O que e um afluente?

Perguntado por: Enzo Gustavo Brito Figueiredo  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.

O que é um afluente de um rio?

Corpo de água que flui para um rio maior ou para um lago ou reservatório.

O que é ser afluente?

Significado de Afluente

adjetivo Capaz de afluir; que se apresenta em grande quantidade, em abundância; abundante: população afluente. Relacionado com o rio ou riacho que deságua em outro: rio afluente. [Por Extensão] Produtor ou consumidor financeiramente rico.

Qual o nome de um rio afluente?

Corga ou Corgo - exemplos: corga do Vale das Antas, afluente do rio Castro Laboreiro e corgo de Areias, afluente do Guadiana.

O que é um afluente é um Subafluente?

São os afluentes que alimentam o rio principal; Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente; Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d'água; Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água para formar um novo rio.

Entenda a diferença entre AFLUENTE e EFLUENTE

26 questões relacionadas encontradas

O que é um rio afluente é um rio principal?

Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.

O que é o curso de um rio?

Curso: é a direção das águas da nascente até a foz; Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; Não pare agora...

Quais são as partes de um rio?

As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d'água.

Qual rio não é afluente do rio Amazonas?

É, de longe, o rio com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados (excluindo Madeira e rio Negro, que são afluentes do próprio Amazonas).

Quais são os nomes dos principais afluentes do rio Amazonas?

Seus principais afluentes são o Rio Branco e o rio Vaupés que disputa ser o começo do rio Orinoco junto com o rio Guaviare, drena a região leste dos Andes na Colômbia. Após passar por Manaus, une-se ao rio Solimões e a partir dessa união este último passa a chamar-se rio Amazonas.

O que é ser uma pessoa influente?

Que ou aquele que exerce influência, que tem predomínio (ex.: figura influente; o seu nome consta da lista dos influentes da cidade).

Quais são os rios de planalto?

Encachoeirados e com muitos desníveis entre a nascente e a foz, os rios de planalto apresentam grandes quedas-d'água. Assim, em decorrência de seu perfil não regularizado, ficam prejudicados no que diz respeito à navegabilidade. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.

O que é que alimenta os rios?

São alimentados pelo escoamento superficial e pela água do lençol freático (subterrânea).

Qual é os principais rios?

Portanto, para celebrar a data, conheça um pouco mais sobre cinco rios muito importantes para o país:
  • Amazonas. A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que oferece, e o rio Amazonas é o principal da região. ...
  • São Francisco. ...
  • Tocantins. ...
  • Paraná ...
  • Tietê

Quantos afluentes do rio Amazonas?

O Amazonas percorre territórios do Peru, Brasil e um pequeno trecho da Colômbia. A bacia hidrográfica do Amazonas ultrapassa os sete milhões de km² e é formada por cerca de 1.100 afluentes.

Quais os nomes do rio Amazonas?

Importante destacar que, até chegar ao local da acumulação da água fluente, o Amazonas recebe diversos nomes, como: Ene, Tambo e Ucayali, entre outros. Ao entrar no Brasil, ele recebe o nome de Solimões, e somente após o encontro como rio Negro é que ele é denominado como Rio Amazonas.

O que é nascente e foz de um rio?

Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante.

Como e onde nasce um rio?

Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.

Onde estão as nascentes dos rios?

As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d'água local; pode ser Page 2 2 perenes – de fluxo contínuo, temporárias – de fluxo apenas na estação chuvosa e efêmeras – surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas.

Quais os tipos de cursos de um rio?

Tipos de rios
  • Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. ...
  • Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia.

Onde fica o curso superior de um rio?

Curso superior

Porção inicial do rio, com grandes declives.

Como se caracteriza o baixo curso de um rio?

No baixo curso (Figura 8), o que caracteriza esse ambiente, são as áreas de deposição, onde ocorre diminuição da competência do rio, apresentando um leito fluvial mais largo e em alguns trechos, acúmulo de sedimentos.

Qual é o principal rio da região?

Geografia do Brasil

A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas. O mesmo é o maior do mundo em extensão e volume, durante os 6571 km que ele percorre e drena as águas de aproximadamente 7 mil afluentes.

Qual é a importância de um rio?

Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas. Mas os rios, juntamente com as zonas húmidas, também são fundamentais para a fauna, é neles que encontram alimento, abrigo, etc.

Artigo anterior
O que é crime comissivo?
Artigo seguinte
O que é o vim?