O que é um adjetivo posposto?

Perguntado por: Ema Cláudia Abreu Carvalho Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

O adjetivo posposto é aquele que aparece após o substantivo em uma oração. No caso de haver mais de um substantivo, essa concordância deve ser feita com o substantivo mais próximo. Além disso, o adjetivo também poderá ficar no masculino plural, caso haja substantivos femininos e masculinos na mesma frase.

O que é adjetivo posposto?

1. Anteposto: no caso do adjetivo vir antes do substantivo, ele irá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo. Exemplo: Velhas pastas e livros estavam sobre a estante. Mas se ocorrer dos substantivos serem nomes próprios ou de parentescos, a concordância nominal será no plural.

Qual a principal diferença entre as duas regras quando o adjetivo está posposto a mais de um substantivo?

Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos pode concordar com o mais próximo ou com todos, observando-se a primazia do masculino sobre o feminino e do plural sobre o singular: Estudo a língua e a literatura portuguesa (ou portuguesas). Comprei uma bolsa e um sapato esportivo (ou esportivos).

Quando o adjetivo vier posposto a dois ou mais substantivos de gêneros diferentes *?

b) Adjetivo posposto aos substantivos: - O adjetivo concorda com o substantivo mais próximo ou com todos eles (assumindo forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino). Exemplos: A indústria oferece localização e atendimento perfeito.

O que é um adjetivo e exemplos?

O que é um adjetivo:

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

Adjetivo anteposto e posposto e os efeitos de sentido - Português - HORA DO ENEM

31 questões relacionadas encontradas

O que é um adjetivo na frase?

Classe gramatical que modifica os substantivos

O adjetivo simples é formado por somente um radical ou palavra. É a classe de palavras que expressa qualidade, aparência, propriedade ou modifica os substantivos. Essa caracterização implica em personalidade, aparência ou atributos específicos.

Quando o adjetivo vier depois de dois ou mais substantivos do mesmo gênero *?

Observe alguns casos especiais. a) Se o adjetivo vier depois de dois ou mais substantivos de gêneros diferentes, concordará com o substantivo mais próximo ou ficará no masculino plural.

Quando temos dois substantivos com gêneros diferentes?

2. Quando os substantivos estiverem no singular e pertencerem a diferentes gêneros, o adjetivo deverá concordar com o mais próximo ou ir para o masculino plural: Ele vestia casaco e calça vermelha. Ele vestia casaco e calça vermelhos.

O que é adjetivo anteposto e posposto?

– Adjetivo posposto, concordando com os dois substantivos, flexionado em masculino e plural. A garota usava perfeito sapato e roupa. – Adjetivo anteposto, concordando em gênero e número com o primeiro substantivo.

Qual é a diferença de concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Quais são as regras de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

Quais são as regras de concordância nominal?

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

O que é concordância nominal e exemplos?

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é complemento nominal e exemplos?

Como o próprio nome já indica, a função do complemento nominal é complementar o sentido de um nome, ou seja, de um substantivo, geralmente abstrato. O complemento nominal também pode completar o sentido de adjetivos ou de advérbios. Vejamos alguns exemplos: O barulho dos vizinhos me incomoda.

O que é silepse e exemplos?

O que é uma Silepse:

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Quais são os tipos de concordância?

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

Quando o substantivo estiver no plural?

Quando dois ou mais adjetivos caracterizam o mesmo substantivo, o substantivo deve ficar no plural.

Quando o adjetivo vier depois do verbo ser ele sempre ficará no masculino?

Verbo ser + adjetivo

Quando o adjetivo vier depois do verbo “ser”, ele sempre ficará no masculino, como no exemplo: “Portanto, é necessário sabedoria”.

São adjetivos?

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

Quais as duas possibilidades de concordância quando temos um adjetivo para dois substantivos?

Modificação de dois ou mais substantivos

Quando um ou mais adjetivos modificam dois ou mais substantivos que os antecedem, há duas possibilidades de concordância. a) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo. Exemplo: O macaco e a onça enfurecida foram para a parte de trás da jaula.

Como saber o adjetivo de uma frase?

O Adjetivo

Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.

Como identificar o adjetivo na frase?

Assim, para saber se é um adjetivo basta entender essa caracterização dentro da oração, onde o adjetivo aparece antes ou depois do substantivo. Por exemplo, na frase “O prédio é antigo” o substantivo é “prédio” e o adjetivo “antigo”, pois caracteriza a condição do edifício.

Quais são os adjetivos mais usados?

Adjetivos mais usados:
  • bom;
  • grande;
  • melhor;
  • pior;
  • certo;
  • último;
  • próprio.

Artigo anterior
O que é briefing exemplo?
Artigo seguinte
Porque Deus mandou construir a Arca de Noé?