O que é um agente etiológico de exemplos?

Perguntado por: Margarida Castro de Carvalho  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Agente etiológicoAgente biológico que pode causar infecção ou doença, também chamado de agente infeccioso ou agente patogênico. São exemplos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e rickettsias.

O que é agente etiológico exemplos?

O que é Agente etiológico:

Os agentes etiológicos podem ser um vírus, uma bactéria, um protozoário etc. Por exemplo: O Tripanosoma cruzi é um protozoário, o agente etiológico da doença de chagas, encontrado em animais domésticos como cães e gatos e em animais silvestres, como no tatu.

Quando o agente etiológico entra em contato?

O agente etiológico é capaz de desencadear os sinais e os sintomas de uma patologia. Isso quer dizer que ele é o organismo causador da doença. Na AIDS, por exemplo, o agente etiológico é o vírus HIV. Já no caso da Doença de Chagas, o agente etiológico é o Trypanossoma cruzi.

Quais são os fatores etiológicos?

Dentro dessas centenas de agentes etiológicos, há que ter em conta que podem ser de origem endógena ou exógena. Fatores Endógenos - Intrínseco ao hospedeiro- Idade- Fatores hormonais- Fatores metabólicos- Fatores Congênitos- Fatores Hereditários- Fatores Imunológicos- Fatores neurogênicos.

O que é o agente etiológico da dengue?

Agente Etiológico

O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Agente etiológico: conceito.

19 questões relacionadas encontradas

Quem é o agente etiológico da malária?

A malária é uma doença infecciosa cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. As espécies associadas à malária humana são: Plasmodium falciparum, P. vivax P. malariae e P.

Quem é o agente causador da caxumba?

Agente etiológico

Vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus.

Quais os fatores etiológicos da doença cárie?

Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.

O que é a etiologia da doença?

1) Etiologia: estuda as causa das doenças. 2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença. 3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos.

Quais os fatores que influenciam na doença periodontal?

Numerosos estudos, que examinam os múltiplos marcadores e fatores potenciais de risco, têm demonstrado que a progressão da doença periodontal também pode se mostrar aumentada por certos fatores determinantes como: sexo, raça negra ou filipina, idade avançada e nível socioeconômico baixo.

Quais são os conceitos de agente etiológico é vetor?

A diferença entre vetor e agente etiológico é que esse último causa a doença, mas o vetor transporta o agente etiológico. A malária, por exemplo, é provocada por protozoários do gênero Plasmodium (agente etiológico), que são transmitidos pela picada do mosquito (vetor) do gênero Anopheles infectado.

Qual é o agente etiológico da poliomielite?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Qual é o agente etiológico do sarampo?

Agente etiológico

O vírus do sarampo é um RNA vírus, que pertence à família Paramyxoviridae e é membro do subgrupo Morbillivirus.

O que é o agente etiológico?

Agente etiológico — Agente biológico que pode causar infecção ou doença, também chamado de agente infeccioso ou agente patogênico. São exemplos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e rickettsias.

O que é o agente infeccioso?

São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.

O que é o agente transmissor?

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.

O que é etiologia do crime?

Etiologia, criminalista. A etiologia é a forma de explicar a motivação do crime, utilizando-se de conceitos da Antropologia Jurídica ao definir a “aparência” do criminoso. Ela busca as causas, motivação, e através dela haveria a possibilidade de melhoria aos meios preventivos.

O que é uma doença idiopática?

Significado de Idiopática

adjetivo Refere-se à idiopatia, à doença que não tem relação com outra e que se manifesta ou existe sozinha: paralisia facial idiopática.

Qual é a etiologia do câncer?

O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.

Quais fatores estão ligados com o declínio da doença cárie?

Outros fatores apontados como responsáveis pelo declínio da cárie foram a fluoretação das águas de abastecimento público, dentifrícios com flúor 2. Narvai PC, Frazão P. Saúde bucal no Brasil: muito além do céu da boca.

Quais são os principais fatores envolvidos na instalação e evolução da cárie?

É uma doença multifatorial, que depende da interação de três fatores principais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota e a dieta consumida. Atualmente, considera-se o tempo como um quarto fator essencial para o desenvolvimento da cárie.

Quais são os fatores secundários da cárie dentária?

Por sua vez, os fatores secundários ou predisponentes (composição efluxo da saliva, a higiene bucal, a exposição ao flúor) contro- lam 6 grau de progressão da doença, podendo aumentar ou diminuir a resistência dos den- tes à cárie, a quantidade e a natureza da microflora envolvida na instalação da doença e também a ...

Como a caxumba é transmitida?

A caxumba é uma doença viral aguda e contagiosa, de transmissão respiratória, causada pelo vírus Paramyxovirus. O contágio se dá por meio do contato com gotículas de salivas de pessoas infectadas ao tossir, falar ou espirrar.

Qual é a origem da caxumba?

Em 1934, Johnson e Goodpasture mostraram que a caxumba poderia ser transmitida de pacientes infectados para macacos da aça rhesus e demonstraram que a caxumba era causada por um agente filtrável presente na saliva. Este agente foi posteriormente caracterizado como um vírus.

Onde dói a caxumba?

A caxumba começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, desânimo, cansaço, náuseas e dor abaixo da orelha. Mais ou menos um dia depois começa a aparecer o inchaço característico na região da mandíbula. Os gânglios do pescoço em geral aumentam de tamanho e a pessoa tem muita dor nesta região.

Artigo anterior
O que é a mediana de Euler?
Artigo seguinte
Porque não pode tomar banho com semi jóias?