2-diaminoetano (etilenodiamina), formaldeído (metanal), água e cianeto de sódio.

O que significa sangue com EDTA K3?

Uma das principais variáveis da fase pré-analítica que interfere no resultado do hemograma é a relação sangue/anticoagulante. ... O anticoagulante utilizado foi o EDTA K3. O tubo que recebeu 4 mL de sangue obedece à relação sangue/anticoagulante ideal, nos demais frascos (1, 2 e 3mL) havia excesso de anticoagulante.

O que é Sodium EDTA?

Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.

Quais exames para cada cor de tubo?

Tubos para coleta de sangue para cada tipo de análise
  • azul: tubo com citrato de sódio;
  • vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  • verde: tubo com heparina;
  • roxa: tubo com EDTA;
  • cinza: tubo com fluoreto de sódio.

Quantos tubinhos de sangue pode tirar?

Qual o volume máximo de sangue que pode ser coletado de uma criança? Em geral, a retirada de 2,5 a 3 ml/Kg a cada punção é considerada segura ou, ainda, 3 a 7% do volume de sangue circulante total.

Qual a cor do tubo para carga viral?

TUBO COM EDTA DE TAMPA ROXA

Utilizado na dosagem de exames de hematologia, linfócitos T, carga viral, genotipagem, e de citologia.

Quais exames são coletados no tubo de heparina?

Para análises bioquímicas, gasometria ou outros exames, a amostra de plasma deve ser colhida em um tubo com heparina. Se a ideia é investigar possíveis distúrbios sanguíneos, é necessário realizar uma análise hematológica.

Quais são os exames de coagulação?

Os exames que compõem o coagulograma são:
  • Tempo de Sangramento (TS)
  • Tempo de Coagulação (TC)
  • Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
  • Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
  • Número de Plaquetas.

Qual tubo para TGO TGP?

EXAME: TGO /AST. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). EXAME: TGP/ALT. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro).

Para que serve o uso de heparina?

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

Qual heparina para gasometria?

O anticoagulante de referência é a heparina de lítio, que permite realizar na mesma amostra, análises de sódio, potássio e cálcio, componentes importantes no equilíbrio ácido-base do sangue.

Quanto de heparina para gasometria?

Coleta de Amostra para Gasometria Arterial

Rogante (1994) destaca a importância da heparinização da seringa que será feita a coleta, com a finalidade de facilitar a subida do êmbolo ao puncionar a artéria, também enfatiza a utilização de apenas 0,1 ml de Heparina, pois maiores quantidades alteram o PCO².

Qual a função do EDTA dissódico?

Em formulações de shampoo, sabonetes e produtos de higienização pessoal, o EDTA Dissódico evita que íons cálcio e magnésio sofram precipitação e interfiram na formação de espuma dos produtos.

Qual o mecanismo de ação do aditivo anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético EDTA )?

EDTA (ácido etilenodiaminotetracético): Atua como anticoagulante quelando o cálcio do sangue. O cálcio é necessário na cascata de coagulação, e sua quelação inibe e para a série de eventos (intrínseca e extrínseca) que causa a coagulação.

Para que serve o EDTA Na Endodontia?

A irrigação do canal radicular é muito importante para auxiliar na descontaminação dos canais radiculares. ... O emprego do EDTA a 17 % como solução auxiliar apresenta desempenho satisfatório na função de desinfecção do sistema de canais radiculares.

Artigo anterior
O que significa fazer percussão?
Artigo seguinte
O que é a gestão de desempenho?